Imagem de destaque do post 5 dicas de gerenciamento de redes sociais para sua empresa crescer Imagem de destaque do post 5 dicas de gerenciamento de redes sociais para sua empresa crescer

5 dicas de gerenciamento de redes sociais para sua empresa crescer

O gerenciamento de redes sociais é fundamental para sua empresa crescer e se tornar um negócio de sucesso. Confira 5 dicas!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Possuir uma presença digital é muito importante e transformou-se em um dos requisitos básicos para uma empresa ser considerada confiável. Porém, não basta apenas ter o perfil, é necessário possuir uma estratégia de marketing digital para redes sociais e administrar de forma correta. O gerenciamento de redes sociais é fundamental para sua empresa crescer e se tornar um negócio de sucesso.

As redes sociais são o principal canal de relacionamento com o seu consumidor. É através delas que a sua empresa poderá realizar a captação de novos clientes. O gerenciamento de redes sociais vai muito além de postar nas redes sociais e falar sobre o seu produto, trata-se de um processo com diversas etapas. 

É necessário um planejamento detalhado que requer atenção ao tipo de conteúdo, abordagem e interação. Para um gerenciamento de redes sociais efetivo, é fundamental conhecer o público que você deseja atingir. Dessa forma, será possível criar um conteúdo pelo qual ele se interesse. 

Ao conhecer esse público você também perceberá que ele se divide entre mais de uma rede social. Por esse motivo, a escolha das redes sociais que seu negócio estará inserido é tão importante. Não é necessário possuir perfil em todas as redes possíveis, o ideal é estar inserido somente naquelas que você identificar a presença do seu público.

Após conhecer o seu público e as redes sociais que sua empresa deve estar presente, é bem provável que o seu gerenciamento de redes sociais terá mais êxito. A partir disso, separamos 5 importantes dicas para o seu gerenciamento de redes sociais:

5 dicas de gerenciamento de redes sociais

  • Produção de conteúdo: Planejamento e empatia

Aqui é preciso entender o que o público quer e espera da marca. O conteúdo deve ser direcionado aquilo que o usuário procura para gerar engajamento. Não adianta produzir conteúdo didático se o que o seu público espera é algo criativo; 

  • Jamais deixe o usuário sem resposta

Seja um comentário, uma avaliação ou uma mensagem por inbox, nunca e, em hipótese alguma, deixe o seu usuário sem uma resposta. Pode ser um like, uma resposta curta, um agradecimento ou um emoji, o importante é responder! Isso cria simpatia pela marca e faz parte do manual de “boas práticas” do relacionamento. Além disso, ferramentas como SAC são indispensáveis na era das redes sociais. Esteja sempre atento para responder de forma clara e gentil todas as dúvidas e questionamentos do seu consumidor;

  • Fique atento a todos os círculos sociais

O gerenciamento das redes sociais vai muito além dos perfis oficiais da empresa. É muito importante ficar atento aos grupos de discussão e até mesmo aos perfis de concorrentes, onde muitas vezes acabam ocorrendo algumas comparações entre marcas e produtos por parte do usuário;

  • Analise diariamente os insights de sua marca

Os resultados das ações realizadas nas redes sociais devem ser medidas diariamente. Dessa forma, será possível descobrir e entender quais são os dias e horários mais propícios para suas postagens, aumentando o sucesso do seu conteúdo publicado nas redes sociais;

  • Monitoramento diário e automatizado 

Configure suas contas para receber e-mails e alertas automáticos quando algum usuário associar a marca a alguma experiência. No caso de alguma situação positiva, serve como feedback e você pode criar alguma ação de fidelização com o cliente. Já no caso de uma experiência ruim, você poderá evitar que uma simples interação se transforme em uma crise. O tempo de resposta é determinante nessas situações; 

Ferramentas que podem ajudar você no gerenciamento de redes sociais:

Google alerts: Monitora resultados de busca referentes à sua marca;

Free Review Monitoring: Monitora todos os reviews que os usuários escrevem sobre sua marca na internet;

Keyhole: Ajuda a monitorar sua marca, disponibilizando dados como alcance, impressões, compartilhamento de postagens e outros; 

Para um gerenciamento de redes sociais eficaz é necessário contar com a expertise de profissionais aptos ao seu negócio. Entre em contato com a Marke!