Marketing nas redes sociais: quais são os canais essenciais para o seu negócio?
O marketing nas redes sociais não pode ser ignorado pelas empresas que buscam visibilidade. Veja como definir os canais essenciais para o seu negócio.
Marketing nas redes sociais é um assunto atual, que precisa ser compreendido e trabalhado por empresas que buscam expansão no meio digital. Mas, em meio a tantas opções, como definir os canais essenciais para o sucesso de seu negócio?
No post de hoje, vamos falar sobre marketing nas redes sociais e abordar algumas estratégias interessantes. Siga a leitura e confira! 😉
Por que investir em marketing nas redes sociais?
O marketing nas redes sociais é um dos segmentos que mais cresce no mundo. Muitas empresas enxergaram nos canais sociais a oportunidade de se aproximar de seu público e também gerar novos contatos.
Sabemos que, atualmente, ter um bom produto não é o suficiente. O que realmente vale para o público está exposto através da opinião de outros clientes, no conteúdo produzido pela marca em diferentes canais de comunicação e nas experiências que a sua empresa proporciona às pessoas.
A autonomia dada ao público faz com que marcas sigam a tendência de se aproximar dos consumidores. Logo, as redes sociais ficam em evidência, por serem os canais ideais para o relacionamento (como o próprio nome diz!) com o público atual e, também, para futuros clientes.
Como desenvolver uma estratégia de marketing nas redes sociais
O primeiro passo a ser dado por uma empresa que busca desenvolver uma estratégia de marketing nas redes sociais é compreender o público com o qual ela está dialogando. Isso para garantir que os esforços empreendidos serão assertivos. O seu negócio precisa entender as necessidades da pessoa com quem pretende dialogar.
A partir daí, as redes sociais devem ser direcionadas para cada tipo de público. Geralmente, os profissionais em marketing digital buscam redes como Facebook, Instagram, Youtube, sites e blogs. Mas essas redes serão escolhidas de acordo com as necessidades de cada empresa.
Por exemplo: para marcas que buscam a divulgação de produtos, o Instagram pode ser uma plataforma interessante, por ser focado em imagens. Já os blogs, utilizados por empresas de diferentes nichos, podem ser ótimas ferramentas para aprimorar o tráfego orgânico do site.
Portanto, esteja atento: primeiramente, é preciso entender os canais que seu público-alvo acessa, para então comunicar através das redes sociais. E claro, contar uma agência de marketing digital lhe proporciona a garantia de que essas plataformas sejam atualizadas.
Afinal, de nada adianta estampar várias redes com a imagem de sua marca e não atualizar o conteúdo ou responder ao público por esses canais, concorda?
3 redes sociais em evidência
Com as diversas plataformas existentes, pode parecer complicado encontrar a opção perfeita para o seu negócio. Por isso, separamos 3 redes sociais que estão em evidência no meio digital para que você comece a observar mais de perto:
1) Instagram
Lançado em outubro de 2010, ao longo dos anos o Instagram teve grande expansão, atingindo em 2017 mais de 800 milhões de usuários ativos por mês, com 500 milhões acessando o aplicativo todos os dias.
2) Youtube
De acordo com o Portal de Tecnologia IG, 95% dos internautas brasileiros acessam o site no mínimo 1 vez por mês. Além disso, 63% dos entrevistados entre 18 e 35 anos afirmam que não conseguiriam viver sem utilizar o site. São diferentes os tipos de propagandas que podem ser criadas nesta plataforma. Clicando no link a seguir, você descobrirá como fazer uma propaganda criativa no youtube!
3) Facebook
Uma pesquisa realizada em 2017 demonstrou que o Facebook é a rede social com maior número de acessos em todo o mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. Alguma dúvida da relevância da rede para o marketing digital?
Então, gostou de saber mais sobre a importância do marketing nas redes sociais? Não esqueça de compartilhar!