Advertorial: O que é? Conheça as vantagens dessa estratégia
Você sabe o que é advertorial? Saiba o que significa essa estratégia e quais são as vantagens que ela oferece. Confira!
Você sabe o que é um advertorial? Para que serve? Conheça mais sobre essa estratégia de vendas e saiba quais são as vantagens que ela oferece
Advertorial é uma estratégia de peça publicitária que se apresenta em forma de uma matéria jornalística, mas na realidade, é uma propaganda de produtos ou serviços. Em resumo, é como se fosse uma reportagem, mas com o propósito de promover algo.
O termo "advertorial" é a combinação das palavras "advertisement" (anúncio em inglês) e "editorial" (editorial em português), e seu significado em português é basicamente:"publieditorial".
Essa abordagem procura integrar uma mensagem publicitária que se assemelha a uma notícia, mas, na realidade, é uma forma de publicidade contextualizada, criada para se parecer com conteúdo editorial.
Você provavelmente já se deparou com um advertorial enquanto navegava na internet. Esses conteúdos que integram publicidade como matérias jornalísticas para uma experiência mais fluida são cada vez mais recorrentes uma vez que buscam passar a autoridade de uma matéria jornalística para transformá-la em um negócio real.
Estamos constantemente cercados por informações, seja online ou fora das redes, seja por meio de outdoors e/ou peças publicitárias. Esse constante "bombardeamento" de informações faz parte de um cenário de comunicação e marketing, onde as empresas buscam atrair a atenção dos consumidores para transmitir suas mensagens. O próprio marketing de guerrilha, como era conhecido nos anos 2000, mas repaginado.
Apesar disso, muitos de nós não têm ciência de que determinadas táticas de vendas são apresentadas de maneira "disfarçada", como se fossem informações genuínas. Um exemplo disso são as estratégias implementadas através de um advertorial.
Abaixo, você entenderá melhor como esse processo funciona e conhecerá o processo criativo com passo a passo do Advertorial.
O que é um advertorial?
Como já dito acima, o advertorial é uma peça publicitária que aos olhos do leitor parece uma matéria jornalística, tentando parecer autêntica. Normalmente inseridos em contextos editoriais, como no meio de reportagens ou artigos, buscam uma associação suave entre o conteúdo publicitário e o editorial, visando chamar a atenção dos leitores de forma menos intrusiva que os anúncios tradicionais.
Por exemplo: Sabe aquela situação em que você está lendo uma matéria e, logo abaixo, encontra outra com um título provocativo, como "Você não vai acreditar como fulano de tal perdeu tantos quilos em um mês " (onde geralmente é posto no conteúdo algo para você comprar ou contratar). Esse tipo de conteúdo, embora pareça uma reportagem, na verdade, é um advertorial, ou seja, uma peça publicitária disfarçada de notícia.
As reportagens mencionadas têm o objetivo de direcionar os leitores para uma Landing Page (página de destino) ou para uma peça publicitária que os incentiva a tomar uma determinada ação, como clicar em um link, fazer uma compra, ou preencher um formulário.
As principais personalidades de um advertorial
Agora que você compreende o conceito de advertorial, é essencial conhecer suas principais características. Para facilitar, planejamos um infográfico que você pode conferir a seguir.
Outras orientações para somar no seu advertorial
Criar um post advertorial é uma ideia muito inteligente para chamar a atenção do público trazendo ainda mais visibilidade para a sua marca com boas chances de conversões.
Veja abaixo, algumas vantagens que o advertorial pode te beneficiar:
Chamar a atenção do leitor
A importância de atribuir um propósito claro ao seu advertorial e a necessidade de incentivar os usuários a realizar a ação desejada para atingir esse propósito. Portanto, se o foco é converter um produto, sugere-se colocar uma chamada para ação (CTA), como "obtenha agora" ou "não perca essa chance ". É crucial que o usuário compreenda a necessidade de agir.
A eficácia dessa abordagem está diretamente ligada à qualidade do advertorial, que deve comunicar a mensagem desejada de maneira convincente e persuasiva. Destaca-se a importância de um trabalho cuidadoso na criação do advertorial para garantir que o usuário esteja bem informado e motivado a agir conforme pretendido.
Conte histórias
Comente como o seu serviço ou produto foi elaborado, a forma que ele foi transformado para ajudar a vida de quem aplica. Isso é o que chamamos de storytelling, ou seja: Um jeito de contar a história de sua empresa de forma relevante fazendo com que os leitores se interessem ainda mais pelo o que você está oferecendo.
Onde anunciar com advertoriais?
Existem plataformas especializadas na promoção de incluir advertorial, sendo as principais o Outbrain e o Taboola.
Esses anúncios, conhecidos como "Native Ads", não interrompem a experiência do usuário durante a navegação, ou seja, são integrados de forma natural ao conteúdo.
Tais plataformas mantém parcerias estratégicas com os principais sites e portais de notícias, assegurando a veiculação do seu advertorial em locais de grande circulação.
O êxito do advertorial no cenário do marketing digital reside justamente nisso: onde há relevância para o usuário.
Para que serve um advertorial?
Um advertorial serve para promover produtos ou serviços de forma sutil, integrando-se a conteúdos editoriais para captar a atenção do público de maneira menos intrusiva, buscando influenciar ações específicas, como a compra de um produto.
Como criar um advertorial?
Para criar um advertorial, é preciso seguir alguns passos importantes. Confira quais são eles:
1- Definir o público-alvo
Primeiro, é preciso entender quem é o público-alvo e criar um conteúdo de qualidade e que faça sentido para essas pessoas.
2- Criar uma manchete
Além do conteúdo atraente e de qualidade, deve ser pensado em um título (manchete) objetivo e interessante.
3- Utilizar storytelling
É aconselhável o uso de storytelling, criando uma história envolvente sobre o produto/serviço e que possa gerar empatia.
4- Pensar em uma identidade visual
Também é necessário pensar em uma boa identidade visual para o advertorial, de preferência que tenha relação com o produto ou serviço que está sendo divulgado.
5- Não esquecer do CTA!
Outro item indispensável na criação de um advertorial é a chamada para a ação, para levar o leitor para a compra.
Então, de forma geral, um bom advertorial deve conter:
- Cabeçalho;
- Manchete;
- Conteúdo atraente;
- Autoridade;
- Storytelling;
- Call to action (CTA).
O que é advertorial VSL?
Advertorial VSL é uma estratégia de marketing que utiliza um vídeo para comunicar mensagens persuasivas de vendas, semelhante ao formato tradicional de uma carta de vendas.
O significado das siglas VSL é "Vídeo Sales Letter" que se resume em uma apresentação de vendas em formato de vídeo.
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