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Como fazer pesquisa de mercado através de ferramentas online

A importância da pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado são um passo importante para o sucesso dos negócios. Com elas, é possível compreender a realidade do mercado, ter melhor percepção sobre os clientes, concorrentes e fornecedores e, assim, possuir um maior embasamento para iniciar futuros negócios.

Como fazer uma pesquisa de mercado é dúvida frequente entre empreendedores

Empreendedores recém chegados, que ainda não possuem grande conhecimento a respeito de seu segmento e não conseguem identificar as principais necessidades de seus públicos, pretendem realizar pesquisas de mercado, geralmente buscando institutos especializados para tal. E, é a partir desse momento que ocorrem as desistências: geralmente, a contratação de uma pesquisa básica pode custar uma verdadeira fortuna para a empresa.

As pesquisas tradicionais fazem uso de diferentes metodologias, como por exemplo, métodos qualitativos, quantitativos e diversos tipos de amostragens. Os resultados são válidos, porém, o tempo para a realização de uma pesquisa de mercado tradicional pode ser longo e os valores costumam ser elevados. Isso faz com que pequenas empresas desistam do processo, pois geralmente a verba disponível é baixa e os investimentos precisam ser extremamente bem direcionados.

Porém, o formato tradicional de pesquisa não é o único meio para alcançar o sucesso. Para o planejamento de um negócio, é necessário estar atento a outras questões. Ao mesmo tempo, é indispensável compreender o que o mercado necessita, para que a empresa tenha prosperidade. Sendo assim, surge a questão: como fazer uma pesquisa de mercado adaptada a uma pequena empresa, que possui recursos escassos mas precisa compreender seu segmento?

Pesquisa de mercado online – compreendendo o Planejador de Palavras Chave do Google

Uma das maneiras de fazer uma pesquisa de mercado com preços acessíveis é através de recursos online. Um desses recursos é o Planejador de Palavras Chave (Keyword Planner) do Google, uma ferramenta gratuita que permite encontrar as palavras certas para a criação de campanhas de Google Adwords anúncios de sua empresa. No entanto, para aqueles que percebem o grande potencial de conseguir medir o que as pessoas estão procurando, o planejador de palavras chave do Google também funciona como um termômetro para identificar o que o mercado precisa.

O Google Trends é outra ferramenta muito útil fornecida gratuitamente pelo Google. Nela é possível definir até 3 palavras-chave e comparar gráficos de demanda, para identificar variações de cada segmento durante um pre-determinado período de tempo.

Estas ferramentas nos dão direções ao seu negócio, indicando aquilo que o seu público alvo mais necessita. De forma simples, é possível obter um grande embasamento sobre determinado assunto, garantindo maior segurança para o empresário.

Validação dos negócios – Fail faster, succeed sooner

O mundo dos negócios é marcado por ideias – algumas excelentes e inovadoras e outras desnecessárias e inviáveis. Pequenas empresas não possuem margem para erros, por isso, a validação das ideias pode ser mais eficaz do que a realização de gigantescas pesquisas, que possuem custos elevados e precisam de tempo para a elaboração.

“Fail faster, succeed sooner”, ou seja, “falhe mais rápido e tenha sucesso mais cedo”, é um ditado central no campo do design de inovação, atribuído a David Kelley, fundador do IDEO. Isto significa levar ao mercado o quanto antes sua ideia e testá-la com seu possível público final. É neste momento que entra o conceito de MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável), o que na prática significa apresentar a versão mais simplificada do seu produto ou serviço e perceber como seu público reage à solução que você está trazendo.. se realmente aquela solução está sanando alguma necessidade, agregando algo em sua vida, resolvendo uma dor.

Mas sua validação não precisa ser um vôo cego. Como mostramos, existem opções com excelente relação custo-benefício para fazer pesquisas de mercado.

As vezes, estamos tão empolgados com o êxito de nossas ideias que não conseguimos enxergar os erros que as acompanham. Por isso, contratar uma agência de marketing digital, como a Marke, especializada em soluções digitais, pode trazer grandes descobertas ao seu negócio, assim como novos insights.

John Schmidt
John Schmidt
Diretor de Conteúdo e Relacionamento da Marke

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