Gatilhos mentais para vendas: conheça e saiba como aplicar
Conhecer alguns gatilhos mentais para vendas e entender seu funcionamento é fundamental para garantir bons resultados. Saiba mais!
Os gatilhos mentais para vendas são uma estratégia que utiliza alguns conhecimentos da psicologia para entender melhor o comportamento de um cliente e como conduzi-lo ao longo de uma jornada de compra.
Esse é um recurso simples, mas muito eficiente, que pode ser aplicado em diferentes meios, desde uma campanha de e-mail marketing até uma landing page elaborada para oferecer um produto.
Assim, é importante compreender como eles funcionam, para poder aplicá-los de forma versátil e criativa, com o objetivo de vender mais na internet e impulsionar o seu negócio.
Para entender melhor o que são os gatilhos mentais para vendas e conhecer alguns exemplos, continue a leitura!
O que são os gatilhos mentais para vendas?
Nosso cérebro está ativo a todo momento, mesmo que não tenhamos consciência disso.
Respirar e piscar, ações básicas de todo ser humano, são exemplos de comandos que o cérebro envia de forma inconsciente para o restante do organismo.
Ou seja, enquanto algumas ações demandam tempo e reflexão da nossa parte, existem outras que são mais “automáticas”.
Os gatilhos mentais para vendas são recursos utilizados para explorar esse lado mais ágil e imediato da mente, que, com ética e responsabilidade, pode ser aproveitado para estimular o consumidor a tomar determinadas decisões.
Assim, ao dizer que o cliente está diante da “última oportunidade” de comprar um produto ou que ele está recebendo uma “oferta exclusiva”, utilizamos um conhecimento importante a respeito do comportamento humano para conduzir o público em sua jornada de compra.
Os gatilhos mentais para vendas mais utilizados
Agora você já sabe o que são gatilhos mentais para vendas, mas como será que eles podem ser aplicados?
Embora existam muitos tipos, conhecer os principais deles já é um bom caminho para estimular o cliente a realizar uma compra com a sua empresa. Confira:
Gatilho de escassez
Quando fazemos a oferta de um produto ou serviço, é natural que a estratégia inicial seja mostrar ao cliente tudo que a sua marca tem a oferecer.
Por outro lado, quando queremos ativar aquela parte mais automática da mente do consumidor, pode ser interessante fazer o caminho inverso e colocar em destaque aquilo que está escasso.
Ou seja, utilizar expressões como “últimas unidades” ou “vagas limitadas” é uma maneira de agregar valor à sua solução, já que elas criam uma sensação de exclusividade que estimula o público.
Gatilho de urgência
A urgência também é um dos gatilhos mentais para vendas mais utilizados para levar o consumidor a realizar a ação esperada, ou seja, a compra de um produto ou contratação de um serviço.
Nesse caso, não se trata de ressaltar a pouca quantidade de oportunidades que o público tem, mas o tempo reduzido que ele possui para tomar uma decisão.
Se o consumidor já tiver informações suficientes e estiver propenso a tomar essa decisão, é bastante provável que expressões simples como “últimas horas de promoção” sejam o empurrãozinho de que ele precisa para fechar o negócio.
Gatilho de novidade
Por fim, o gatilho de novidade também pode ajudar bastante a impulsionar as vendas de alguns produtos ou planos de serviço.
Nesse caso, é interessante desenvolver uma sequência de conteúdos, como alguns reels criativos e outras postagens em redes sociais, para despertar a curiosidade do público.
Assim, ao chegar o “lançamento”, as pessoas estarão atentas à novidade e prontas para adquiri-la.
Precisa aumentar suas vendas? Nós temos a estratégia certa para gerar resultados reais para seu negócio!
Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.