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IGTV: como sua marca vai aproveitar a nova funcionalidade do Instagram?

Buscando informações sobre o IGTV, a nova funcionalidade do Instagram? Neste post, reunimos diversos insights para você aproveitar a ferramenta de forma estratégica e trazer relevância à sua marca na internet!

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O IGTV é a nova funcionalidade do Instagram que introduz aos seus usuários uma maneira inédita de assistir vídeos no smartphone. No artigo de hoje, você compreenderá todos os detalhes sobre essa plataforma que tende a ascender entre os instagrammers.

Continue a leitura para conferir todas as novidades e verificar como sua marca pode se beneficiar dela para potencializar vendas!

IGTV, a funcionalidade do Instagram que promete inovar nossa forma de assistir vídeos

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. Em sintonia com sua ascensão, a rede inovou ao introduzir uma nova funcionalidade, o IGTV, que é sua maior aposta em termos de produção de vídeos até então.

E, inclusive, concorre com grandes plataformas, como o próprio Youtube.

Segundo Kevin Systrom, cofundador do aplicativo, ainda nos restringimos a assistir vídeos no formato da televisão e, por conta disso, temos que virar o celular na horizontal – o que simplesmente não faz mais sentido. Para Systrom, está na hora de inovar e evoluir. Por isso, o IGTV surge como uma proposta original para usuários assistirem vídeos no smartphone.

Entenda como funciona o IGTV

IGTV

Diferentemente dos stories e dos feeds publicados no Instagram, o IGTV permite o upload de vídeos com até uma hora de duração, que não desaparecem após 24 horas após sua publicação. Todos os vídeos publicados pelo IGTV devem estar em tela cheia e no formato vertical.

Os canais do IGTV ficam associados a uma conta do Instagram, que pode ser comercial ou pessoal. Dessa forma, todos os seguidores da conta do Instagram podem assistir aos vídeos publicados no canal do IGTV sendo, inclusive, notificados no momento do upload de um novo vídeo.

Por que a sua marca deve investir no IGTV

O livro “A estratégia do oceano azul” faz uma analogia entre o oceano vermelho e o oceano azul. O primeiro é composto de empresas que brigam pelos mesmos clientes através de guerras de preços, enquanto o segundo é composto por empresas que deixam o preço de lado e se concentram em oferecer valor aos seu público, com uma proposta de negócios modificada.

O livro ensina que, para fugir da competição e se desenvolver em um oceano azul, ou seja, em um ambiente ainda inexplorado, é preciso saber enxergar novas oportunidades.

Sem dúvidas, o IGTV é como um oceano azul: uma nova plataforma, pronta para ser explorada e aproveitada pelas marcas. Com uma proposta diferenciada, em resposta ao novo comportamento do consumidor – atualmente, a maioria das pessoas acessam vídeos através do celular –  o IGTV desenvolveu uma nova maneira de assistir vídeos.

Nesse sentido, tudo indica que o sucesso da rede está apenas no início e que ainda vai ascender muito mais entre os instagramers.

Como construir uma estratégia para o Instagram TV?

IGTV

Agora que você já conhece o IGTV, a grande questão é: como usufruir da ferramenta para trazer resultados efetivos na estratégia de Marketing Digital da sua marca?

A verdade é que, assim como todas as demais funcionalidades disponíveis nas mais variadas redes sociais, antes de mais nada você precisa avaliar que vantagens ela pode trazer para o público que consome o seu produto ou o seu serviço.

Se você ainda não produz nenhum tipo de conteúdo em vídeo, vale a pena fazer uma pesquisa mais aprofundada e descobrir quais assuntos permeiam o universo de interesse do seu público-alvo, para então dar início à estratégia de conteúdo no IGTV. Você pode começar com vídeos de 10 minutos sobre cada assunto e testar a resposta dos usuários.

Em caso de dúvidas sobre quais assuntos abordar no IGTV da sua marca, temos uma sugestão estratégica: vasculhe os comentários de posts nas redes sociais de outras marcas que comercializem ou um produto ou serviço semelhante ao seu para ter ideias de conteúdo que você pode criar.

Experimente compor vídeos:

  • Esclarecendo questionamentos ou dúvidas
  • Explicando temas atuais relacionados ao universo de atuação da sua empresa
  • Trazendo convidados especialistas para dialogar com seus seguidores

Lembre-se de que, ao compor vídeos para o canal da sua marca, é imprescindível utilizar uma linguagem alinhada àquela do seu público-alvo. Pode parecer óbvio, mas muitas empresas ainda erram nessa etapa! Se você vende algo para jovens, por exemplo, seus vídeos precisam saber se comunicar com esse nicho.

E, por fim, uma última dica importante: conheça a plataforma na qual você vai entrar. O IGTV foi totalmente idealizado para a publicação de vídeos na vertical. Então, gravar e publicar seu conteúdo na horizontal simplesmente não faz sentido.

Estando atento a esses pontos, você já está um passo mais perto de utilizar o IGTV para se aproximar de seu público-alvo, trazer mais visibilidade à sua marca e, claro, converter mais vendas.

Então, gostou de saber mais sobre o IGTV? Se você possui outras dúvidas sobre a nova funcionalidade do Instagram, deixe o seu comentário!