Auditoria de SEO: saiba como fazer
Você já ouviu falar na importância de uma auditoria de SEO? Entenda quais são os fatores avaliados nesse processo!
Uma auditoria de SEO pode ser o que seu site precisa para identificar e resolver problemas de desempenho.
Esse procedimento deve acontecer de maneira regular e exige uma série de conhecimentos específicos a respeito da aplicação de técnicas de SEO e também sobre o funcionamento dos mecanismos de busca, de modo geral.
Assim, é importante saber quais são os principais pontos a serem analisados durante esse processo, além de conhecer recursos que podem auxiliar na sua execução.
Neste post, falaremos sobre o que é uma auditoria de SEO e como ela pode ser aplicada ao seu site. Confira!
O que é auditoria de SEO?
A auditoria de SEO é um processo de análise aprofundada de um site, buscando compreender todos os erros que estão sendo cometidos na aplicação do SEO.
Utilizar esse conjunto de técnicas certamente é fundamental para alcançar boas colocações nas páginas de mecanismos de busca, mas é preciso fazer isso com sabedoria para evitar problemas que podem trazer prejuízos ao site.
Nesse sentido, a auditoria de SEO é justamente o procedimento pelo qual se torna possível identificar se há erros sendo cometidos e verificar se há outros problemas que possam ser resolvidos para garantir um melhor desempenho na internet.
Quais fatores são avaliados em uma auditoria de SEO?
Diversos pontos podem ser analisados durante esse procedimento, pois são muitos os fatores que interferem no desempenho de um site.
Avaliar os índices de tráfego orgânico, por exemplo, costuma ser um dos primeiros passos para colocar esse processo em prática, pois permite compreender o quadro atual da página.
A escolha de palavras-chave também é um exemplo conhecido entre as técnicas de SEO e consiste em um fator que deve ser avaliado durante a auditoria, de modo a verificar se os termos selecionados pela marca têm se mostrado efetivos.
Para isso, é possível utilizar ferramentas que fornecem dados importantes, como o volume de buscas das palavras utilizadas, além de permitirem uma comparação com o desempenho de concorrentes.
Diversos erros no site podem ser identificados durante a auditoria de SEO, como é o caso das páginas duplicadas, que representam um problema para o desempenho do site nos mecanismos de busca.
Se sua página conta com versões distintas, como “https://www.dominio.com” e “https://domínio.com”, é preciso que apenas uma delas esteja indexada, de modo que o Google não reconheça a existência de sites distintos.
Há, ainda, outros pontos que devem ser observados durante a auditoria de SEO, pois esse é um procedimento bastante complexo.
Verificar a existência de links quebrados e corrigi-los, avaliar a velocidade de carregamento do site e encontrar conteúdos de baixa qualidade são apenas alguns dos exemplos de fatores a serem observados.
Como fazer esse processo?
Felizmente, essa grande quantidade de elementos não precisa ser verificada manualmente, pois existem diversas ferramentas disponíveis para tornar esse processo mais ágil e eficiente.
O Google Analytics, por exemplo, é um instrumento clássico para verificar o desempenho do site nos mecanismos de busca e compreender como anda o seu tráfego orgânico.
Para procedimentos relacionados à análise das palavras-chave utilizadas, o SEMrush dispõe de diversos recursos que tornam essa avaliação mais efetiva.
Já para o teste de velocidade da página, é possível aplicar o PageSpeed Insights.
Ainda assim, é fundamental notar que essa auditoria depende de uma série de etapas a serem cumpridas com eficiência e qualidade, de modo que a melhor maneira de garantir o sucesso do procedimento é contar com profissionais que já o conhecem.
Dessa maneira, é possível ter a certeza de que cada um dos processos a serem executados estará em mãos capacitadas, que podem garantir a obtenção dos melhores resultados para o seu site.
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