Aumente sua taxa de retenção de clientes com nossas dicas
Aumentar a taxa de retenção de clientes precisa estar entre as prioridades da sua empresa. Saiba como cumprir esse objetivo!
A taxa de retenção de clientes é um dos principais fatores a serem acompanhados pela empresa para garantir o seu sucesso.
Afinal, buscar novos leads e aumentar a carteira de clientes é parte fundamental do avanço de um negócio, mas, ao longo do processo, não podemos esquecer de reter aqueles que já têm algum tipo de relação com a marca.
Nesse sentido, é essencial prestar atenção a essa taxa, acompanhá-la e desenvolver um planejamento capaz de elevar esse índice.
Para saber como fazer isso, continue a leitura e confira nossas dicas de como aumentar a taxa de retenção de clientes da sua empresa!
5 dicas para aumentar a sua taxa de retenção de clientes
Sabia que adquirir um novo cliente pode ser de 5 a 25 vezes mais caro do que investir nos que você já possui?
Por isso, aumentar a taxa de retenção de clientes é essencial para garantir que a sua empresa esteja no caminho certo em direção a um bom crescimento.
O cálculo da taxa é bem simples: basta saber o número de consumidores que permaneceram na empresa ao final do período e dividi-lo pelo número de clientes que havia no início do período, depois multiplicar o resultado por 100 para chegar à porcentagem.
Por exemplo, se um negócio tinha 300 pessoas consigo no início do semestre e, ao final dele, tinha só 200, a taxa de retenção de clientes da empresa é de apenas 66,6%.
Agora que você já sabe como analisar esse percentual no seu negócio, confira nossas dicas para aumentá-lo:
Conheça muito bem quem são os seus clientes
Em primeiro lugar, para fidelizar esses contatos, é preciso saber o que eles procuram na relação com a sua marca.
Isso é fundamental não apenas para saber quais produtos e serviços são relevantes para esse público, mas também para entender como ofertá-los de forma mais eficiente.
Invista em atendimentos personalizados
Um atendimento mais personalizado e individualizado é um elemento fundamental para que os clientes se sintam valorizados pela sua empresa.
Esse é um dos fatores capazes de influenciar a decisão de continuar se relacionando com a marca ou deixá-la para procurar outra, por exemplo.
Uma comunicação mais próxima, recursos como e-mail marketing e a melhoria do atendimento ao consumidor são aspectos importantes para elevar o customer success e, consequentemente, a taxa de retenção de clientes.
Ofereça atendimento omnichannel
Ainda pensando no atendimento ao cliente, é preciso considerar também as necessidades e preferências do seu público em relação aos meios utilizados.
Investir no atendimento omnichannel, ou seja, em uma diversidade maior de canais e em procedimentos padronizados para essas plataformas, é fundamental para se comunicar com mais qualidade e oferecer uma experiência mais satisfatória a cada cliente atendido.
Elabore programas de fidelidade
Os programas de fidelidade também podem ser uma alternativa interessante, mas é importante tomar alguns cuidados.
Ao selecionar os benefícios oferecidos, é preciso garantir que façam sentido para o seu público e que gerem um bom retorno para ambas as partes, tanto para o consumidor quanto para a marca.
Pratique o pós-vendas
Para fidelizar os clientes, é preciso compreender que sua relação com eles não se encerra no momento da venda.
Na verdade, o pós-venda pode ser uma etapa decisiva para o futuro da sua relação com o consumidor.
Nutrir esse vínculo, pedir feedbacks, mostrar-se interessado em saber a opinião do cliente, oferecer novas promoções e manter um contato regular são ações bastante importantes para que ele não deixe a marca após a compra.
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