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Estratégias de marketing digital em tempos de isolamento social

Manter um negócio ativo durante o isolamento social pode ser ainda mais desafiador sem estratégias de marketing digital. Veja nossas dicas:

Se antes do surgimento do COVID-19 no mundo, os modelos de negócio estavam em transformação, o momento atual obriga pequenas e grandes empresas a quebrar seus padrões. Sem atividades presenciais e com o online cada vez mais fortalecido, as estratégias de marketing digital se tornam imprescindíveis para a sobrevivência no mercado durante o período de isolamento social.  

É claro que com tudo o que vem acontecendo os empreendedores ficam em dúvida do que fazer em relação à finanças, ao funcionamento do negócio, ao atendimento de seus clientes e, principalmente, se mantém os custos com publicidade online e marketing.

Bem, sabemos que a bolsa financeira brasileira e diversas ações têm oscilado e caído nas últimas semanas. De fato o cenário não é favorável. Porém, é neste exato momento que é preciso se antecipar e encontrar diferentes saídas neste labirinto. 

Quer saber como reduzir o impacto nos negócios em tempos de Coronavírus? Confira nossas dicas:

3 dicas de estratégias de marketing digital para momentos de crise:

1) Adapte suas estratégias de acordo com o momento do seu cliente

Quem trabalha com estratégias de marketing digital com certeza sentiu o choque de rever todo seu planejamento de repente. Então, nesse momento é essencial olhar para os cenários e pensar a curto prazo, pois estamos em um ambiente de incertezas e mudanças constantes.

Entendemos que em um dia tudo pode mudar através de um novo decreto ou de algo que vai impactar diretamente no negócio. Se pergunte o que pode ser adaptado em questão de serviço, se recorrer ao digital pode ajudar seu produto/serviço a chegar nas pessoas.

Existe algum serviço que possa ser adaptado de forma inovadora a partir do seu conhecimento e que vá auxiliar empresas e pessoas nesse momento? Além disso, é importante ponderar se é possível gerar valor de marca através de uma postura social. 

Agora também é bastante importante não apostar tudo em uma única solução. Se você não tem experiência no assunto e aquilo não é seu “chão”, avalie se é necessário investir tempo e valores nisso agora. Tenha cautela para tomar decisões, mesmo que elas estejam pedindo agilidade. 

Não se engane e cometa o erro de colocar suas estratégias no ar de uma vez só. Faça uma lista de prioridades e vá colocando em prática em sequência, uma ideia de cada vez, em um tipo de canal de cada vez. Observe os resultados e ajuste o que for necessário para prosseguir. 

Além disso, é imprescindível seguir com a essência da marca. A crise vai passar, então tenha coerência ao trabalhar com o que você acredita. Talvez seja necessário mudar estratégias, já que, possivelmente, o comportamento do seu mercado e dos seus consumidores não vai ser o mesmo depois de todas essas situações.

2) Busque formas de manter seu negócio ativo

Este é um momento para minimizar perdas de clientes e impactos negativos em seu faturamento. Foque suas energias e os auxilie o máximo que puder, isso fará uma grande diferença depois. 

Se seu modelo de negócio permite continuar suas vendas, no caso de produtos para entrega domiciliar, serviços que podem ser prestados de forma online ou até mesmo cursos e infoprodutos a serem consumidos a distância, este é o momento de ser assertivo na comunicação.

Diversos profissionais liberais estão se reinventando, como psicólogos e coachings, por exemplo, onde muitos destes estão atendendo seus pacientes através de videochamadas. O Ministério da Saúde, inclusive, emitiu uma nova regulamentação recentemente em relação à Telemedicina.

No entanto, caso suas vendas dependam de uma visita ao seu estabelecimento ou qualquer outro tipo de contato físico, e seus resultados acabarão sendo inevitavelmente comprometidos por este período de isolamento social, busque estreitar distâncias e manter um relacionamento ativo com seus clientes. 

Esta também é a hora de aumentar sua base de clientes. Confinados em suas residências, eles certamente estão buscando formas de passar o tempo, e isso inclui pesquisas online. Entenda quais são as buscas que seus clientes estão fazendo e que podem ser relacionados às soluções que seu produto ou serviço oferece. 

Mesmo não conseguindo efetuar uma venda, você pode abrir portas para um relacionamento esclarecendo dúvidas e amarrando um contato para quando tudo se normalizar.  

Então, se você estiver se perguntando: será que devo pausar minhas campanhas? Talvez este seja, mais do que nunca, o momento de se manter ativo e presente no dia-a-dia de seus clientes. 

Quando isso tudo passar, as pessoas voltarão a consumir e provavelmente até mais do que antes. Repense seus preços, ofertas, margem e tente ofertar algo com o valor mais baixo agora para minimizar suas perdas. Não se sinta culpado por vender. Mantenha o seu negócio girando. 

3) Produza conteúdo relevante 

Conteúdo relevante é uma das formas através das quais as empresas estão buscando manter este relacionamento com clientes mencionado anteriormente.

Não restam dúvidas que o Coronavírus é o assunto mais procurado e discutido no momento. Empresas estão abordando o tema de todas as formas nos mais variados canais. E aí surge mais uma dúvida: será que eu preciso mudar minha linha editorial e falar disso?

Por um lado, pode ser que você seja criticado por abordar somente assuntos relacionados ao seu negócio em um momento delicado como esse. No entanto, não se preocupe em levantar questões as quais você não tem conhecimento para falar. Informações cruciais de saúde são de responsabilidade da imprensa e de órgãos oficiais.

Você até pode de alguma forma abordar o momento atual, a nova rotina das pessoas em suas residências, os cuidados com a saúde, entre outros. Acima de tudo, busque trazer conteúdos que estejam dentro do contexto do seu negócio e que sejam únicos e relevantes. 

Quer exemplos para estratégias de marketing digital e conteúdo? Esclarecer dúvidas trabalhistas em relação ao home office, trazer dicas de jardinagem para aplicar dentro de casa, orientar clientes sobre suas operações neste período. Enfim, algo que tenha relação com seu produto ou serviço.

Dicas bônus: 

O desespero não nos leva a lugar algum. Mesmo que leve um tempo maior que o previsto, isso vai passar. A vida voltará ao normal e os negócios possivelmente com muito mais procura pelo tempo “perdido” em isolamento. 

Não deixe de avaliar o contexto das situações e seja realista. Assim, você conseguirá definir melhor suas estratégias. Pode parecer difícil, mas é essencial manter o ânimo. O pessimismo gera ações negativas e pode deixá-lo inseguro para agir e encontrar o melhor caminho. 

Aproveite esse tempo para repensar seu negócio, colocar e tirar ideias do papel e definir melhorias para voltar ao mercado mais seguro do que antes!

E então, gostou das nossas dicas? Tem algum outro conselho que esteja funcionando para o seu negócio? Compartilhe conosco!