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7 métricas de marketing digital mais relevantes para negócios

Quais são as métricas de marketing digital que realmente importam para o sucesso do seu negócio? Leia este post da Agência Marke e entenda.

28 de setembro de 2022
Categorias:
  • Métricas
  • Publicidade na Internet
  • Empreendedorismo
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Redação Marke

As métricas de marketing digital mensuram o desempenho e os resultados que a sua empresa está atingindo através do investimento e aplicação de estratégias de comunicação online.

Esses dados são ótimos para identificar novas oportunidades e otimizar planos já existentes, devendo ser analisados no início, no fim e durante todas as etapas do funil de marketing.

Neste artigo, abordaremos as 7 métricas de marketing digital mais relevantes para o seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que são métricas de marketing digital?

Antes de entender quais são as métricas de marketing digital mais relevantes para o seu negócio, é importante saber bem o conceito e que existe uma diferença entre métricas de verdade e de vaidade.

Métricas de verdade: são aqueles dados que mostram realmente como o seu investimento em marketing digital refletiu no faturamento do seu negócio.

Métricas de vaidade: são as que se preocupam apenas com o número de likes, visualizações e outros fatores de visibilidade e engajamento de uma marca.

Sendo assim, as métricas de marketing digital nada mais são do que uma maneira de calcular e avaliar como sua empresa está evoluindo, se as campanhas estão funcionando.

Com isso, você consegue ver com mais clareza, por meio de dados, se os projetos e planos estratégicos do seu negócio estão indo bem ou não.

7 métricas de marketing digital indispensáveis para o seu negócio

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que são essas métricas de marketing digital, veja abaixo, 7 exemplos mais relevantes para o seu negócio ser um sucesso!

1.Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI permite a identificação do custo X benefício de cada uma das estratégias de marketing digital da sua empresa, mostrando qual delas foi responsável pela maior geração de leads, qual se mostrou mais eficaz e em qual delas a verba foi melhor aplicada.

O seu cálculo considera o valor investido (custo) na ação e o valor (receita) obtido através dela. Para isso, basta subtrair a receita pelo custo, dividir o resultado pelo custo e multiplicar por 100. Veja o exemplo:

ROI = (Receita – Custo) x 100 / Custo

Esse tipo de indicador é baseado em dados contábeis, é universal em termos de lucratividade e possui a mesma definição em qualquer lugar do mundo.

2.Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

Esse é um tipo de métrica que permite que você analise o desempenho dos anúncios do seu negócio com mais clareza, avaliando a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos das peças de sua campanha.

O cálculo para analisar o CTR de um anúncio é o seguinte:

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

Essa métrica impacta diretamente no índice do Custo Por Clique (CPC) de seu anúncio.Ou seja, quanto maior for o número de cliques das visualizações de seus anúncios, melhor será o CTR.

3.Custo por clique (CPC)

Através do CPC é possível identificar quanto do seu investimento está sendo gasto com cada pessoa que clica no seu link patrocinado para acessar o seu produto ou serviço.

Além disso, através desse tipo de métrica de marketing digital é possível acompanhar a performance de cada anúncio e avaliar novas possibilidades para alavancar eles.

O cálculo para analisar o CPC de um anúncio é:

CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos

É uma métrica bastante utilizada em estratégias de Google Ads, recomendada para quem quer obter mais tráfego para o seu site ou blog.

4.Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica de marketing digital que pode ter vários objetivos, sendo que o foco principal é que o usuário que esteja vendo o anúncio em questão se torne um lead do seu negócio.

Ela é mais comum para mensurar a quantidade de pessoas que assinam uma newsletter, se inscrevem em uma promoção ou fazem cadastro para obter ebook, entre outras.

É ideal que esse requisito seja analisado em todas as etapas do funil de vendas, garantindo um diagnóstico completo que informe os pontos fracos, fortes e onde sua empresa deve focar os seus esforços e investimentos.

5.Taxa de cliques em e-mail

O envio de e-mail marketing pode ser uma ótima estratégia para atrair a atenção de seus leads, estabelecer retenção de clientes, manter um relacionamento com eles e gerar conversão.

Sendo assim, inserir links que apontem para os seus serviços e produtos no corpo do e-mail, com condições especiais para o seu mailing pode ser uma excelente forma de garantir bons resultados ao seu negócio.

Através da análise da taxa de cliques de e-mail será possível medir quantas pessoas estão realmente se interessando por seus produtos/serviços e pensar em estratégias novas para otimizar esse tipo de comunicação com o cliente.

6.Taxa de conversão do funil

Se você trabalha ou conhece um pouco do mundo do marketing digital, já deve ter ouvido falar em funil de vendas, não é mesmo? Justamente por ser a maneira mais eficiente de atrair e levar os clientes para a jornada de compra.

Por isso, é indicado que se utilize desse processo para realizar e medir a etapa deste funil, podendo ocorrer quando o cliente se cadastrar na newsletter,  se inscrever para um webinar e quando a venda é finalmente efetivada.

Isso acaba se tornando uma ótima estratégia para analisar se os problemas estão vindo da parte de conversão do funil de vendas, assim, podem medir e criar estratégias para melhorar tal situação.

7.Visualizações da página

E por fim, as visualizações da sua página podem ser uma das melhores maneiras de métricas de marketing digital, pois, ela mostra a quantidade de vezes em que visitantes acessaram cada página do seu site.

É uma métrica muito útil para analisar se o trabalho de SEO está funcionando e também se as estratégias da sua marca estão evoluindo como esperado.

Quer aliar inteligência a estratégias digitais pensadas especialmente para o sucesso do seu negócio na internet?

Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.

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