Imagem de destaque do post Mensurar resultados na internet: o hábito essencial para criar estratégias de marketing digital que vendem Imagem de destaque do post Mensurar resultados na internet: o hábito essencial para criar estratégias de marketing digital que vendem

Mensurar resultados na internet: o hábito essencial para criar estratégias de marketing digital que vendem

O hábito de mensurar resultados na internet é essencial para direcionar um plano estratégico. Neste post, apresentamos algumas ferramentas para isso!

Categorias:

Se você chegou até aqui, provavelmente já está ciente da importância do marketing digital para o sucesso de um negócio. Porém, de nada adianta investir inúmeros esforços em publicidade sem o hábito de mensurar resultados na internet. Afinal, sem ele, como você irá guiar suas ações de comunicação na web?

No post de hoje, você irá compreender a importância de mensurar resultados na internet, bem como as diferentes maneiras de realizar a avaliação do desempenho de seus esforços em marketing digital.

A seguir, explicaremos tudo sobre o assunto. 😉

Como mensurar resultados na internet?

Depois de todos os esforços empreendidos para um plano de Marketing Digital, é chegada a hora de mensurar os resultados obtidos. Afinal, as análises de resultados permitem a criação de estratégias mais fortes, que aumentam o reconhecimento da marca perante o público e, consequentemente, resultam num maior faturamento ao seu negócio.

Na internet, a mensuração de resultados ocorre de diferentes formas. Por isso, é necessário o entendimento de cada tipo de ferramenta. Veja, abaixo, alguns exemplos:

Mensuração de Resultados no Instagram

Se você investe no Instagram, é importante estar por dentro do Instagram Insights, uma plataforma dentro da própria rede social que permite o monitoramento de seus anúncios e a mensuração dos resultados. Através da ferramenta, é possível avaliar dados de seguidores, engajamento, impressões, visualizações e outras informações em publicações e stories.

Mensurar resultados no Instagram é fácil e permite que o usuário avalie seus resultados pelo próprio aplicativo, coletando dados importantes sobre o perfil de seu público-alvo e o desempenho do conteúdo postado. Porém, certo nível de conhecimento é exigido para a tradução das métricas.

Mensuração de Resultados em Sites

Em sites, uma das melhores ferramentas para gerenciamento de dados é o Google Analytics. Ele fornece dados diários, que possibilitam o entendimento de como os visitantes interagem com o site, guiando investimentos futuros. Além disso, o Google Analytics permite verificar o tempo de permanência dos usuários no site, páginas visitadas e média de visitas em cada uma delas, além de diversos outros dados.

Mensuração de Resultados no Youtube

Assim como no Instagram, o Youtube permite a mensuração de resultados diretamente pela plataforma, através do Youtube Analytics, sem ser necessário o uso de ferramentas extras. Com o Youtube Analytics, você poderá avaliar a performance de seu canal, assim como de seus anúncios.

3 ferramentas para mensurar resultados na internet

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para acompanhar resultados na internet. Entre elas, três merecem destaque:

  • Google Analytics: uma das ferramentas atuais mais utilizadas e conhecidas, que tem como objetivo principal o entendimento do comportamento de navegação dos usuários que acessam seu site.
  • Serpfox: serve para acompanhar, em tempo real, os resultados no Google para determinada palavra-chave. Assim, é possível compreender o que está ou não funcionando para um site.
  • SEMrush: ferramenta paga, que permite a análise minuciosa de palavras-chave, análise global do site e análise de concorrência, entre outras funções.

Diante de diversas ferramentas, é essencial ter expertise para mensuração correta dos resultados obtidos com as estratégias empreendidas. Além disso, é preciso ter noção dos objetivos de seu negócio, para uma captação e análise de dados assertiva que possa determinar as decisões adequadas para os próximos esforços em marketing digital.

Por isso, contar com o auxílio de uma agência como a Marke pode ser um fator decisivo para o sucesso de seu plano de marketing digital.

Gostou de entender como ocorre a mensuração de resultados na internet? Não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais!