Imagem de destaque do post O que é algoritmo? Saiba o que influencia suas buscas Imagem de destaque do post O que é algoritmo? Saiba o que influencia suas buscas

O que é algoritmo? Saiba o que influencia suas buscas

Você sabia o que é algoritmo e como ele influencia a sua vida na Internet? Acesse nosso blog e descubra como melhorar suas buscas!

Categorias:

Você já se deu conta do que é algoritmo e como ele influencia a sua rotina na Internet? Talvez você ainda não saiba, mas o algoritmo é o grande responsável pelos resultados que você encontra em sites como o Google, Facebook e outros.

Quer saber mais sobre os algoritmos?

Siga a leitura!

Entenda o que é algoritmo

Então, você sabe o que é algoritmo?

Se você trabalha com Marketing Digital ou está em busca de alavancar os seus negócios por meio de estratégias online, provavelmente já ouviu falar no termo.

Em resumo, podemos definir um algoritmo como uma “receita”, que ensina os procedimentos necessários para a resolução de um problema.

O conceito de algoritmo existe há séculos e sua utilização pode ser atribuída a matemáticos gregos.

Atualmente, o conceito de algoritmos se popularizou com o crescente uso de plataformas digitais, como por exemplo os mecanismos de busca.

Como funcionam os algoritmos do Google?

Agora que você já sabe o que é algoritmo, deve estar se perguntando qual a sua relação com os mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Podemos entender o algoritmo do Google como um sistema que busca respostas corretas para as perguntas de seus usuários.

Por exemplo: se você chegou até aqui, deve ter realizado alguma busca no Google similar com “o que é algoritmo” ou “o que significa algoritmo”.

O algoritmo do Google, então, levou você para diferentes opções de blogs e sites com o objetivo de esclarecer a sua pergunta.

Se você chegou até aqui, foi porque soubemos utilizar os algoritmos do Google de maneira inteligente, através de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e, claro, um conteúdo relevante, que responde a sua pergunta inicial.

Esse algoritmo deve ser constantemente atualizado e otimizado para que as respostas que o Google entrega ao usuários sejam cada vez mais exatas. Dessa forma, a plataforma recebe atualizações diárias, em busca de melhorar a experiência do usuário.

E como funcionam os algoritmos de outras redes sociais?

Outras plataformas digitais também fazem o uso de algoritmos. Podemos citar como exemplo o Facebook, empresa americana com mais de 2,6 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.

Assim como no Google, o algoritmo do Facebook é um recurso utilizado para determinar o que é posto em relevância em suas buscas ou tela principal.

Em geral, os usuários do Facebook costumam prestar atenção em apenas 20% dos posts que veem durante o dia.  A rede utiliza diferentes fatores individuais que tentam traduzir o que esses 20% tem de diferença em relação às outras postagens. Assim, com os dados que coleta, ele realiza combinações e define o que deve ou não aparecer em seu feed.

Em resumo, 4 fatores impactam a possibilidade do conteúdo ser (ou não) apresentado ao usuário: a pessoa que postou, o momento da postagem, o tipo de conteúdo que é relevante para você e o engajamento com o post. Tudo isso, com base em suas experiências anteriores na plataforma.

Após ler todas as informações do artigo, você deve estar se perguntando: como usufruir dos benefícios do algoritmo a favor do meu negócio?

O segredo para sua marca permanecer no topo está, justamente, em conhecer e dominar as ferramentas dadas pelas próprias plataformas. E, se você não está em constante atualização sobre o tema, talvez a melhor opção seja contar com uma agência especializada em Marketing Digital como a Make.

Então, gostou do artigo? Comente!