tráfego orgânico
Confira 3 dicas para melhorar o tráfego orgânico do seu site
1 de fevereiro de 2018
whatsapp para negocios
Whatsapp para negócios: fique por dentro da novidade
15 de fevereiro de 2018

Entenda as polêmicas mudanças do alcance orgânico no Facebook

alcance organico Facebook

Aquilo que as marcas presentes no meio digital mais temiam aconteceu: neste ano, o alcance orgânico no Facebook sofreu alterações devido a novas mudanças no algoritmo, diminuindo drasticamente o alcance das postagens. Agora, as publicações favorecidas no feed do Facebook são postagens de amigos, familiares e grupos.

No post de hoje, você vai entender como solucionar a questão e em quais casos as publicações no Facebook ainda geram resultados vantajosos para a sua marca. Continue a leitura! 😉

Como a mudança de algoritmo impacta no alcance orgânico do Facebook

Em janeiro deste ano, Zuckerberg anunciou em sua página pessoal a notícia de que, nos próximos meses, o algoritmo do Facebook irá priorizar postagens de familiares, amigos e grupos, ao invés de publicações realizadas por páginas.

Segundo o CEO, a mudança ocorre devido às reclamações recebidas pelos usuários sobre a grande quantidade de publicações de empresas e veículos de comunicação no feed.  

Em sua declaração, Zuckerberg justifica que “Uma vez que há mais conteúdo público do que posts de amigos e da família, o feed afastou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer: ajudar a nos conectarmos uns com os outros”.

Mas qual será a real implicação das mudanças no alcance orgânico no Facebook?

Com as alterações, empresas e marcas vão notar que o alcance, engajamento e tempo de consumo dos conteúdos publicados em suas páginas diminuirão. Resumindo, as marcas aparecerão cada vez menos no feed de seus seguidores.

E agora? Como aumentar o alcance das publicações no Facebook?

A partir das mudanças, novas estratégias precisam ser implementadas para aumentar o alcance das publicações no Facebook. Afinal, dentro da rede social, o alcance orgânico está se tornando cada vez mais difícil.

Portanto, se você deseja aumentar o alcance das publicações na rede, é preciso continuar focando na qualidade do conteúdo e investir na publicidade. Se a marca não investe, ela não aparece. Além disso, as marcas devem redobrar a atenção ao formato que o Facebook tem valorizado no feed: o vídeo e o Facebook Live.

Com o alcance do Facebook atualmente, ainda vale a pena publicar conteúdos na rede social?

A partir das mudanças implementadas, muitas marcas estão repensando sobre suas publicações no Facebook. Afinal, ainda vale publicar conteúdos na rede social?

A resposta pode variar – em alguns casos, sim, a marca deve continuar investindo na rede. É o exemplo de empresas que utilizam muito o Facebook para dialogar diretamente com clientes, por exemplo.

Outras marcas, que não possuem como objetivo principal a interação com seu público, mas especialmente viabilizar um conteúdo específico sobre seu negócio ou produto, podem reavaliar analisando outras opções, como o Linkedin, que possui maior alcance orgânico.

Em resumo: não existe uma única resposta e, no meio digital, é sempre importante monitorar as mudanças para investir nas estratégias mais assertivas e que proporcionem resultados conforme o seu modelo de negócio. Se precisar de ajuda com isso, conte com a equipe da Marke!

E então, o que achou do artigo? Não deixe de comentar!

John Schmidt
John Schmidt
Diretor de Conteúdo e Relacionamento da Marke

Deixe seu comentário

Os comentários estão encerrados.

Português
12 Compart.
Compartilhar10
Twittar
+1
Compartilhar2
Pin