Imagem de destaque do post O que é B2B e B2C? Como definir sua persona na internet Imagem de destaque do post O que é B2B e B2C? Como definir sua persona na internet

O que é B2B e B2C? Como definir sua persona na internet

Quer descobrir o que é B2B e B2C? É hora de esclarecer suas dúvidas sobre o que são os termos e como eles podem ajudá-lo a criar uma estratégia de marketing efetiva. Confira!

Categorias:

Você sabe o que é B2B e B2C? Os termos, que ganham notoriedade nos últimos anos, precisam ser compreendidos por empreendedores que desejam entender as suas personas e o seu respectivos processos de compra na internet.

Continue a leitura para esclarecer todas as suas dúvidas!

Você sabe o que é B2B e B2C? Entenda o significado dos termos

B2B e B2C são termos que ganharam notoriedade nos últimos anos. Muito citadas por administradores, profissionais de marketing e comunicadores, as siglas surgiram devido à evolução dos diferentes tipos de venda ao longo dos tempos, o que contribuiu para o desenvolvimento de modelos de negócios específicos.

O termo B2B significa business-to-business e é a abreviação dessa expressão em inglês que, em sua tradução, significa venda entre empresas, ou seja, se refere a duas empresas que realizam transações comerciais. Dessa forma, entende-se que o público-alvo de determinado negócio não é o consumidor final, mas sim outras empresas.

Como exemplo, podemos citar as redes varejistas que precisam comprar produtos ou matérias-primas de terceiros, para então repassar a mercadoria para o seu consumidor final.

Já B2C é a abreviação de business-to-consumer, que em português significa venda para o consumo, se refere ao modelo de venda onde uma empresa comercializa para um cliente final. Esse tipo de transação é o mais comum e pode ser encontrado por exemplo em lojas de varejo, e-commerces, entre outros.

A diferença entre a persona B2B e B2C

Para que um negócio tenha sucesso, é essencial que o empreendedor tenha total clareza de sua proposta de negócio e saiba qual é o público que ele pretende atingir. Somente a partir desses pontos ele conseguirá desenvolver uma estratégia de Marketing Digital que seja adequada aos seus desafios.

A compreensão das personas, em especial, é um passo muito importante para o sucesso de qualquer negócio. As personas são a representação fictícia do seu cliente ideal e se baseiam em dados reais sobre o seu comportamento, características demográficas, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Através da criação de uma persona, conseguimos definir a linguagem a ser utilizada nas estratégias de marketing digital, identificando o tipo de conteúdo a ser produzido, quais redes sociais devem ser utilizadas, entre vários outros aspectos.

Dessa forma, compreender se o seu público é B2B ou B2C é fundamental. Afinal, somente dessa forma você poderá direcionar suas ações de comunicação de forma efetiva. É fundamental entender a persona de seu negócio, seja ela B2B ou B2C, avaliando suas necessidades, paixões, comportamentos e fontes de informação.

Entenda, abaixo, as principais diferenças entre consumidores B2B e B2C segundo o portal Iron Springs Design:

Business-to-Business (B2B)

  • Os compradores normalmente tomam decisões coletivas como uma empresa, pesando os prós e contras das soluções disponíveis para seus problemas.
  • Não há compras por impulso.
  • Eles contam com a entrega de uma proposta de valor e conteúdo educacional orientado para ajudar a tomar decisões.
  • Necessidade de estabelecer confiança e credibilidade antes da compra.

Business-to-Consumer (B2C)

  • As compras são tipicamente baseadas em uma decisão individual.
  • As compras são mais emotivas e menos lógicas.
  • Fazem compras com base em suas próprias percepções, desejos e necessidades.
  • As compras podem ser impulsivas.
  • Então, esclareceu as suas dúvidas sobre o que é B2B e B2C e suas respectivas personas? Deixe o seu comentário!