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Dicas de Marketing Digital: 5 tendências para o ano de 2019

Procura dicas de Marketing Digital atualizadas? Confira, neste post, 5 tendências que a Equipe Marke antecipou para o ano de 2019!

Afinal, quais são as melhores dicas de Marketing Digital para o novo ano que se aproxima?

O marketing na era digital passa por alterações cada vez mais velozes, principalmente diante da evolução da Inteligência Artificial (IA) e da criação de algoritmos extremamente sofisticados.

A realidade é que o futuro já chegou e, a partir de agora, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de achar que tudo o que sabe sobre tecnologia já é suficiente.

As organizações precisam estar cada vez mais atentas às transformações, buscando antecipar tendências de mercado e, claro, identificar oportunidades no que diz respeito ao mercado digital.

Em 2019, a agência Marke, especialista em Consultoria SEO e Marketing Digital, segue firme no propósito de ajudar seus clientes a prosperarem na venda de produtos e serviços a partir de seu posicionamento e de suas estratégias de branding nas redes.

Por isso, neste post, a Equipe da Marke fez uma curadoria especial de cinco tendências que prometem ganhar os holofotes em 2019 nos mais variados segmentos de negócios.

Aqueça o café, sente-se confortavelmente e siga a leitura para conferir nossa seleção de insights poderosos para 2019:


Dicas de Marketing Digital em 2019: plataformas e estratégias

Já abriu o bloquinho de notas do celular? Então, dê uma espiada para anotar as trends que vão dar o que falar no ano que vem:

1. Botões para agilizar compras online

Você já imaginou estar deitada(o) na cama, acompanhando uma série no Netflix e ter a possibilidade de comprar exatamente a mesma roupa que o personagem está vestindo através da sua Smart TV?

A empreendedora e digital influencer Débora Alcântara, eleita uma das Top Voices do LinkedIn em 2018, acredita que essa realidade está mais próxima do que nunca. De fato, tivemos um vislumbre da tendência no ano que passou, com o lançamento do Instagram Shop, recurso de compra direta do Instagram.

E não é apenas o Instagram que está investindo na ideia. O Youtube também está desenvolvendo testes para possibilitar a compra de produtos em vídeos de review, enquanto o Pinterest já lançou o recurso “Shop The Look”, para direcionar o usuário direto à página de compra da loja do produto da foto.

2. Era do Acesso: aproxime o cliente de você

Estamos, oficialmente, passando da era da posse à era do acesso. Por que comprar um carro, se você pode usar o Uber? Por que comprar um CD, se você pode utilizar o Spotify? Por que comprar uma casa de praia, se você pode utilizar o Airbnb? Por que alugar um filme, se você pode assinar o Netflix?

Não se trata de mera especulação. Somente em 2018, segundo informações do próprio Uber, o número de usuários do serviço já chegou a mais de 20 milhões no Brasil. Isso apenas para citar um exemplo.

Ao invés de brigar com a tendência, as marcas precisam descobrir como usufruir dela. De que forma dar acesso ao que você oferece ao cliente? Cursos online e serviços de assinatura para obter um conteúdo exclusivo devem ganhar ainda mais visibilidade no ano que vem.

3. Apps como extensões de lojas virtuais

A experiência omnichannel, embora ainda seja muito empregada na teoria e não na prática, deve avançar em 2019.

Em artigo publicado no portal E-Commerce Brasil, Carlos Alves, Diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e do Magazine Luiza, salienta que o brasileiro usa 12 aplicativos por dia, em média. A projeção é de que, até 2022, sejam feitos mais de oito bilhões de downloads no país.

“O app pode complementar ou até antecipar a compra no site principal. Para aqueles que têm loja física, é um recurso que pode gerar campanhas de marketing e descontos para atrair novos clientes”, sublinha ele.

4. Era da Assistência: facilite a vida do consumidor

Em 2019, além de adentrarmos mais a fundo na Era do Acesso, mergulharemos na Era da Assistência.

Com a ascensão de tecnologias que tornam a vida do cliente mais fácil e rápida, incluindo pesquisas por comandos de voz, sua marca precisa estudar a melhor forma de usufruir dos recursos digitais para oferecer a melhor experiência possível.

Há várias possibilidades para isso. O uso de chatbots é uma delas, mas não basta apenas trabalhar o relacionamento com o cliente no site. Uma boa estratégia de Community Management e gestão de redes sociais é cada vez mais indispensável.

Na newsletter do Google, Think With Google, Aline Prado, responsável pelo Market Insights Lead for Travel no Google Brasil, reforça esse ponto.

“Estamos vivendo a Era da Assistência. Os smartphones se tornaram verdadeiros assistentes pessoais e, com isso, as expectativas dos consumidores em relação ao que as marcas oferecem ficam cada vez mais altas.”

5. Qual é o propósito da sua marca?

Em sintonia com todas as tendências que abordamos até aqui, a última tendência resume um pouco de tudo. A internet tem mostrado que, para prosperar no mercado digital, as marcas precisam ter um propósito, capaz de guiar todas as suas ações.

A lógica do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo, em si, parte do pressuposto de que agora, ao invés de invadir a intimidade do cliente, a marca deve atraí-lo a partir de uma estratégia de comunicação e branding alinhada a seus princípios e valores.

Os consumidores querem se conectar e consumir produtos e serviços que reflitam aquilo em que eles acreditam.

É por isso que, em um mercado cada vez mais competitivo, sua marca precisa saber de que forma ela realmente pode transformar a vida do cliente através do produto ou serviço que oferece.

Isso engloba, inclusive, a disponibilidade para refletir sobre como sua empresa vem se posicionando.

“Estereótipos são a maneira mais rápida de mostrar aos usuários que você está totalmente por fora da realidade”, afirma Lorraine Twohill, Senior Vice President de Marketing Global do Google.

Kanika Jain, Gerente de Marketing no Google India, corrobora a teoria enfatizando que, a partir de agora, a pergunta que vai tirar o sono dos profissionais de marketing não será mais apenas “o que é uma boa história?”

A grande pergunta para 2019 é: “Qual é a história certa, para a pessoa certa, no momento certo?”

Gostou de conferir os principais insights do mercado digital para 2019? Se você apreciou este conteúdo, aproveite para compartilhar com os amigos e colegas empreendedores através do LinkedIn, WhatsApp e demais redes sociais!