O que é SEO e para que serve? Seu site em destaque na web
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O que é SEO e para que serve?

o que e SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e se refere a um conjunto de técnicas que contribuem para a otimização dos resultados e posicionamento de um site nos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e, acredite, até mesmo o Youtube!

Em outras palavras, o SEO serve para colocar seu site em destaque na internet. Como veremos mais a frente, essas técnicas de SEO estão relacionadas tanto a otimizações aplicadas no seu site especificamente, o que é chamado de SEO on page, quanto a fatores externos ao site e relacionados a estratégias de SEO off page.

Para que serve o SEO?

A melhor parte em se aplicar técnicas de otimização de sites é que a empresa passa a atingir resultados orgânicos, ou seja, sem que se faça necessário um investimento em publicidade online. O SEO é uma estratégia de marketing digital que permite que as empresas alcancem, a médio e longo prazo, um posicionamento satisfatório nos mecanismos de busca, independentemente do que ela investa em campanhas de publicidade.

No entanto, isso não significa que o SEO substitua o investimento em publicidade. Bem pelo contrário, a publicidade online é uma aliada à uma estratégia bem estruturada de marketing digital se pensada e executava de forma a impulsionar uma campanha online e gerar os melhores resultados para a empresa, impactando e engajando o público-alvo desejado, atingindo as metas de conversão almejadas e evitando gastos desnecessários.

Entenda como o Google funciona

O mais utilizado mecanismo de busca no mundo é o Google. Talvez isso você já saiba, mas você sabe qual é a missão do Google? Sua grande missão é trazer a você o melhor resultado possível quando nele você estiver realizando algum tipo de busca. Sendo assim, o Google se preocupa muito com os resultados que irá exibir e utiliza a combinação de milhares fatores, tanto técnicos como de conteúdo, tanto “on page” quanto “off page”, que o possibilitam identificar o quão relevante é um determinado site para você.

o que e seo

Vamos então entender um pouco mais sobre estes fatores?

SEO on page

Os fatores conhecidos como SEO on page são aqueles relacionados a otimizações feitas no seu site, o que inclui desde questões relacionadas à tecnologia, como responsividade, codificação e velocidade de carregamento do site, até questões relacionadas a conteúdo, o que não significa apenas utilizar as palavras-chave mais procuradas nos títulos, URLs, meta dados e parágrafos da página, mas realmente se preocupar em escrever um conteúdo único e relevante para o leitor.

Estudos recentes mostram que não basta você criar ou readequar seu site respeitando as otimizações on page e off page. Cada vez mais, o Google está observando indicadores como tempo de permanência no site, número de páginas visitadas e taxa de rejeição. Ou seja, as pessoas que visitam o site são efetivamente o termômetro do Google para saber se aquele site merece ou não destaque nos resultados de busca. Sendo assim, ao planejar e desenvolver a pauta de um conteúdo, não pense somente em “agradar” os algoritmos do Google, mas também em ser realmente relevante para o seu público-alvo.

SEO off page

O SEO off page está relacionado às menções feitas a seu site em sites externos, ou seja, links em outros sites apontando para o seu site. Esta é uma forma do Google entender qual é a relevância do seu site para outros sites da rede.

Importante entender que o Google atribui pesos distintos para cada link que seu site recebe, ou seja, quanto maior for a relevância do site onde o link está, maior será o peso atribuído ao seu site consequentemente.

o que e seo1

Aposte em otimizações SEO on page e off page e leve em consideração que o Google dá relevância aos sites que são realmente relevantes às pessoas. Assim, você estará encaminhando o seu para o sucesso e um destaque consolidado na internet.

Mas por que a maioria das empresas ainda não sabem o que é SEO e não apostam nesta estratégia de Marketing Digital?

Para que as empresas invistam no segmento digital, é necessário primeiro que elas percebam como a internet é peça fundamental para o sucesso dos negócios nos dias de hoje. Para que a marca seja lembrada, é necessário se fazer presente na vida e rotina do consumidor que, cada vez mais, trabalha, estuda, interage e se diverte através da internet.

Para isso, existem inúmeras ferramentas de marketing digital, tais como o e-mail marketing, blog, redes sociais, dentre outros. Todos esses recursos ajudam a gerar conteúdo, interação com o público-alvo presente na internet e, consequentemente, visibilidade para a marca. O próprio site institucional, se construído a partir de um consistente planejamento SEO, se torna a peça-chave dessa estratégia digital.

o que e seo2

Tudo isso nos leva ao marketing de conteúdo. Dentre os pilares da Consultoria SEO oferecida pela Marke está a construção de estratégia de conteúdo. Mas não é simplesmente sair jogando um monte de informações na rede. É preciso chamar a atenção do usuário, criar conteúdo relevante, interessante, exclusivo, de forma engajante. Essa é a melhor forma de se relacionar com seu público-alvo, já que este verá sua marca e/ou produto como referência em suas buscas e encontrará ali o diferencial que procurava.

Assim, é muito fácil perceber a importância de uma estratégia de SEO para pequenas, médias e grandes empresas. Em um cenário onde a internet é a base de praticamente toda a comunicação, estar em destaque e oferecer conteúdo relevante é quase uma obrigação.

Você esclareceu suas dúvidas em relação a o que é SEO? Então a Marke | Consultoria SEO e Marketing Digital convida você a conversar pessoalmente e identificar as oportunidades para seu negócio na internet.

Entre em contato com uma de nossas agências em Porto Alegre ou Novo Hamburgo e vamos agendar uma conversa.

John Schmidt
John Schmidt
Diretor de Conteúdo e Relacionamento da Marke

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