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Aumente sua taxa de retenção de clientes com nossas dicas

Aumentar a taxa de retenção de clientes precisa estar entre as prioridades da sua empresa. Saiba como cumprir esse objetivo!

15 de outubro de 2023
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  • Empreendedorismo
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Redação Marke

A taxa de retenção de clientes é um dos principais fatores a serem acompanhados pela empresa para garantir o seu sucesso.

Afinal, buscar novos leads e aumentar a carteira de clientes é parte fundamental do avanço de um negócio, mas, ao longo do processo, não podemos esquecer de reter aqueles que já têm algum tipo de relação com a marca.

Nesse sentido, é essencial prestar atenção a essa taxa, acompanhá-la e desenvolver um planejamento capaz de elevar esse índice.

Para saber como fazer isso, continue a leitura e confira nossas dicas de como aumentar a taxa de retenção de clientes da sua empresa!

5 dicas para aumentar a sua taxa de retenção de clientes

Sabia que adquirir um novo cliente pode ser de 5 a 25 vezes mais caro do que investir nos que você já possui?

Por isso, aumentar a taxa de retenção de clientes é essencial para garantir que a sua empresa esteja no caminho certo em direção a um bom crescimento.

O cálculo da taxa é bem simples: basta saber o número de consumidores que permaneceram na empresa ao final do período e dividi-lo pelo número de clientes que havia no início do período, depois multiplicar o resultado por 100 para chegar à porcentagem.

Por exemplo, se um negócio tinha 300 pessoas consigo no início do semestre e, ao final dele, tinha só 200, a taxa de retenção de clientes da empresa é de apenas 66,6%.

Agora que você já sabe como analisar esse percentual no seu negócio, confira nossas dicas para aumentá-lo:

Conheça muito bem quem são os seus clientes

Em primeiro lugar, para fidelizar esses contatos, é preciso saber o que eles procuram na relação com a sua marca.

Isso é fundamental não apenas para saber quais produtos e serviços são relevantes para esse público, mas também para entender como ofertá-los de forma mais eficiente.

Invista em atendimentos personalizados

Um atendimento mais personalizado e individualizado é um elemento fundamental para que os clientes se sintam valorizados pela sua empresa.

Esse é um dos fatores capazes de influenciar a decisão de continuar se relacionando com a marca ou deixá-la para procurar outra, por exemplo.

Uma comunicação mais próxima, recursos como e-mail marketing e a melhoria do atendimento ao consumidor são aspectos importantes para elevar o customer success e, consequentemente, a taxa de retenção de clientes.

Ofereça atendimento omnichannel

Ainda pensando no atendimento ao cliente, é preciso considerar também as necessidades e preferências do seu público em relação aos meios utilizados.

Investir no atendimento omnichannel, ou seja, em uma diversidade maior de canais e em procedimentos padronizados para essas plataformas, é fundamental para se comunicar com mais qualidade e oferecer uma experiência mais satisfatória a cada cliente atendido.

Elabore programas de fidelidade

Os programas de fidelidade também podem ser uma alternativa interessante, mas é importante tomar alguns cuidados.

Ao selecionar os benefícios oferecidos, é preciso garantir que façam sentido para o seu público e que gerem um bom retorno para ambas as partes, tanto para o consumidor quanto para a marca.

Pratique o pós-vendas

Para fidelizar os clientes, é preciso compreender que sua relação com eles não se encerra no momento da venda.

Na verdade, o pós-venda pode ser uma etapa decisiva para o futuro da sua relação com o consumidor.

Nutrir esse vínculo, pedir feedbacks, mostrar-se interessado em saber a opinião do cliente, oferecer novas promoções e manter um contato regular são ações bastante importantes para que ele não deixe a marca após a compra.

Precisa aumentar suas vendas? Nós temos a estratégia certa para gerar resultados reais para seu negócio!

Somos uma agência de marketing digital que ajuda empresas a se posicionar em destaque e de forma relevante na internet para atingir o público certo e gerar oportunidades reais de negócio.

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