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Animação 2D reforça estratégia de marketing digital do Whereby no Brasil

Veja como a criação de animação 2D contribui para estratégia de marketing digital para atrair clientes do Whereby no Brasil

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Ao navegar pelas redes sociais e por sites diversos, certamente você já assistiu aqueles vídeos explicativos em animação 2D que apresentam uma marca ou algum tipo de solução inovadora, não é mesmo?

Pois é. Os vídeos de animação são normalmente um recurso utilizado por startups e outras empresas atuais para apresentar seus produtos e serviços através de um tom moderno e descontraído.

Uma forma de potencializar as visualizações de seus vídeos na internet é por meio de anúncios pagos. Se você já leu nosso post sobre estratégias publicitárias online sabe que anúncios pagos são grandes propulsores de resultados a curto prazo e geram visibilidade para seu vídeo em redes sociais, YouTube e espaços publicitários em sites diversos.

Vamos entender um pouco mais sobre como um vídeo pode contribuir para sua estratégia de marketing digital? Neste post vamos compartilhar um case super bacana: a produção de um vídeo de animação 2D para o Whereby, a ferramenta de vídeo chamadas que está conquistando os brasileiros e se tornando um dos principais recursos para realizar reuniões online.

A importância de um vídeo animado na sua estratégia de marketing 

Em termos de criação de conteúdo, o vídeo tem conquistado mais espaço. Basta perceber o crescimento de usuários do YouTube, IGTV e o TikTok, recente rede social dedicada somente a este tipo de mídia. 

Ainda em 2016, a Cisco, empresa de TI, apontou em pesquisa que, em 2020, 82% do tráfego da internet seria gerado por vídeo. Além disso, os usuários consomem os vídeos para entretenimento, informação, educação, decidir se vão adquirir ou não um determinado produto, dentre outros motivos diversos. 

O Brasil, além de ser o segundo país que mais navega em redes sociais, também é o segundo maior mercado para o YouTube referente ao número de horas de vídeo assistidas. Ou seja, é uma grande oportunidade para as marcas usarem o vídeo animado como recurso de marketing.

O dinamismo do conteúdo audiovisual animado se destaca pela liberdade de criação. Com os vídeos explicativos animados é possível simplificar e transmitir mensagens complexas dentro de uma sequência objetiva e atraente.

Além disso, o Google valoriza a relevância dos conteúdos. Dessa forma, por meio de inúmeros aperfeiçoamentos nos algoritmos, ele identifica quais são os vídeos de qualidade de acordo com o engajamento da marca.  

E, se você ainda não está convencido da importância do vídeo animado na sua estratégia de marketing, lembre da conversão. Através do storytelling, os vídeos explicativos podem contar a história de um produto e até mesmo sobre a empresa de forma muito mais atrativa e persuasiva.

A estratégia por trás da animação 2D criada para nosso cliente Whereby 

O Whereby é uma ferramenta de videochamadas com inúmeras funcionalidades, principalmente para reuniões com participantes de diversos locais. A inovação teve início em 2013, quando o serviço foi chamado appear.in, um projeto de estágio de verão na empresa norueguesa de telecomunicações Telenor. 

Antes mesmo da Marke colaborar com o projeto de Whereby localmente, o Brasil já era o segundo maior mercado da ferramenta em número de usuários do plano free. O nosso desafio, então, foi o de aumentar a base de usuários pagos tanto no Plano Pro quanto no Plano Business.

Dessa forma, uma das estratégias de marketing digital escolhidas foi a de utilizar o vídeo animado explicativo para conversar com quem já conhece o Whereby, mas também explicar quais são as vantagens de migrar para um plano pago.

Este vídeo está presente não somente na landing page http://whereby.io/, mas também em anúncios em YouTube e redes sociais diversas. No primeiro mês rodando as campanhas de vídeos animados alcançamos a marca de 83% de aumento nas conversões

A importância de escolher o estúdio de animação 2D certo para o sucesso da sua estratégia digital

Agora que você entendeu a importância de um vídeo animado na sua estratégia de marketing e como funciona, é preciso falar sobre a escolha do estúdio de animação. Até existem recursos de baixo custo para a criação de animações 2D na internet, mas que o melhor caminho para quem quer fazer este trabalho da forma mais profissional possível é contratar uma produtora de filmes especializada em animações.

O estúdio de animação parceiro da Marke para este tipo de trabalho é a Solo, produtora de filmes e animações que possui amplo portfólio de produção de animações e vídeos diversos. Um dos grandes diferenciais do estúdio é o cuidado e atenção em todas as etapas necessárias para produzir um vídeo de qualidade. 

As etapas da criação de um vídeo de animação 2D

Basicamente a produção de uma animação se divide em três etapas: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Cada etapa possui suas particularidades e passam por rodadas de aprovação junto ao cliente.

No caso do vídeo produzido para o Whereby, todo o trabalho foi desenvolvido com envolvimento também do cliente e da Marke, que acompanharam e contribuíram com praticamente cada etapado processo. Confira abaixo como foi o desenvolvimento do vídeo.

Pré-produção

Essa, sem dúvida, é a etapa mais importante. A partir de uma reunião de briefing (inclusive, usamos a própria solução de video chamadas do cliente para unir as equipes no Brasil e Noruega) entendemos as dores do cliente e a forma que gostaria de se comunicar com o público. 

Então partimos para a criação de um roteiro e de um storyboard. Estes dois documentos são fundamentais para que todos os envolvidos do projeto estejam alinhados. É através deles que conseguimos visualizar de forma clara como o vídeo ficará depois de pronto. 

É nesta etapa também que desenvolvemos o concept visual do vídeo, definindo estética, cores, estilo dos cenários, personagens, etc.  Buscamos trazer um estilo flat vintage com paleta de cores em tons pastéis que casavam com a nova identidade da marca.

Produção

Após toda a construção e planejamento criativo da Pré-Produção, partimos então para a execução. Nesta etapa produzimos todas as artes, cenários, letterings, grafismos e personagens. Em paralelo a isso, fizemos a gravação de locução e trilha sonora. 

Ah, lembra que optamos por seguir um estilo vintage na estética? Essa escolha também valeu para a trilha sonora. Buscamos uma trilha com elementos de jazz, reforçando o caráter clássico da nova identidade da marca.  Com tudo isso finalizado, partimos para o processo de animação 2D. Cada elemento que compõe as cenas foi animado um por um, a fim de trazer dinamismo para o vídeo.

Pós-produção

Artes finalizadas, cenas animadas, som no timing perfeito. Mas não acabou aí. Agora é hora de adicionar animações secundárias. Geralmente estas são animações que passam despercebidas, mas quando não tem, sentimos que algo está faltando. 

São elementos que enriquecem as cenas, que auxiliam para que os cortes da edição fiquem mais fluídos e contribuem para guiar a atenção do espectador. É o toque final, aquela cerejinha do bolo.

Além disso, nesta etapa trabalhamos também no sound design, ou seja, nos elementos sonoros como: som de falas, som de digitação, sons de transição entre cenas, etc. Pronto! Vídeo finalizado e aprovado. Agora é só divulgar e, claro, medir os resultados.

E aí, vamos criar juntos a estratégia de marketing para atrair clientes para sua empresa?

Escreva um comentário ou entre em contato com a gente! Certamente podemos contribuir para sua estratégia de captação de clientes através de campanhas e ações que realmente irão gerar resultados.