O que é ROI e como saber se o investimento em publicidade dá retorno?
Você sabe o que é ROI? Leia o texto e conheça essa importante métrica para o Marketing Digital. Saiba como ela pode ser útil. Confira!
Você sabe o que é ROI?
ROI é uma sigla para “Return over Investiment” que em português significa “Retorno sobre Investimento”. É através do ROI que medimos o sucesso obtido por uma estratégia de marketing digital.
O ROI indica os ganhos ou perdas de uma empresa de acordo com cada investimento realizado, como em campanhas de captação de leads, estratégias para fidelização de clientes, entre outras.
Os parâmetros de medida do ROI apresentam quais aplicações são mais eficientes e com isso podem ser otimizadas para gerar um desempenho ainda melhor.
Quer saber mais sobre o que é ROI e como essa métrica pode ser aplicada? Continue a leitura deste artigo e saiba mais!
O que é ROI e qual sua importância?
Investir nas redes é indispensável para qualquer segmento, e existem diversas ações de marketing digital que podem impulsionar as ações da sua empresa através da internet.
Mas, apesar de muito eficientes, essas estratégias podem ter resultados variados que dependerão de diversos fatores, como o mercado e o público-alvo de cada empresa ou marca.
Por isso, para obter o êxito desejado, é necessário eleger as ações certas para o seu negócio, como o investimento no público-alvo correto.
O ROI permite a identificação do custo e benefício de cada estratégia, qual foi responsável pela maior geração de leads, qual se mostrou mais eficaz e em qual delas a verba foi melhor aplicada.
Além disso, o retorno sobre investimento mostra quais ações estão dando mais resultado, sendo crucial para definir quais campanhas continuar, reforçar, ajustar, corrigir ou cancelar.
Como aplicar o ROI?
Agora que você já sabe o que é ROI, vamos mostrar como funciona a aplicação dessa métrica na prática.
Para aplicar corretamente o ROI em suas estratégias, é importante compreender como funciona a fórmula do ROI. O cálculo é simples, veja abaixo:
1. Considere o valor investido (custo) na ação e o valor (receita) obtido através dela;
2. Faça o seguinte cálculo: Subtraia a receita pelo custo, divida o resultado pelo custo e multiplique por 100.
Ou seja: ROI = (Receita – Custo) x 100 / Custo
Esse cálculo resultará no seu percentual de ROI. E esse resultado poderá avaliar o negócio como um todo ou apenas um projeto específico. Para facilitar o entendimento, veja o exemplo abaixo:
Uma empresa fatura R$ 50 mil e destes, R$ 15 mil são oriundos de e-commerce. Para manter o site, é preciso gastar R$ 5 mil, enquanto a loja física precisa de R$20 mil para funcionar. Logo, o ROI do e-commerce é:
ROI = (15.000 – 5.000) x 100 / 5.000
ROI = 10.000 x 100 / 5.000
ROI = 200%
Desta forma, entende-se que 200% seria retorno, ou seja, a cada R$1 investido, você recebe R$2 de lucro.
Os resultados acima foram positivos, mas costumam variar. Tudo dependerá dos tipos de ações realizadas.
No caso de resultados negativos, a empresa pode buscar onde melhorar e realizar as modificações necessárias para obter uma boa resposta.
A prática de calcular o ROI nos motiva a realizar as seguintes análises:
- O que me fez chegar nesse resultado?
- O que foi feito ou deixou de ser feito?
- Quais as características que as estratégias com resultados positivos possuem que podem ser replicadas em outras ações?
- As ações com resultados positivos possuem alguma semelhança?
- Se comparado com seus concorrentes, sua empresa possui resultados melhores?
Outras métricas do Marketing Digital
Além do ROI, outras métricas também contribuem para mensurar os resultados de uma estratégia de marketing digital.
Abaixo, vamos citar algumas mais importantes:
1 – CTR
Click Through Rate, ou Taxa de Cliques, é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido. Ou seja, cliques ÷ impressões = CTR.
2 – CPA
É o “Custo por Aquisição”, que pode ser o download de um material, o preenchimento de um formulário de cadastro ou a compra de um produto, dependendo do evento que você irá considerar como aquisição.
3 – CPL
Significa “Custo por Lead”, ou seja, refere-se ao valor que está custando para adquirir cada lead.
Em geral, para que uma pessoa seja considerada lead ela deve preencher um formulário com dados de contato, por exemplo. O CPL deve possuir um valor baixo, pois nem todo o lead vira um cliente.
4 – CPC
Chamado de “Custo por Clique”, o CPC é o valor cobrado pelas plataformas de anúncio por um clique no seu anúncio. Diferente do custo por lead, neste caso é considerado só o acesso à página de destino, então não é garantido o contato ou compra do produto.
5 – CPM
Significa “Custo por Mil” e consiste no valor que é cobrado por mil impressões de um anúncio. Tende a ser um indicador mais usado para reconhecimento de marca.
Como saber qual indicador analisar?
A definição do indicador a ser utilizado dependerá do objetivo definido para a campanha. Se, por exemplo, o objetivo da campanha é gerar visitas ao site, você pode considerar o CPC.
No caso de uma campanha de cadastros, é importante você monitorar o CPL ou o CPA. Já no caso de uma campanha para conhecimento ou fortalecimento de marca, o CPM é um dos mais indicados.
Mas, independentemente de qual for o seu objetivo, certamente o controle dos gastos é importante, certo? Por isso, o ROI é indispensável para que a empresa tenha o controle do investimento em publicidade e saiba se a estratégia está dando retorno ou não.
Agora que você sabe o que é ROI e qual a importância dele para o seu negócio, podemos começar a analisar seus investimentos e entender no que vale a pena concentrar-se daqui pra frente!
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