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Marketing de conteúdo: saiba como engajar seu público-alvo

Entenda como o Marketing de Conteúdo aproxima você de seu público-alvo. Foto: Freepik

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que possui como foco principal a conquista do interesse do público, ao invés de sua “compra” através de anúncios publicitários. Um dos pilares do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo. Como citado no post O que é Inbound Marketing e porque é tão importante conhecê-lo, através de conteúdos relevantes o consumidor passa a ter o site ou blog de sua empresa como um portal de informação sobre determinado assunto.

Em outras palavras, a organização cria um outro nível de relação com o consumidor através do conteúdo que disponibiliza, aproximando-o de seu produto ou serviço. Trata-se de uma nova tática no contexto do Marketing 3.0, viabilizada pela internet. 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que permite engajar seu público-alvo, assim como aumentar sua rede de clientes, através de um conteúdo interessante, que traga relevância e valor para aquelas pessoas que estão lendo.  

O Marketing 3.0, explicado por Kotler, mostra que atualmente é importante investir em estratégias inovadoras, que resultem em informação ao cliente. Além disso, envolve pensar no consumidor como uma figura inteligente e sensível, marcada por valores.

Por isso, o marketing de conteúdo possui muita importância no novo jeito de fazer marketing.

Marketing de conteúdo: exemplos que funcionam 

O marketing de conteúdo pode ser aplicado em diversos canais de comunicação, como as redes sociais, sites de vídeos, e-mail, blogs… Dentre todas as opções existentes, o blog é um canal de comunicação que merece destaque.  

Geralmente, o blog está vinculado ao site da empresa. Assim, todo o tráfego que você receber também poderá ser associado ao seu site institucional.

Além disso, grande parte das pessoas que acessarem seu blog estarão interessadas nos assuntos que sua empresa disponibilizará. Se o conteúdo gerar valor ao leitor, esse irá compartilhar com outras pessoas, criando uma teia de contatos. Assim, seus clientes serão fidelizados e seus visitantes poderão se transformar em futuros clientes.

Produção de conteúdo para sites e blogs

Como destacamos, a produção de conteúdos em sites e blogs empresariais pode gerar uma teia de contatos para o seu negócio, resultando em maior reconhecimento à marca e aumento das vendas.

Mas, para que isso ocorra, é essencial ter um planejamento de conteúdos para seu blog ou site, que guiem a execução das ideias.

Primeiramente, é preciso saber de forma clara quais os objetivos que sua empresa possui. A partir deles, métricas serão criadas e ações serão desenvolvidas. Também é essencial saber para quem sua marca está comunicando. Para isso, é preciso conhecer conhecer o seu público-alvo.

Ao publicar um conteúdo em seu blog, diversos aspectos precisam ser observados: a qualidade do texto escrito, a revisão e diagramação do conteúdo no blog, a divulgação e a posterior mensuração dos resultados. A otimização do conteúdo, através da utilização do SEO na construção do texto, também é fundamental para que o leitor encontre o seu artigo em ferramentas de buscadores, como o Google. 

Como vimos, o marketing de conteúdo envolve diversos processos para que funcione com total efetividade. Por isso, é importante contar com uma agência especializada em Marketing Digital e técnicas de SEO, como a Marke. Assim, será muito mais simples satisfazer e engajar seus clientes atuais e futuros.

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John Schmidt
John Schmidt
Diretor de Conteúdo e Relacionamento da Marke

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