Imagem de destaque do post Descubra o que importa para o algoritmo do Instagram desde o fim dos likes Imagem de destaque do post Descubra o que importa para o algoritmo do Instagram desde o fim dos likes

Descubra o que importa para o algoritmo do Instagram desde o fim dos likes

O fim dos likes afetou diversas marcas e influenciadores. Confira nosso post e descubra o que mudou no algoritmo do Instagram!

Categorias:

O Instagram ocultou o número de likes das postagens em julho de 2019. De acordo com um comunicado emitido pelo próprio aplicativo, a ação foi tomada como tentativa de diminuir a competição entre seguidores, focando mais nas histórias e conteúdos e menos nos likes. Essa medida acabou afetando principalmente perfis de marcas e influenciadores, que precisaram encontrar novas estratégias para se adequar às novas medidas do algoritmo do Instagram.

Como era o comportamento das marcas antes do fim das curtidas

Antes do fim dos likes, o indicador de referência de engajamento no Instagram estava relacionado às curtidas, que foram responsáveis por sustentar muitos influenciadores digitais, levando os profissionais de redes sociais a considerar essa métrica como sinônimo de sucesso. 

Essa interpretação errônea dos likes levou o mercado a crer que o sucesso era baseado somente em curtidas e incitando a compra de curtidas. 

Porém, a evolução da plataforma e do algoritmo do Instagram focados na experiência do usuário começaram a perceber que as curtidas tiravam o foco do real motivo da existência da plataforma, que é o compartilhamento de momentos e histórias de forma divertida e despretensiosa, e tornaram-se vilãs sociais e indicadores de vaidade. 

Diante disso, o Instagram avançou para a era do fim dos likes. 

O que está em alta após a queda dos likes e o que pode ser relevante para o algoritmo do Instagram?

O poder das curtidas diminuiu e as marcas foram obrigadas a encontrar novas estratégias de engajamento, buscando novos meios de relevância para o algoritmo do Instagram, como é o caso de compartilhamentos, comentários, cliques, geração de tráfego, seguidores do perfil e visualizações no Instagram Stories

Através do compartilhamento de suas publicações, mais pessoas acabam tendo acesso ao seu conteúdo, inclusive aquelas que ainda não seguem sua marca. 

Por isso, muitas empresas utilizam o chamado CTA “Call to Action” que em tradução livre significa “Chamada para ação”. 

Além dos compartilhamentos, os comentários também se destacam no quesito envolvimento de público e esse é o tipo de interação que tem maior peso para o algoritmo do Instagram.

Por isso, vale a pena explorar os comentários!

Os cliques no link do perfil ou do Instagram Stories aumentam a interação com o público e são ótimas ferramentas. Os stories com enquetes e perguntas costumam ser um sucesso. 

Mas, para que todas essas ações consigam promover o êxito desejado, é necessário entender os horários e tipos de informação que geram mais engajamento e investir no  seu público alvo

A volta dos likes no Instagram 

O Instagram voltou atrás e começou uma nova série de testes, que trazem novamente o número de curtidas aos posts da plataforma. 

Porém, de acordo com o próprio Instagram, o retorno das curtidas é motivado pelo fato dos likes serem uma boa fonte para identificar tendências e grandes momentos culturais. 

Mas, de acordo com especulações, as curtidas só voltarão a aparecer em perfis verificados ou em postagens com mais de mil curtidas. 

E aí, você acha que os likes voltarão com tudo no Instagram? Qual a sua opinião?