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b2b e b2c: quais são suas diferenças e funções no marketing

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Os termos b2b e b2c parecem estar “em alta” nos últimos tempos. Esteja você envolvido ou não na gestão de uma empresa, provavelmente já ouviu falar sobre essas duas palavras.

Se não, você quer saber qual o significado dos termos, suas diferenças e funções?

Ao decorrer do artigo de hoje, traremos esclarecimentos sobre as questões mencionadas anteriormente.

Siga a leitura!

Afinal, o que é b2b e b2c?

O termo b2b significa business to business, ou seja, “negócios para negócios”. Ele se refere a negócios que comercializam com outros negócios, ou seja, operações entre duas pessoas jurídicas.

Podemos citar como exemplo distribuidores de produtos, construtoras de prédios comerciais, empresas de serviços para empresas, entre outras.

Já o termo b2c quer dizer business to consumer, ou seja “negócios para o consumidor”. Ele se refere a negociações entre uma empresa e um consumidor.

De exemplo, podemos citar lojas de roupas, calçados, supermercados, entre outras.

Como utilizar a comunicação ao seu favor com b2b e b2c

Existem muitas diferenças entre a comunicação com negócios (b2c) e com consumidores finais (b2c). Compreender quais são elas é um passo importante, pois permite que uma empresa obtenha melhores resultados com a sua estratégia de marketing.

Investir tempo, trabalho e dinheiro é muito importante na divulgação de um produto/serviço. No entanto, de nada adiantarão os esforços elencados se a linguagem for inadequada para o público em questão.

Vamos começar falando sobre algumas características que devem ser levadas em consideração ao realizar comunicação com o público b2b.

Operações business to business costumam ser mais criteriosas e envolvem mais de um tomador de decisão. Assim, os esforços de comunicação tendem a ser maiores e mais complexos.

As ações de Marketing adotadas para o b2b costumam ser mais segmentadas e dirigidas. É importante falar de maneira clara e eficiente, diretamente com o público da empresa.

Algumas dicas para comunicar com o público b2b:

  1. Dê um tom mais formal às mensagens;
  2. Produza conteúdo institucional;
  3. Conte cases relevantes de sua empresa;
  4. Fundamente os conteúdos criados com dados.

Agora, trabalhar com o consumidor final também não é simples. Estamos em uma era em que as pessoas acessam cada vez mais a Internet e, consequentemente, as marcas também se inserem nessas plataformas, gerando um grande número de concorrentes.

As ações de marketing no business to consumer costumam adotar características massivas, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível, otimizando as taxas de conversão.

Algumas dicas para melhorar a sua comunicação com o público b2c:

  1. Insira emoção nas mensagens;
  2. Disponibilize o maior número possível de canais;
  3. Produza conteúdo relevante, que faça a diferença para o consumidor;
  4. Mantenha constância nas publicações;
  5. Trabalhe de forma humanizada, evitando excessos de automatizações.

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