Imagem de destaque do post Branded Content: o que é e como definir a sua estratégia Imagem de destaque do post Branded Content: o que é e como definir a sua estratégia

Branded Content: o que é e como definir a sua estratégia

Você sabe o que é branded content? Saiba mais sobre essa estratégia e confira dois cases de sucesso. Acesse o artigo e fique por dentro!

Categorias:
https://res.cloudinary.com/webmaster-marke/image/upload/v1626966886/Marke-Consultoria-SEO-e-Mkt-Digital.jpg
Redação Marke

Você sabe o que é branded content?

Talvez o termo ainda não seja de seu conhecimento, porém, muito possivelmente você já foi impactado com alguma ação que fez uso dessa estratégia. 

Neste artigo, você compreenderá o que é branded content e receberá dicas práticas para utilizá-lo no planejamento de ações da sua marca.

Continue a leitura!

O que é branded content e o que a estratégia pode fazer pela sua marca?

Na tradução, branded content significa “conteúdo de marca”. Esse termo designa a criação de um conteúdo que seja voltado ao propósito e ao universo da marca.

Esse conteúdo precisa ser relevante, mesclando informação, entretenimento e publicidade. Ele pode ser desenvolvido por meio de diferentes formatos e canais.

Por meio do branded content, uma marca deixa de ser compreendida com um caráter unicamente mercadológico e passa a ser vista como uma referência, sendo lembrada pelas pessoas.

O objetivo central do branded content não é a venda. Assim, ao invés de buscar a interação de consumidores através de publicidade massiva, a marca expõe suas opiniões de modo a atingir o lado mais profundo e intimista de seus potenciais clientes.

Sendo assim, quando o emprego do branded content é feito, ao invés de ser apenas um anúncio que as pessoas costumam ignorar, a empresa começará a associar sua marca a informações relevantes ou itens que agreguem diversão, pois tal iniciativa é vista como mais importante pelo consumidor.

Como resultado, os consumidores serão atraídos através da identificação com os valores de sua marca, criando um vínculo sólido e possivelmente duradouro. 

Como o branded content funciona na prática?

Agora que você entendeu o que é o branded content, vamos explicar como funciona essa estratégia na prática.

É bom ressaltar que não existe uma fórmula exata e mágica para um bom branded content, mas, podemos apontar algumas etapas que podem influenciar no sucesso desta estratégia.

Primeiramente, é preciso entender quem é o público-alvo e determinar as personas da marca. O conteúdo produzido precisa despertar o interesse e a curiosidade das pessoas e criar uma identificação com elas. 

Para isso, é preciso trabalhar com o elemento surpresa, para que as expectativas das pessoas sejam superadas, e também com a relevância do tema exposto pela marca. 

Um conteúdo que tenha diversão, humor e diálogo é interessante para atrair e despertar a atenção do público.

Além disso, o conteúdo deverá ser distribuído em diferentes plataformas (que devem ser definidas pela marca) e, por fim, deverá ser realizado o monitoramento dos resultados.

Aliás, o monitoramento e gerenciamento ganham muito mais importância nessa estratégia. Ou seja, o que você faz depois de soltar um conteúdo determina o sucesso da estratégia. É preciso entender como o conteúdo está sendo consumido pelo público e tentar mantê-lo “ativo” (gerando interesse e engajamento) durante o maior tempo possível.

2 exemplos de branded content de sucesso

Algumas marcas são conhecidas pelo sucesso do branded content. A seguir, vamos mostrar dois exemplos de campanhas bem sucedidas dessa estratégia:

1 – Coca-Cola

As campanhas de Natal da Coca-Cola são um bom exemplo de branded content. Com temáticas relevantes, são explorados sentimentos e sensações do público, o que cria uma identificação com a marca e faz ela ser lembrada.

O objetivo não é o oferecimento do produto, mas sim focar na experiência e no sentimento das pessoas.

2 – Dove

A campanha Retratos da Real Beleza, veiculada em 2013 pela marca Dove fez muito sucesso, por trazer uma temática relevante com sensibilidade e respeito, o que criou uma identificação com o público feminino.

Essa campanha foi um grande exemplo de branded content, com visualizações que já passam de 2 bilhões no Youtube, prova de que a marca conseguiu atingir o objetivo de ser lembrada pelo público.

Agora que você já sabe o que é branded content, é importante contar com a expertise de uma agência de marketing qualificada para aplicar essa estratégia. 

Na Marke, agência de marketing digital, temos profissionais experientes e focados em trazer resultados para a sua empresa através de serviços como o branded content, publicidade online e marketing de conteúdo.  

Entre em contato e saiba mais sobre nosso trabalho!