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Meu site não aparece no Google, e agora?

É comum vermos pessoas se perguntarem "meu site não aparece no Google e agora?". No post de hoje apresentamos 4 motivos e uma solução!

13 de agosto de 2024
Categorias:
  • Otimização SEO
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Redação Marke

Se você tem uma empresa e nunca procurou pelo seu nome ou do seu produto/serviço no Google, nós te convidamos a fazer isso agora. E aí? O que encontrou? Nada? Algo perdido muitas páginas depois? Se sim, você deve estar se perguntando “meu site não aparece no Google, e agora?”.

Calma, isso é algo recorrente.

Mesmo depois de planejar e investir em um site, existem alguns pontos que quando deixam de ser observados resultam nessa “invisibilidade” online.

E, vamos combinar, sem aparecer no Google, é como se nem estivéssemos na internet. Certo?

Afinal, de acordo com o portal Internet Live Stats, existem mais de 1 bilhão e 700 mil de websites no mundo.

Além disso, somente hoje, até o momento em que esse post foi finalizado, foram realizadas mais de 3 bilhões e 800 mil buscas no Google.

E a verdade é que são vários os motivos que podem fazer com que seu site não apareça no ranqueamento principal do site de busca.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

Meu site não aparece no Google, e agora? Confira 4 possíveis motivos para que isso aconteça

Se o seu site não está aparecendo no Google, pode haver várias razões para isso. Aqui estão os 4 principais motivos que podem estar impedindo a indexação do seu site:

1 – Problemas na indexação

Não espere que seu website apareça na primeira página de busca logo na primeira semana em que ele está no ar. Dê tempo para que o Google o indexe.

Indexação é o processo de revisão de seu site pelo Google para entender se ele é relevante ou não.

Isso acontece através de análise de dados como meta-títulos, meta-descriptions, atributos alt e mais.

Muitos destes atributos estão relacionados ao item a seguir, mas é sempre bom checar ferramentas como o Google Search Console para descobrir problemas de código ou conteúdo que podem estar prejudicando sua indexação.

2 - Falta de otimização (SEO) para mecanismos de busca

Você sabe o que é SEO (Search Engine Optimization)? Basicamente é um conjunto de técnicas que contribuem para a melhoria dos resultados e posicionamento de um site nos mecanismos de busca como o Google, Bing, Yahoo e até mesmo o Youtube.

É com o SEO que você ganha destaque na internet. Você não pode esperar que o Google simplesmente ponha seu site no topo de suas descobertas. Você tem que se fazer ser encontrado por ele.

Existem diversas boas práticas para ganhar pontos no rankeamento do Google, entre elas: uso criterioso e estratégico de palavras-chave, links internos, aplicação correta de meta tags, conteúdo relevante e outros fatores.

Dessa forma, o Google irá avaliar seu site e entenderá que ele é relevante para aparecer em sua tão requisitada busca.

3- Uso de palavras-chave de alto custo

Não pense que, após estar indexado no Google, basta sair usando e abusando das palavras-chave mais abrangentes para seu serviço ou produto.

Afinal de contas, assim como você tem concorrentes em lojas físicas, você tem concorrentes que estão atrás dessas mesmas palavras mais valiosas.

Por isso, palavras-chave ditas “cauda curta” costumam envolver muito mais concorrência (e serem muito mais caras) que as “cauda longa”.

Um exemplo, se você possui uma loja de condimentos culinários, a palavra “molho de pimenta” por si só não levará seus clientes até seu site.

Já uma variação mais longa, como “molho de pimenta chipotle para churrasco” é muito mais específico, logo, será buscado muito menos vezes, porém, quando o for, é seu site que será encontrado.

Sendo assim, é necessário produzir o conteúdo do site com variações de cauda longa para ganhar relevância no Google e conquistar resultados em busca.

4 – O Google penalizou seu site

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e conta com sofisticado sistema de inteligência artificial que coordena seus resultados de busca.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda acham que podem burlar seu sistema. É. Isso acontece.

A verdade é que práticas de Black Hat, como são conhecidas as tentativas de “hackear” o sistema de busca e aparecer entre os primeiros resultados costumam ser penalizadas brutalmente pelo Google, jogando seu site lá para os últimos resultados.

Como melhorar o ranqueamento do seu site no Google?

Bom, agora que você já sabe quais são os principais motivos que podem impedir o seu site de estar nos primeiros resultados de buscas no Google, é importante entender que melhorar este ranqueamento envolve uma combinação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e estratégias de marketing digital. Para isso, comece pelo básico, como:

Pesquisa de palavras-chave

Identifique palavras-chave relevantes para o seu setor e público-alvo. Use ferramentas como o Google Keyword Planner, SEMrush ou Ahrefs para encontrar termos que as pessoas estão pesquisando.

Conteúdo de qualidade

Crie conteúdo útil, informativo e bem escrito que responda às perguntas e necessidades do seu público. O conteúdo deve ser relevante e oferecer valor real aos usuários.

Otimização on-page

As otimizações on-page são práticas de SEO realizadas diretamente em seu site para melhorar sua visibilidade e classificação nos motores de busca, como, por exemplo:

  • Título e Meta Descrições: Inclua suas palavras-chave principais nos títulos e nas descrições meta. Eles devem ser atraentes e descritivos.
  • Tags de Cabeçalho: Use tags H1, H2, H3, etc., para estruturar o conteúdo e facilitar a leitura.
  • URLs Amigáveis: Mantenha URLs curtas, descritivas e que incluam palavras-chave relevantes.

Otimização para dispositivos móveis

Certifique-se de que seu site seja responsivo e ofereça uma boa experiência em dispositivos móveis. O Google prioriza a indexação mobile-first.

Velocidade de carregamento

Sites rápidos oferecem uma melhor experiência ao usuário e são favorecidos pelo Google. Utilize ferramentas como o Google PageSpeed Insights para verificar e melhorar a velocidade do seu site.

Link Building

Construa backlinks de qualidade a partir de sites relevantes e respeitáveis. Links externos são um fator importante para a autoridade do seu site.

SEO Técnico

  • Sitemap XML: Ajuda os motores de busca a indexarem seu site mais facilmente.
  • Robots.txt: Certifique-se de que seu arquivo robots.txt não está bloqueando páginas importantes.

Engajamento e interação

Incentive a interação dos usuários através de comentários, fóruns e redes sociais. Engajamento pode ser um sinal de relevância e qualidade para o Google.

Atualização de conteúdo

Mantenha seu conteúdo atualizado e relevante. Posts antigos podem ser revisados e melhorados para refletir novas informações e práticas.

Análise e ajustes

Use ferramentas como Google Analytics e Google Search Console para monitorar o desempenho do seu site, identificar problemas e ajustar suas estratégias conforme necessário.

Implementando essas práticas, você pode melhorar o ranqueamento do seu site no Google e aumentar sua visibilidade e tráfego orgânico.

Mas, afinal, qual é a solução? Seu site precisa de uma auditoria!

Como mostramos aqui, são vários os motivos que afastam um site das primeiras posições no ranking do Google.

Para melhorar a performance, não há segredo. A melhor opção é buscar a ajuda de quem sabe.

Aqui na Marke Marketing Digital, temos a expertise para entender seus erros e acertos e fazer sua marca despontar no Google através da consultoria SEO e criação de sites otimizados e responsivos.

Então, que tal entrar em contato com nossa agência de marketing digital?

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