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4 formatos de conteúdos online para geração de leads

Conteúdos online: como utilizá-los para atrair leads para o seu negócio e converter mais vendas? As respostas estão aqui! Acesse e confira.

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Quer saber mais sobre a geração de leads através de conteúdos online? O artigo de hoje demonstrará 4 formatos de conteúdos que são ideais para captar potenciais clientes.

Continue a leitura!

É possível gerar leads através de conteúdos online?

Podemos definir leads como pessoas – físicas ou jurídicas – que entram em contato com a sua empresa e têm potencial de se tornarem clientes. Dessa forma, lead é uma oportunidade de negócio que deve ser captada e cultivada com o objetivo de gerar retornos efetivos.

Os leads sempre existiram. Antes, era comum distribuir folders e cartões de visita em encontros corporativos, por exemplo, na expectativa de gerar novos contatos comerciais. No entanto, a evolução da Internet abriu espaço para novos meios da captação de clientes. O desenvolvimento do marketing digital fez com que a busca pela geração de leads e sua posterior conversão para clientes tomasse novos rumos.

Atualmente, diversas estratégias podem ser utilizadas para gerar leads. A criação de conteúdos online é uma delas.

Já sabemos que o marketing de conteúdo é uma estratégia que permite engajar seu público-alvo através de um conteúdo interessante, que traga relevância e valor para aquelas pessoas que estão lendo. No entanto, a criação de conteúdos online pode também aumentar sua rede de clientes, atraindo novos leads e gerando um impacto positivo para o seu negócio.

Confira 4 formatos de conteúdos online para gerar leads

A geração de leads faz parte da estratégia de Inbound Marketing (clique no link para entender o que é inbound marketing). Através de táticas de geração de tráfego, é possível atrair visitantes com conteúdos online e converter esses visitantes em leads. A seguir, você confere 4 formatos de conteúdos online que são recomendados para gerar potenciais clientes.

  • E-books: os livros digitais são ótimas ferramentas para a disseminação de conteúdo e para o aumento do entendimento de seu público sobre temas relacionados ao seu negócio. Por exemplo, caso a sua empresa trabalhe com arquitetura, uma boa estratégia de atração é a divulgação e distribuição de um e-book sobre “Como ter a sala de estar dos sonhos”. Se você não quer criar um conteúdo extenso como livros digitais, pode optar também pelos whitepapers, que podem ser encarados como newsletters ou postagens em blogs.
  • Webinars: de forma resumida, podemos entender os webinars como uma apresentação online, como uma palestra ou apresentação pela internet. Ele possui um custo relativamente baixo – já que exige apenas um computador e um microfone.
  • Série de conteúdos: outra opção interessante para a geração de leads é a criação de uma série de conteúdos concentrada em uma Landing Page. Você pode, por exemplo, criar uma série de vídeos e/ou uma série de e-mails com um conteúdo que seja interessante ao seu público-alvo.
  • Infográficos: os infográficos misturam texto e imagem, são dinâmicos e atrativos, fáceis de entender e altamente compartilháveis. Você pode criar um infográfico com imagens e dados relevantes e disponibilizá-lo gratuitamente em seu blog, por exemplo.

Vale lembrar também que o conteúdo online não precisa – e nem deve – ser todo distribuído através de um formato único. De acordo com o portal Sebrae, um aspecto interessante de um conteúdo relevante é a complementação da informação. Muitas vezes é inviável colocar toda a informação em um único texto, pois isso o tornaria extenso e sabemos que muitas pessoas não têm paciência para ler.

Ao conquistar uma pessoa pelo conteúdo, você mostra que o seu negócio existe para ajudá-lo e não somente para fazer uma venda. Os conteúdos online são efetivos e se destacam entre empresas que desejam atualizar suas estratégias de marketing.

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