Imagem de destaque do post Atendimento ao cliente online: 3 estratégias para sua marca Imagem de destaque do post Atendimento ao cliente online: 3 estratégias para sua marca

Atendimento ao cliente online: 3 estratégias para sua marca

Atendimento ao cliente online: você está atendendo seu consumidor corretamente na internet? Neste post, apresentamos 3 ferramentas para isso!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Estar em busca de um melhor atendimento ao cliente online através das plataformas digitais é essencial nos dias atuais. Pensando nisso, separamos 3 estratégias que vão auxiliar a sua marca na assertividade  do relacionamento com os clientes.

Quer conferir quais são elas em detalhes? Siga a leitura!

Atendimento ao cliente online oferece facilidade aos usuários

O atendimento ao cliente tornou-se um diferencial competitivo no mercado. Muitas empresas passaram a ter como principal objetivo a excelência no atendimento, buscando se destacar perante à concorrência. Afinal, em um mercado onde a concorrência é altamente acirrada, qualquer ponto negativo no atendimento ao cliente pode fazer com que o mesmo procure um novo fornecedor.

Além do atendimento presencial, que é altamente relevante para o sucesso de uma empresa, temos também o atendimento ao cliente online, que se mostra cada vez mais crescente entre marcas de diferentes nichos. A internet deu voz ativa ao consumidor, proporcionando a ele participação na construção de uma marca.

Sabemos que, com a Internet, um cliente insatisfeito pode negativar a imagem de uma marca em questão de segundos.

Atualmente, a consciência da necessidade de oferecer canais de comunicação online para o cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Cada vez mais as pessoas buscam facilidade no contato com marcas e, dessa forma, utilizam chats de redes sociais que estão habituadas para se comunicar e esclarecer dúvidas com suas organizações preferidas.

Em paralelo a todas as questões listadas até agora, surge também a importância do atendimento humanizado. De acordo com o portal Satisfação de Clientes, hoje os consumidores não querem mais ser atendidos por robôs, o “ser digital” invadiu tanto a realidade das pessoas, que atualmente elas buscam o contato com outras pessoas e, assim, surge a importância do atendimento humanizado.

Nesse sentido, independentemente da ferramenta que você utilize para otimizar o atendimento ao cliente, é indispensável o treinamento da equipe. É importante que ela esteja preparada e alinhada, pronta para oferecer um atendimento de qualidade.

Conheça 3 ferramentas que facilitam o atendimento ao cliente online

Através de um bom atendimento nas plataformas digitais garantimos qualidade e agilidade aos clientes, parceiros e fornecedores. Pensando nisso, separamos 3 ferramentas que facilitam o atendimento aos clientes:

1. WhatsApp

Um dos aplicativos mais queridos pelos brasileiros, o WhatsApp, quando utilizado com sabedoria, pode ser uma ferramenta verdadeiramente estratégica para muitas empresas.

O WhatsApp para negócios, por exemplo, é um aplicativo criado especificamente para empresas, onde diversas funções estão sendo disponibilizadas. Entre elas, se destacam as respostas automáticas a qualquer hora do dia para dúvidas e reclamações.

Para utilizar, a empresa deve possuir um aparelho com sistema Android – o app ainda não foi disponibilizado na Apple Store – para realizar o download do aplicativo. Depois, é preciso preencher um cadastro com informações como descrição comercial, e-mail, endereço físico e site. O CNPJ não precisa ser informado.

2. Chatbots

Você sabe o que são chatbots? Destaque entre empresas de diferentes portes, os chatbots representam uma poderosa ferramenta de interação com o público-alvo de uma marca. Os chatbots são programados para executar atividades pré-definidas e, assim, podem gerenciar tarefas de maneira automatizada, criando conversas, gerenciando perguntas e respostas durante uma interação com pessoas reais.

No entanto, tenha cuidado para não automatizar os processos exageradamente, visto que cada vez mais o público busca um atendimento humanizado das marcas.

3. Messenger (Facebook)

Quem, atualmente, não possui uma conta no Facebook? Difícil de dizer, não é mesmo?  Sendo assim, é muito provável que seu público-alvo faça uso de plataforma e, dessa forma, sua marca precisa estar atenta às mensagens que recebe em sua página.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com os amigos e colegas no WhatsApp!