Branded Content: o que é e como definir a sua estratégia
Você Sabe O Que É Branded Content? Entenda o Significado Desta Expressão e Confira Dicas Práticas para Utilizá-la no Planejamento de Ações do Seu Negócio.
Você sabe o que é branded content?
Talvez o termo ainda não seja de seu conhecimento, porém, muito possivelmente você já foi impactado com alguma ação que fez uso dessa estratégia.
Neste artigo, você compreenderá o que é branded content e receberá dicas práticas para utilizá-lo no planejamento de ações da sua marca.
Continue a leitura!
O que é branded content e o que a estratégia pode fazer pela sua marca?
Na tradução, branded content significa “conteúdo de marca”. Esse termo designa a criação de um conteúdo que seja voltado ao propósito e ao universo da marca.
Esse conteúdo precisa ser relevante, mesclando informação, entretenimento e publicidade. Ele pode ser desenvolvido por meio de diferentes formatos e canais.
Por meio do branded content, uma marca deixa de ser compreendida com um caráter unicamente mercadológico e passa a ser vista como uma referência, sendo lembrada pelas pessoas.
O objetivo central do branded content não é a venda. Assim, ao invés de buscar a interação de consumidores através de publicidade massiva, a marca expõe suas opiniões de modo a atingir o lado mais profundo e intimista de seus potenciais clientes.
Sendo assim, quando o emprego do branded content é feito, ao invés de ser apenas um anúncio que as pessoas costumam ignorar, a empresa começará a associar sua marca a informações relevantes ou itens que agreguem diversão, pois tal iniciativa é vista como mais importante pelo consumidor.
Como resultado, os consumidores serão atraídos através da identificação com os valores de sua marca, criando um vínculo sólido e possivelmente duradouro.
Quais são as vantagens dessa estratégia?
O branded content é uma forma de manter a marca/empresa relevante e mais humanizada, gerando valor e conteúdo para o público-alvo.
Ou seja, o brandend content estimula o interesse das pessoas, aproximando-as da marca e dos valores da empresa.
Essa estratégia é responsável pelo posicionamento da marca, gerando valor, reconhecimento e credibilidade.
No branded content, o cliente é o protagonista, e por isso todo conteúdo produzido tem o objetivo de ajudar pessoas e leads a lembrar, se identificar e confiar na marca.\
Como o branded content funciona na prática?
Agora que você entendeu o que é o branded content, vamos explicar como funciona essa estratégia na prática.
É bom ressaltar que não existe uma fórmula exata e mágica para um bom branded content, mas, podemos apontar algumas etapas que podem influenciar no sucesso desta estratégia.
Primeiramente, é preciso entender quem é o público-alvo e determinar as personas da marca. O conteúdo produzido precisa despertar o interesse e a curiosidade das pessoas e criar uma identificação com elas.
Para isso, é preciso trabalhar com o elemento surpresa, para que as expectativas das pessoas sejam superadas, e também com a relevância do tema exposto pela marca.
Um conteúdo que tenha diversão, humor e diálogo é interessante para atrair e despertar a atenção do público.
Além disso, o conteúdo deverá ser distribuído em diferentes plataformas (que devem ser definidas pela marca) e, por fim, deverá ser realizado o monitoramento dos resultados.
Aliás, o monitoramento e gerenciamento ganham muito mais importância nessa estratégia. Ou seja, o que você faz depois de soltar um conteúdo determina o sucesso da estratégia. É preciso entender como o conteúdo está sendo consumido pelo público e tentar mantê-lo “ativo” (gerando interesse e engajamento) durante o maior tempo possível.
Exemplos de branded content de sucesso
Algumas marcas são conhecidas pelo sucesso do branded content. A seguir, vamos mostrar dois exemplos de campanhas bem sucedidas dessa estratégia:
1 – Coca-Cola
As campanhas de Natal da Coca-Cola são um bom exemplo de branded content. Com temáticas relevantes, são explorados sentimentos e sensações do público, o que cria uma identificação com a marca e faz ela ser lembrada.
O objetivo não é o oferecimento do produto, mas sim focar na experiência e no sentimento das pessoas.
2 – Dove
A campanha Retratos da Real Beleza, veiculada em 2013 pela marca Dove fez muito sucesso, por trazer uma temática relevante com sensibilidade e respeito, o que criou uma identificação com o público feminino.
Essa campanha foi um grande exemplo de branded content, com visualizações que já passam de 2 bilhões no Youtube, prova de que a marca conseguiu atingir o objetivo de ser lembrada pelo público.
3 - Always
A campanha Like a Girl, da linha de absorventes Always, também é um exemplo de sucesso no branded content.
Lançada em 2015, a campanha teve como objetivo desconstruir o pensamento de que alguns esportes ou comportamentos eram exclusivamente masculinos.
Com o intuito de mostrar que mulheres podem sim desempenhar várias funções -e tão bem quanto os homens - e vencer o machismo e os preconceitos, a campanha teve grande impacto e identificação.
Agora que você já sabe o que é branded content, é importante contar com a expertise de uma agência de marketing qualificada.
E então, vamos dar o próximo passo para construir uma estratégia de branded content para seu negócio?
Aqui na agência Marke, temos uma metodologia de trabalho que permite diagnosticar o estágio de maturidade no qual seu negócio se encontra em relação a posicionamento na internet, possibilitando identificar oportunidades para alavancar seus resultados através ativações altamente estratégicas como o branded content.
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