7 métricas de marketing digital mais relevantes para negócios
Quais são as métricas de marketing digital que realmente importam para o sucesso do seu negócio? Leia este post da Agência Marke e entenda.
As métricas de marketing digital mensuram o desempenho e os resultados que a sua empresa está atingindo através do investimento e aplicação de estratégias de comunicação online.
Esses dados são ótimos para identificar novas oportunidades e otimizar planos já existentes, devendo ser analisados no início, no fim e durante todas as etapas do funil de marketing.
Neste artigo, abordaremos as 7 métricas de marketing digital mais relevantes para o seu negócio. Continue a leitura e confira!
O que são métricas de marketing digital?
Antes de entender quais são as métricas de marketing digital mais relevantes para o seu negócio, é importante saber bem o conceito e que existe uma diferença entre métricas de verdade e de vaidade.
Métricas de verdade: são aqueles dados que mostram realmente como o seu investimento em marketing digital refletiu no faturamento do seu negócio.
Métricas de vaidade: são as que se preocupam apenas com o número de likes, visualizações e outros fatores de visibilidade e engajamento de uma marca.
Sendo assim, as métricas de marketing digital nada mais são do que uma maneira de calcular e avaliar como sua empresa está evoluindo, se as campanhas estão funcionando.
Com isso, você consegue ver com mais clareza, por meio de dados, se os projetos e planos estratégicos do seu negócio estão indo bem ou não.
7 métricas de marketing digital indispensáveis para o seu negócio
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que são essas métricas de marketing digital, veja abaixo, 7 exemplos mais relevantes para o seu negócio ser um sucesso!
1.Retorno sobre investimento (ROI)
O ROI permite a identificação do custo X benefício de cada uma das estratégias de marketing digital da sua empresa, mostrando qual delas foi responsável pela maior geração de leads, qual se mostrou mais eficaz e em qual delas a verba foi melhor aplicada.
O seu cálculo considera o valor investido (custo) na ação e o valor (receita) obtido através dela. Para isso, basta subtrair a receita pelo custo, dividir o resultado pelo custo e multiplicar por 100. Veja o exemplo:
ROI = (Receita – Custo) x 100 / Custo
Esse tipo de indicador é baseado em dados contábeis, é universal em termos de lucratividade e possui a mesma definição em qualquer lugar do mundo.
2.Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)
Esse é um tipo de métrica que permite que você analise o desempenho dos anúncios do seu negócio com mais clareza, avaliando a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos das peças de sua campanha.
O cálculo para analisar o CTR de um anúncio é o seguinte:
CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100
Essa métrica impacta diretamente no índice do Custo Por Clique (CPC) de seu anúncio.Ou seja, quanto maior for o número de cliques das visualizações de seus anúncios, melhor será o CTR.
3.Custo por clique (CPC)
Através do CPC é possível identificar quanto do seu investimento está sendo gasto com cada pessoa que clica no seu link patrocinado para acessar o seu produto ou serviço.
Além disso, através desse tipo de métrica de marketing digital é possível acompanhar a performance de cada anúncio e avaliar novas possibilidades para alavancar eles.
O cálculo para analisar o CPC de um anúncio é:
CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos
É uma métrica bastante utilizada em estratégias de Google Ads, recomendada para quem quer obter mais tráfego para o seu site ou blog.
4.Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma métrica de marketing digital que pode ter vários objetivos, sendo que o foco principal é que o usuário que esteja vendo o anúncio em questão se torne um lead do seu negócio.
Ela é mais comum para mensurar a quantidade de pessoas que assinam uma newsletter, se inscrevem em uma promoção ou fazem cadastro para obter ebook, entre outras.
É ideal que esse requisito seja analisado em todas as etapas do funil de vendas, garantindo um diagnóstico completo que informe os pontos fracos, fortes e onde sua empresa deve focar os seus esforços e investimentos.
5.Taxa de cliques em e-mail
O envio de e-mail marketing pode ser uma ótima estratégia para atrair a atenção de seus leads, estabelecer retenção de clientes, manter um relacionamento com eles e gerar conversão.
Sendo assim, inserir links que apontem para os seus serviços e produtos no corpo do e-mail, com condições especiais para o seu mailing pode ser uma excelente forma de garantir bons resultados ao seu negócio.
Através da análise da taxa de cliques de e-mail será possível medir quantas pessoas estão realmente se interessando por seus produtos/serviços e pensar em estratégias novas para otimizar esse tipo de comunicação com o cliente.
6.Taxa de conversão do funil
Se você trabalha ou conhece um pouco do mundo do marketing digital, já deve ter ouvido falar em funil de vendas, não é mesmo? Justamente por ser a maneira mais eficiente de atrair e levar os clientes para a jornada de compra.
Por isso, é indicado que se utilize desse processo para realizar e medir a etapa deste funil, podendo ocorrer quando o cliente se cadastrar na newsletter, se inscrever para um webinar e quando a venda é finalmente efetivada.
Isso acaba se tornando uma ótima estratégia para analisar se os problemas estão vindo da parte de conversão do funil de vendas, assim, podem medir e criar estratégias para melhorar tal situação.
7.Visualizações da página
E por fim, as visualizações da sua página podem ser uma das melhores maneiras de métricas de marketing digital, pois, ela mostra a quantidade de vezes em que visitantes acessaram cada página do seu site.
É uma métrica muito útil para analisar se o trabalho de SEO está funcionando e também se as estratégias da sua marca estão evoluindo como esperado.
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