Confira 5 mitos e verdades do marketing digital
É comum que surjam mitos e verdades a esclarecer sobre o marketing digital. Acesse o blog da Marke e tire suas dúvidas!
Diante de constante atualização e novas ferramentas, é comum que surjam mitos e verdades a esclarecer sobre o marketing digital. De acordo com um estudo feito pela The Boston Consulting Group e apoiado pelo Google, as principais empresas nacionais não aproveitam o seu potencial.
No post de hoje, falaremos sobre convenções equivocadas no marketing digital e como se prevenir com seu negócio na internet.
Siga a leitura e saiba mais!
Mitos e verdades do marketing digital
1. Conquistar o 1º lugar no Google é simples [mito]
De tantos mitos e verdades do marketing digital que existem por aí, um dos mitos mais comuns é a garantia de sua empresa no primeiro lugar do Google com facilidade.
Não há técnicas infalíveis ou garantia para o resultado, apenas planejamento a longo prazo, um bom trabalho com conteúdo e constante atualização. O próprio Google altera constantemente o seu algoritmo e o que hoje funciona, daqui a alguns meses pode não funcionar.
2. O SEO está cada vez mais em baixa [mito]
Então você deve estar se perguntando: se eu não consigo atingir facilmente o 1º lugar no Google, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) não funcionam? Pelo contrário! O que não se aplica mais são velhas práticas, como simplesmente repetir palavras-chave.
A verdade é que não existe unanimidade neste assunto. Nossa dica é apostar em uma estratégia de marketing de conteúdo voltada a sua persona.
3. Existe um melhor horário para publicações de qualquer natureza [mito]
Outra convenção entre mitos e verdades do marketing digital é sobre quais seriam os melhores horários para publicações de conteúdo e envios.
Até pode existir certas opções que funcionem, mas a audiência de cada empresa é única! Nesse caso, o melhor é testar e comparar. Certamente você mesmo se dará conta do que funciona ou não.
4. Persona e público-alvo são os mesmos [mito]
Imagine que público-alvo não é uma pessoa em si, mas sim, um recorte demográfico socioeconômico e comportamental de um grupo que a sua empresa enxerga como futuros clientes.
A persona, como o nome nos diz, é algo mais intimista. É um personagem pensado a partir das características de pessoas que existem e que são detentores de características psicológicas, usadas de forma representativa em um grupo que tem comportamentos e qualidades parecidos.
5. Marketing de Conteúdo e Assessoria de Imprensa fazem o mesmo serviço [mito]
É comum encontrar empresas que desejam um blog para publicar conteúdo institucional. Apesar de ser importante em questão estratégica, o Marketing de Conteúdo não se limita apenas a sua empresa.
Um conteúdo relevante é aquele que responde questionamentos e mostra boas soluções para os problemas da persona.
E então, você já acreditou em alguns dos mitos que desmascaramos aqui? Conte para a gente nos comentários e compartilhe com seus amigos!