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5 métricas de marketing digital mais relevantes para negócios

Quais são as métricas de marketing digital que realmente importam para o sucesso do seu negócio? Leia este post da Agência Marke e entenda.

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Redação Marke

As métricas de marketing digital mensuram o desempenho e os resultados que a sua empresa está atingindo através do investimento e aplicação de estratégias de comunicação online.

Esses dados são ótimos para identificar novas oportunidades e otimizar planos já existentes, devendo ser analisados no início, no fim e durante todas as etapas do funil de marketing.

Mas, antes de revelar quais são as métricas mais relevantes para o seu negócio, é importante deixar claro que existe uma diferença entre “métricas de verdade” e “métricas de vaidade”.

As “métricas de verdade” são aqueles dados que mostram realmente como o seu investimento em marketing digital refletiu no faturamento do seu negócio, enquanto que as “métricas de vaidade” se preocupam apenas com o número de likes, visualizações e outros fatores de visibilidade e engajamento de uma marca. 

É claro que é importante se preocupar com a reputação da sua marca no ambiente digital, mas no final do mês o que você quer alcançar através do seu investimento em marketing digital é um bom retorno financeiro, não é mesmo?

Continue a leitura do post para saber mais sobre métricas de marketing digital.

5 métricas de marketing digital indispensáveis para um negócio de sucesso

1 – ROI

Como já explicamos em outro post publicado aqui em nosso blog, “o ROI permite a identificação do custo X benefício de cada uma das estratégias de marketing digital da sua empresa, mostrando qual delas foi responsável pela maior geração de leads, qual se mostrou mais eficaz e em qual delas a verba foi melhor aplicada.”

O cálculo do ROI considera o valor investido (custo) na ação e o valor (receita) obtido através dela. Para isso, basta subtrair a receita pelo custo, dividir o resultado pelo custo e multiplicar por 100: 

ROI = (Receita – Custo) x 100 / Custo

Esse tipo de indicador é baseado em dados contábeis, é universal em termos de lucratividade e possui a mesma definição em qualquer lugar do mundo. 

2 – Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

Esse é um tipo de métrica que permite que você analise o desempenho dos anúncios do seu negócio com mais clareza, avaliando a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos das peças de sua campanha.

O cálculo para analisar o CTR de um anúncio é o seguinte:

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

Essa métrica impacta diretamente no índice do Custo Por Clique (CPC) de seu anúncio.

Ou seja, quanto maior for o número de cliques das visualizações de seus anúncios, melhor será o CTR.

3 – Custo por clique (CPC)

Através do CPC é possível identificar quanto do seu investimento está sendo gasto com cada pessoa que clica no seu link patrocinado para acessar o seu produto ou serviço.

Além disso, através desse tipo de métrica de marketing digital é possível acompanhar a performance de cada anúncio e avaliar novas possibilidades para alavancar eles.

O cálculo para analisar o CPC de um anúncio é o seguinte:

CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos

É uma métrica bastante utilizada em estratégias de Google Ads, recomendada para quem quer obter mais tráfego para o seu site ou blog.

4 – Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica que pode ter vários objetivos, sendo que o foco principal é que o usuário que esteja vendo o anúncio em questão se torne um lead do seu negócio.

A taxa de conversão é uma métrica mais comum para mensurar a quantidade de pessoas que assinam uma newsletter, se inscrevem em uma promoção x, fazem cadastro para obter e-book y, etc.

É ideal que esse requisito seja analisado em todas as etapas do funil de vendas, garantindo um diagnóstico completo que informe os pontos fracos, fortes e onde sua empresa deve focar os seus esforços e investimentos.

5 – Taxa de cliques em e-mail

O envio de e-mail marketing pode ser uma ótima estratégia para atrair a atenção de seus leads, estabelecer retenção de clientes, manter um relacionamento com eles e gerar conversão.

Sendo assim, inserir links que apontem para os seus serviços e produtos no corpo do e-mail, com condições especiais para o seu mailing pode ser uma excelente forma de garantir bons resultados ao seu negócio.

Através da análise da taxa de cliques de e-mail será possível medir quantas pessoas estão realmente se interessando por seus produtos/serviços e pensar em estratégias novas para otimizar esse tipo de comunicação com o cliente.

Lembrando que e-mails marketing devem ser monitorados desde a etapa de disparo. 

Agência Marke é especialista em análise de métricas de marketing digital 

A Marke é uma Agência de Marketing Digital em Novo Hamburgo, especialista em criação e otimização de sites, consultoria SEO, Marketing de Conteúdo e publicidade online.

Contamos com uma equipe qualificada em soluções digitais. Nosso foco é gerar resultados para o seu negócio.

Entre em contato e saiba mais sobre nosso trabalho!