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Como calcular o ROI em publicidade online? Entenda

Como calcular o ROI dos seus investimentos em marketing digital? Neste artigo, você vai descobrir como calcular o ROI e pq ele é Importante. Acesse!

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O calculo do ROI é fundamental para uma empresa mensurar o resultado de suas iniciativas em marketing digital, estratégia que se tornou indispensável para qualquer companhia que deseja se destacar na internet.

O artigo de hoje explicará com detalhes o que é ROI, porque você deve usar essa métrica e como ele deve ser calculado.

O que é ROI e porque você deve calculá-lo

Mensurar resultados na internet é um hábito essencial para criar estratégias de marketing digital que são efetivas.

A sigla ROI vem do termo inglês return on investment que, traduzido, quer dizer retorno sobre o investimento. Ele é um indicador eficaz quando se trata de calcular o retorno de uma campanha de publicidade online, sendo adequado a todos os tipos de investimentos em estratégias digitais.

Através do cálculo do ROI, é possível ter uma visão clara sobre o retorno do investimento feito e da eficiência da estratégia de acordo com as metas de conversão definidas. O indicador ajuda o gestor a entender quais tipos de investimento dão mais retorno e quais precisam ser otimizados ou extinguidos.

O cálculo do retorno sobre investimento sobre em cada campanha de marketing digital permite que uma melhor avaliação do trabalho, se ele realmente está trazendo rentabilidade e receitas para a empresa. Através do ROI também é possível verificar quais são os aspectos que devem ser melhorados para que no futuro o marketing não seja considerado apenas um “custo”.

Mas, afinal, como calcular o ROI?

O retorno sobre investimento pode ser calculado de maneira simples através da seguinte fórmula:

ROI = Receita – Custo do Investimento / Custo do Investimento 

Imagine que o ganho de sua empresa tenha sido de 200 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 20 mil. Através da fórmula demonstrada acima, temos:

ROI = (200.000 – 20.000) / 20.000

ROI = 9

No exemplo demonstrado, o ROI foi de 9 vezes o investimento inicial. Se colocarmos o resultado em porcentagem (basta multiplicar o resultado por 100), é possível verificar que houve 900% de retorno.

Quando o ROI for utilizado para medir campanhas digitais, somam-se todas as vendas provenientes da campanha realizada e subtraem-se todos os custos da mesma, como e-mail marketing, mídias sociais, links patrocinados e de diversas outras estratégias que sua marca está utilizando para obter um melhor desempenho perante os seus concorrentes. Depois, esse valor deve ser dividido pelo investimento realizado.

No caso do marketing de conteúdo, o objetivo da estratégia nem sempre é a venda direta de algum produto, por exemplo. No entanto, através do cálculo do ROI é possível entender se o seu blog é bem sucedido, se os leads originados são convertidos em clientes e se a estratégia tem um custo-benefício melhor do que outras ações de marketing.

A definição  e metas do ROI pode variar de empresa para empresa. Por exemplo, enquanto o valor de R$ 80,00 por lead pode ser barato para determinada empresa, para outra pode ser um custo muito elevado. Por isso, sempre leve em conta o custo de seu produto ou serviço e sua margem de lucro e todas outras informações que sejam consideradas necessárias.

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