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O que é Inbound Marketing e porque é tão importante conhecê-lo

Inbound Marketing: descubra uma nova forma de se relacionar com o cliente. Foto: Freepik

O Inbound Marketing, também conhecido como “marketing de atração”, é uma estratégia de marketing cada vez mais utilizada por pequenas e grandes empresas. O Inbound Marketing possui como estratégia principal a questão de conquistar o interesse do público, ao invés de comprá-lo. Daí a principal diferença em relação à publicidade tradicional.

As diferentes eras do Marketing: Marketing 1.0, 2.0 e 3.0

O marketing que conhecemos nem sempre foi assim. Por diversos fatores, as estratégias se modificam e se adaptam ao consumidor atual. Em seu livro Marketing 3.0, Kotler afirma que “Os clientes estão mais conscientes, ativos e mais poderosos do que nunca.”.

Porém, nem sempre foi assim.

Segundo Kotler, o Marketing 1.0, que teve seu breakthrough a partir da Revolução Industrial, centralizava-se no produto e possuía como objetivo principal a venda.  Nessa época, o foco era o desenvolvimento e a massificação de produtos para venda. Sendo assim, eram os clientes que precisavam se adaptar aos produtos e serviços desenvolvidos por empresas.

As estratégias modificam-se com a Tecnologia da Informação, dando origem ao Marketing 2.0, que passa a ser orientado pelo consumidor. Com o foco de satisfazer os consumidores, os quais ficam expostos a milhares de produtos e serviços através da tecnologia e da “era da informação”, o marketing surge como peça-chave para a diferenciação. No Marketing 2.0, o desejo é de satisfazer e reter consumidores.

Já o Marketing 3.0, que surge pela nova onda tecnológica, é guiado por valores. Com o objetivo de fazer o mundo um lugar melhor, o Marketing 3.0 parte da premissa de que consumidores não são apenas consumidores. Sendo assim, estratégias que propiciam experiências e sensações aos consumidores são adotadas por diversas marcas. E é no Marketing 3.0 que surge o Inbound Marketing.

Inbound Marketing e Outbound Marketing: entenda as diferenças

A técnica do Outbound Marketing se baseia em ir até o cliente, despertando sua atenção através de anúncios publicitários, propagandas, entre outras ações. O Outbound Marketing é o modo tradicional de fazer marketing. Como vimos, essas estratégias foram adotadas por empresas durante muitos anos, antes do surgimento do Marketing 3.0.

Com as mudanças de comportamento do consumidor, é preciso pensar em novas maneiras de conquistá-lo. E é nesse contexto que surge o Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é utilizado por empresas que buscam conquistar mais clientes, atraindo-os com conteúdos que os interessam e que façam diferença em suas vidas. Com o Inbound Marketing, quem passa a procurar a empresa é o cliente – e não o contrário.

O marketing de conteúdo é um dos pilares do inbound marketing. Através estratégias e conteúdos relevantes, o consumidor passa a ter o site ou blog de sua empresa como um portal de informação sobre determinado assunto. Assim, a empresa passa a criar uma relação com o consumidor com o marketing emocional e sensorial.

Marke, agência de Inbound Marketing

Além do marketing de conteúdo, os outros pilares do Inbound Marketing são as Redes Sociais e o SEO (Search Engine Optimization). A Marke trabalha com os três pilares, auxiliando você e seu negócio a atrair novos clientes através de conteúdos interessantes. A criação de um blog no site de sua empresa, por exemplo, traz assuntos totalmente relevantes ao público-alvo da marca, criando uma relação com eles e, consequentemente, captando novos consumidores.

Para conhecer melhor o trabalho da Marke, explore nosso site!

John Schmidt
John Schmidt
Diretor de Conteúdo e Relacionamento da Marke

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