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Saiba mais sobre os tipos de campanha para Facebook

Conheça diferentes tipos de campanha para Facebook. Saiba a diferença entre cada uma delas e descubra qual faz mais sentido para seu negócio!

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Nicole Fritzen
Editora e Redatora de Conteúdo

Agora que você já conhece os tipos de campanha para Google Ads, vamos apresentar os tipos de campanha para Facebook.

O Facebook dispõe de muitos recursos para anunciar, de acordo com o objetivo do seu negócio. 

Os anúncios veiculados nesta rede social são bem importantes para promover os serviços da empresa, aumentar o interesse do público no seu negócio e ainda dar visibilidade para sua marca!

E o processo é bem simples: além de ter uma conta nesta rede social, é preciso criar uma conta também no Gerenciador de Anúncios, plataforma responsável por criar, personalizar e disparar os diferentes tipos de campanha.

Além disso, a plataforma também permite uma alta segmentação do público, o que permite direcionar o anúncio com base em características e interesses pessoais.

Siga a leitura deste artigo e saiba mais sobre os diferentes tipos de campanha para Facebook. Confira!

Tipos de campanha para Facebook: conheça os principais

O Facebook possui muitas opções de anúncios que podem ser veiculados, cada um com uma especificidade e objetivo.

A seguir, vamos mostrar os principais tipos de campanha para Facebook.

1 – Imagem

Um dos recursos mais tradicionais e utilizados é o de imagem. Esse tipo de campanha consiste no uso de uma imagem que será compartilhada no Feed de Notícias e que vai divulgar o produto ou serviço da empresa ou marca.

Mas só uma boa imagem não basta: é preciso também pensar em um texto persuasivo, ou seja, um bom copywriting, para atrair as pessoas e garantir bons resultados para a campanha.

Além disso, as imagens precisam estar com os devidos padrões do Gerenciador de Anúncios, com resolução de pelo menos 1080 x 1080 pixels e em formato JPEG ou PNG.

Por isso, escolha uma imagem interessante e relevante para o seu negócio, escreva uma mensagem clara e objetiva e divulgue o anúncio!

2 – Vídeo

Outro formato bastante tradicional é o de vídeo. Com esse recurso, você pode incluir movimentos e sons para divulgar o produto ou serviço da empresa.

Por serem um recurso audiovisual, os vídeos têm um apelo mais mais engajante e são uma ótima estratégia de divulgação, com alta capacidade de atrair e chamar a atenção do público

Eles devem ter formato MP4, MOV ou GIF, e as legendas são opcionais, mas recomendadas, principalmente devido ao fato de muitos usuários navegar pelo feed ou stories com o som desativado.

Assim como os anúncios por imagem, os vídeos também podem ter pequenos textos de copy para complementar a mensagem que se pretende entregar. 

3 – Carrossel

No formato carrossel, podem ser incluídas até 10 imagens ou vídeos em um único anúncio – cada um com título, descrição, link e CTA próprios.

Para visualizar, as pessoas podem clicar nas setas ou, em caso dos dispositivos móveis, deslizar sobre a tela para ver todas as imagens.

Com esse recurso, é possível incluir vários produtos diferentes em um único anúncio, o que facilita a experiência do usuário, que pode ter informações e detalhes sobre os serviços e mercadorias oferecidas pela empresa e também traz uma maneira criativa para divulgar seu negócio.

4 – Coleção

Os anúncios do formato coleção são voltados para dispositivos móveis. Ou seja, para quem deseja anunciar produtos ou serviços para mobile.

Os anúncios em coleção facilitam a descoberta, a navegação e a compra de produtos e serviços diretamente no dispositivo móvel de um jeito visual e atraente.

Esse tipo de anúncio permite incluir uma imagem ou um vídeo da capa, seguido de quatro imagens de produtos. 

Quando uma pessoa clicar em um anúncio em coleção, ela terá uma experiência instantânea (também chamada de Canvas), de tela cheia, capaz de gerar mais engajamento e incentivar o interesse e a atenção do consumidor.

5 – Apresentação de slides (slideshow)

A apresentação de slides é um tipo de anúncio de vídeo criado a partir de uma série de imagens (você pode carregar de três a sete fotos) que possam contar a história do seu negócio.

A apresentação das imagens deve ser curta, de 5 a 15 segundos. As fotos podem ser escolhidas a partir de vídeos existentes, sessões de fotos ou até mesmo do banco de imagens do Facebook. 

O objetivo desse anúncio é criar vídeos leves, envolventes e que possam ser reproduzidos em locais com conexão limitada ou em dispositivos móveis mais simples. Além disso, esse formato reduz a necessidade de recursos e tempo de produção de vídeo.

um celular logado no Facebook e a palavra social media ao lado, para ilustrar tipos de campanha para Facebook

6 – Experiência instantânea

A experiência instantânea é um tipo de anúncio também voltado para os dispositivos móveis. Ele aparece em tela cheia depois de um clique no anúncio, o que promove uma experiência completa para o usuário.

Com a experiência instantânea, é possível atrair e captar a atenção das pessoas, contar uma história sobre seu negócio, divulgar produtos ou serviços e adicionar diferentes tipos de formatos e conteúdos. 

7 – Anúncios dinâmicos

Os anúncios dinâmicos veiculam de forma automática serviços ou ofertas relevantes com base em interesses, intenções e ações das pessoas. 

Esse tipo de anúncio elimina o desafio de criar anúncios individuais para cada item vendido pela empresa. 

Ou seja, em vez de configurar vários conjuntos de anúncios manualmente, é possível criar um catálogo com todos os produtos e serviços e assim promover os itens para as pessoas que demonstraram interesse. 

8 – Anúncios de leads

Os anúncios de leads funcionam da seguinte maneira: quando alguém tocar no seu anúncio, aparecerá de forma automática um formulário com informações de contato compartilhadas com o Facebook. 

Assim, as pessoas podem receber as informações que desejam (como boletins informativos, ofertas, informações sobre eventos ou sobre produtos), e você gera um cadastro para seu negócio.

Esse tipo de anúncio simplifica o processo de cadastro a partir de dispositivos móveis, ajudando as empresas a serem alcançadas por pessoas interessadas nos seus negócios.

9 – Anúncio com enquete

Neste tipo de anúncio, você pode usar enquetes com duas respostas para interagir com o público do seu negócio. 

Ao adicionar uma enquete ao anúncio de vídeo no Gerenciador de Anúncios, ela aparece em dispositivos móveis no Feed de Notícias do Facebook.

Para veicular o seu anúncio com enquete, será necessário carregar um formato de arquivo compatível e verificar a taxa de proporção mínima para cada posicionamento.

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