Imagem de destaque do post Como criar uma campanha de e-mail marketing eficiente? Imagem de destaque do post Como criar uma campanha de e-mail marketing eficiente?

Como criar uma campanha de e-mail marketing eficiente?

Nos últimos anos, as campanhas de e-mail marketing tornaram-se relevantes entre empresas de diferentes nichos. Mas como garantir o sucesso dessa estratégia? Saiba mais!

Categorias:

Nos últimos anos, as campanhas de e-mail marketing tornaram-se relevantes entre empresas de diferentes nichos. Afinal, provavelmente você conhece alguém que optou por não fazer parte das redes sociais, porém, dificilmente encontrará uma pessoa que não possui um endereço eletrônico.

Neste artigo, você descobrirá a relevância de uma campanha de e-mail marketing e entenderá, através de dicas práticas, como executá-la. Continue a leitura!

Afinal, qual a eficácia de uma campanha de e-mail marketing?

Foram muitos aqueles que acreditaram que, com a chegada das mídias sociais, as  campanhas de e-mail marketing se tornariam obsoletas. Porém, uma pesquisa realizada pela Campaign Monitor mostrou que uma mensagem de e-mail marketing, quando bem elaborada, pode ser até 40 vezes mais efetiva na conquista de clientes quando comparada às redes sociais.

Além disso, previsões mostram que até 2019 cerca de 2,9 bilhões de usuários estarão adeptos ao uso do e-mail.

campanha de email marketing1

O e-mail marketing é uma das maneiras mais inteligentes e democráticas de fazer propaganda. Afinal, é o próprio público que escolhe – através de uma assinatura de e-mail – receber ou não o conteúdo.

Assim, partimos do princípio de que a pessoa possui interesse pelas informações transmitidas e, dessa maneira, a tendência de que o e-mail seja aberto e lido é muito maior.  Além disso, as campanhas de e-mail marketing geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, demonstrando respeito ao desejo do público.

Passo a passo para a criação de campanhas de e-mail marketing

A campanha de e-mail marketing consiste em uma estratégia eficaz de Marketing Digital para o alcance direto de potenciais clientes, com custos atrativos quando em comparação à publicidade tradicional. Porém, para que obtenha sucesso, uma campanha de e-mail marketing precisa ser executada com expertise e planejamento.

1. Entenda para quem você está comunicando

É necessário conhecer de perto as personas que compõem o público de sua marca. Por mais que elas possuam focos similares, é preciso entender por completo seus hábitos e necessidades. Nesse sentido, os conteúdos distribuídos através do e-mail marketing terão muito mais relevância e proporcionarão impactos mais positivos à marca.

2. Mantenha periodicidade

Uma campanha de e-mail marketing eficaz deve saber dosar a periodicidade para envio de conteúdos, de modo que os assinantes não cansem de receber os e-mails e também não sintam falta dos materiais em sua caixa de entrada. Neste sentido, fique atento à regularidade e frequência dos conteúdos.

3. Crie conteúdos de qualidade

Um conteúdo relevante possui mais chances de impactar  o seu público e trazer resultados positivos para a marca. Por isso, faça uso do marketing de conteúdo na criação de sua campanha de e-mail marketing, trazendo um conteúdo interessante, que traga valor para aquelas pessoas que estão lendo.

Como vimos, as campanhas de e-mail marketing podem trazer impactos positivos para uma marca. Porém, para que resultados significativos sejam alcançados, é necessária a execução de um planejamento inteligente, que considere a segmentação dos públicos de uma empresa.

Gostou de saber mais sobre a criação de campanhas de e-mail marketing? Deixe o seu comentário!