Taxa de Retenção: 5 formas imperdíveis de melhorar ✅
Aumentar a taxa de retenção de clientes precisa estar entre as prioridades da sua empresa. Saiba como cumprir esse objetivo!
Vamos juntos com o mesmo objetivo de entender sobre como melhorar a Taxa de Retenção dos seus clientes
Temos mente que em um negócio conquistar clientes não é uma tarefa fácil. Uma vez que você conquista algum cliente, consequentemente quer garantir que essa pessoa permaneça leal à sua empresa por um bom tempo, certo? Isso é o que chamamos de Retenção de clientes, é um indicador-chave para saber quão bem sua empresa está se sobressaindo e mantendo seus clientes por perto.
O objetivo não é apenas atrair clientes, mas mantê-los engajados e satisfeitos a ponto de continuarem escolhendo seus produtos ou serviços.
Neste artigo, vamos explorar o que significa exatamente retenção de clientes, como calcular essa taxa e por que ela é tão crucial. Além disso, vou compartilhar contigo 5 formas poderosas de melhorar a taxa de retenção de seus clientes fidelizando-os a longo prazo, construindo uma base sólida para o sucesso duradouro do seu negócio.
Agora, iremos abordar os pontos mais importantes sobre como aumentar a Taxa de Retenção:
Assuntos 👇🏻
- O que é retenção de clientes?
- Retenção de clientes: Por que é importante?
- Como calcular a taxa de retenção?
- 5 formas poderosas de melhorar a taxa de retenção
O que é retenção de clientes?
Então, imagine que você tem um negócio e, ao invés de seus clientes irem correndo para a concorrência, eles decidem ficar com você. Isso é exatamente o que chamamos de retenção de clientes. Ou seja, é a habilidade de manter esses clientes por perto, fazendo com que continuem comprando de você em vez de buscar outros lugares para comprar o mesmo serviço ou produto.
Basicamente, quando a retenção de clientes está forte, é sinal de que seu produto, serviço ou marca são tão bacanas que os clientes preferem continuar com você.
Retenção de clientes: Por que é importante?
Sabe quando você tem aquele grupo de amigos que sempre está contigo, que nunca te deixa na mão? É mais ou menos assim quando falamos sobre retenção de clientes. Se você consegue manter seus clientes por perto, é tipo ter esse grupinho sempre presente.
E olha só, a vantagem é que quando seus clientes decidem ficar, você não precisa gastar tanto dinheiro em marketing, vendas ou até treinamento de clientes (dependendo do tipo de negócio).
Além disso, tem mais uma coisa boa! Clientes que ficam geralmente estão super satisfeitos com o que você oferece, o que faz com que eles contem pra todo mundo.
Como calcular a taxa de retenção de clientes?
Sabia que adquirir um novo cliente pode ser de 5 a 25 vezes mais caro do que investir nos clientes que você já possui?
Por isso, aumentar a taxa de retenção de clientes é essencial para garantir que a sua empresa esteja no caminho certo em direção a um bom crescimento.
O cálculo da taxa é bem simples: basta saber o número de clientes que permaneceram na empresa ao final do período e dividi-lo pelo número de clientes que havia no início do período, depois multiplicar o resultado por 100 para chegar à porcentagem.
Por exemplo, se um negócio tinha 300 clientes no início do semestre e, ao final dele, tinha só 200, a taxa de retenção de clientes da empresa é de apenas 66,6%.
Agora que você já sabe como analisar esse percentual no seu negócio, confira nossas dicas para aumentá-lo:
5 formas poderosas de melhorar a taxa de retenção
Em primeiro lugar, para fidelizar esses contatos, é preciso saber o que eles procuram na relação com a sua empresa.
Isso é fundamental não apenas para saber quais produtos e serviços são relevantes para esse público, mas também para entender como ofertá-los de forma mais eficiente.
Invista em atendimentos personalizados
Um atendimento mais personalizado e individualizado é um elemento fundamental para que os clientes se sintam valorizados pela sua empresa.
Esse é um dos fatores capazes de influenciar a decisão de continuar se relacionando com a marca ou deixá-la para procurar outra. Com isso, é importante levar em conta uma comunicação mais próxima, recursos como e-mail marketing e a melhoria do atendimento ao consumidor são aspectos importantes para elevar o customer success e, consequentemente, a taxa de retenção de clientes.
Ofereça atendimento omnichannel
Ainda pensando no atendimento ao cliente, é preciso considerar também as necessidades e preferências do seu público em relação aos meios utilizados.
Investir no atendimento omnichannel, ou seja, em uma diversidade maior de canais e em procedimentos padronizados para essas plataformas, é fundamental para se comunicar com mais qualidade e oferecer uma experiência mais satisfatória a cada cliente atendido.
Elabore programas de fidelidade
Os programas de fidelidade também podem ser uma alternativa interessante, mas é importante tomar alguns cuidados.
Ao selecionar os benefícios oferecidos, é preciso garantir que façam sentido para o seu público e que gerem um bom retorno para ambas as partes, tanto para o consumidor quanto para a empresa.
Pratique o pós-vendas
Para fidelizar os clientes, é preciso compreender que sua relação com eles não se encerra no momento da venda.
Na verdade, o pós-venda pode ser uma etapa decisiva para o futuro da sua relação com o cliente.
Nutrir esse vínculo, pedir feedbacks, mostrar-se interessado em saber a opinião do cliente, oferecer novas promoções e manter um contato regular são ações bastante importantes para que ele não deixe a marca após a compra.
Por fim, isto é um pouco das nossas estratégias que adotamos para melhorar a taxa de retenção e, para ajudar quem acessa o nosso blog, disponibilizamos para vocês também conseguirem melhorar a taxa de retenção de seus clientes.
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