Entenda as polêmicas mudanças do alcance orgânico no Facebook
Aquilo as marcas presentes na web temiam aconteceu: o alcance orgânico no Facebook diminuiu. Então, será que ainda é válido investir na rede? Descubra!
Aquilo que as marcas presentes no meio digital mais temiam aconteceu: neste ano, o alcance orgânico no Facebook sofreu alterações devido a novas mudanças no algoritmo, diminuindo drasticamente o alcance das postagens. Agora, as publicações favorecidas no feed do Facebook são postagens de amigos, familiares e grupos.
No post de hoje, você vai entender como solucionar a questão e em quais casos as publicações no Facebook ainda geram resultados vantajosos para a sua marca. Continue a leitura! 😉
Como a mudança de algoritmo impacta no alcance orgânico do Facebook
Em janeiro deste ano, Zuckerberg anunciou em sua página pessoal a notícia de que, nos próximos meses, o algoritmo do Facebook irá priorizar postagens de familiares, amigos e grupos, ao invés de publicações realizadas por páginas.
Segundo o CEO, a mudança ocorre devido às reclamações recebidas pelos usuários sobre a grande quantidade de publicações de empresas e veículos de comunicação no feed.
Em sua declaração, Zuckerberg justifica que “Uma vez que há mais conteúdo público do que posts de amigos e da família, o feed afastou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer: ajudar a nos conectarmos uns com os outros”.
Mas qual será a real implicação das mudanças no alcance orgânico no Facebook?
Com as alterações, empresas e marcas vão notar que o alcance, engajamento e tempo de consumo dos conteúdos publicados em suas páginas diminuirão. Resumindo, as marcas aparecerão cada vez menos no feed de seus seguidores.
E agora? Como aumentar o alcance das publicações no Facebook?
A partir das mudanças, novas estratégias precisam ser implementadas para aumentar o alcance das publicações no Facebook. Afinal, dentro da rede social, o alcance orgânico está se tornando cada vez mais difícil.
Portanto, se você deseja aumentar o alcance das publicações na rede, é preciso continuar focando na qualidade do conteúdo e investir na publicidade. Se a marca não investe, ela não aparece. Além disso, as marcas devem redobrar a atenção ao formato que o Facebook tem valorizado no feed: o vídeo e o Facebook Live.
Com o alcance do Facebook atualmente, ainda vale a pena publicar conteúdos na rede social?
A partir das mudanças implementadas, muitas marcas estão repensando sobre suas publicações no Facebook. Afinal, ainda vale publicar conteúdos na rede social?
A resposta pode variar – em alguns casos, sim, a marca deve continuar investindo na rede. É o exemplo de empresas que utilizam muito o Facebook para dialogar diretamente com clientes, por exemplo.
Outras marcas, que não possuem como objetivo principal a interação com seu público, mas especialmente viabilizar um conteúdo específico sobre seu negócio ou produto, podem reavaliar analisando outras opções, como o Linkedin, que possui maior alcance orgânico.
Em resumo: não existe uma única resposta e, no meio digital, é sempre importante monitorar as mudanças para investir nas estratégias mais assertivas e que proporcionem resultados conforme o seu modelo de negócio. Se precisar de ajuda com isso, conte com a equipe da Marke!
E então, o que achou do artigo? Não deixe de comentar!