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5 estratégias de comunicação para seu negócio durante a pandemia

Conheça 5 estratégias de comunicação para utilizar em seu negócio durante a pandemia e driblar a crise! Confira no post da Marke!

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Redação Marke

O coronavírus chegou e foi responsável por uma série de mudanças em nossa rotina social, principalmente no mercado de trabalho. Estamos em um momento onde os impactos ainda são nebulosos e não há como prever o alcance ou prejuízo real. Contudo, existem algumas estratégias de comunicação que podem lhe ajudar a passar por esse momento delicado.

Microempreendedores, profissionais autônomos e pequenas empresas serão os mais afetados com essa crise, segundo a projeção de especialistas. Por isso, separamos 5 dicas de estratégias de comunicação para lhe ajudar a vencer essa crise e manter o seu sonho vivo. 

Continue a leitura e confira!

5 estratégias de comunicação para vencer a crise

Explore as redes sociais

As redes sociais se tornaram grandes aliadas dos empreendedores no combate à crise. Se você não as utiliza em seu negócio, esse é o momento ideal para começar a usá-las. Existem muitos conteúdos gratuitos na internet que poderão lhe ajudar a escolher a melhor rede, entender mais sobre gerenciamento de redes sociais e definir as estratégias de comunicação mais eficazes para sua empresa. 

Invista em plataformas virtuais

Se você nunca pensou em migrar para o mundo virtual, pense nisso! A cada dia que passa, dezenas de novos negócios começam a utilizar plataformas virtuais. Neste período de crise, ingressar no mundo do e-commerce pode ser uma saída para o seu negócio.

Analise a viabilidade e não tenha medo de arriscar. Pesquise por recomendações de usuários e escolha a plataforma que for compatível com o seu negócio. Uma dica é conhecer a plataforma do Magazine Luiza, que foi lançada no início da pandemia e abriu muitas oportunidades para empreendedores e autônomos obterem uma renda extra e aumentarem suas vendas online.

Faça delivery

Analise o seu negócio, identifique se ele é compatível com o formato delivery e invista nessa área. A maior parte dos negócios permite essa facilidade, então pense na sua logística, abuse das milhares de plataformas de delivery que existem e comece já! Mas lembre-se de seguir as normas de segurança e oferecer prazos de entrega atrativos.

Invista em Marketing de Influência 

Quem deseja investir em uma estratégia de comunicação, mesmo em meio a crise, pode optar pelo marketing de influência, que continua em alta. De acordo com um estudo realizado pela YouPix e Brunch, 80% das marcas devem manter o investimento dessa estratégia durante a pandemia de Covid-19. Porém, é muito importante que as empresas estejam alinhadas com os influenciadores e que eles estejam atrelados a sua marca. 

Negocie

Esse é o momento em que você deve tentar negociar tudo o que puder, seja com fornecedores, parceiros, prestadores, imóveis e etc. Analise os seus gastos, veja onde pode economizar e tente negociar. Mesmo que você não consiga desconto, tente um prazo mais extenso ou condições diferenciadas, pois assim terá um respiro maior. Mas lembre-se que todos estamos vivendo um momento de incertezas e que pode ser que você não consiga obter grandes descontos. Afinal, do outro lado também existe alguém enfrentando essa mesma pandemia, mas o que você conseguir de benefício já será uma grande vantagem.

A principal mentalidade que você deve ter é de economizar, cortar gastos desnecessários e poupar o máximo que puder. Nesse momento, muitas empresas também poderão pensar em demitir os seus funcionários, mas é importante avaliar bem essa alternativa. Se você tiver outras opções, não demita, pois a crise irá passar e você precisará ter profissionais de confiança ao seu lado. Você não vai querer perder a sua equipe e começar do zero, certo? Então, explore as opções.

É certo que não estávamos preparados para essa crise e que os negócios estão sendo impactados de formas diferentes, porém, a internet é a nossa grande aliada nesse momento e devemos usá-la com sabedoria e aproveitar ao máximo os seus recursos para minimizar os impactos.

A última dica desse texto é investir em conhecimento e acompanhar o que as grandes empresas estão fazendo para driblar esse momento. O LinkedIn é uma excelente rede que permite que você se aproxime dessas empresas e fique por dentro de suas estratégias de comunicação diariamente.

Como  está a saúde do seu negócio neste período de coronavírus? Compartilhe conosco!

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