Como criar artigos para blogs? 5 estratégias para um conteúdo incrível
Como criar artigos para blogs e sites? Se você quer investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo com garantia de resultados, confira os insights deste post!
Como criar artigos para blogs, afinal? Existe uma fórmula pronta?
Durante muito tempo, a criação de artigos era focada principalmente em formatos para mídias offline. Muitos são os exemplos de blogs e portais que apostavam nesse modelo (hoje já defasado!).
No entanto, quando se deu o crescimento exacerbado de conteúdo na web, as coisas começaram a mudar. Os profissionais começaram a usar links internos, os títulos ficaram mais chamativos, os posts foram otimizados e muito mais.
Então, chegamos à questão atual: como as marcas, atualmente, podem criar artigos para blog aliando um excelente conteúdo e uma performance ainda mais relevante?
Siga a leitura para conferir os insights que a Equipe Marke reuniu para você. 🙂
Como criar artigos para blogs? 5 insights para o seu site
Preparado para conferir nossas estratégias para criação de conteúdo para sites/blogs? Abra o Trello ou o bloquinho de notas do celular e registre aí:
1. Encontre o tom certo para o texto (de acordo com a persona)
Muitas pessoas encontram dificuldade na hora de começar um texto e escolher uma forma de dialogar com o leitor. Então, comece de forma simples, com frases curtas.
Pense bem: quando você vai conversar com alguém, fica pensando em como dar início a esse bate papo? A resposta é não! O mesmo deve acontecer no momento em que você vai escrever um texto. É ali que começa a sua conexão com o seu leitor.
2. Apresente uma solução para determinado problema do cliente
As pessoas que leem o seu artigo querem ter a certeza de que encontrarão nele a resposta para o seu problema. Por isso, o autor precisa criar conexão com os leitores, citando diferentes situações e respondendo perguntas sempre que possível.
Pode usar frases como: já passou por essa situação? Você está nesse grupo?
Você já teve a sensação de ler um conteúdo que foi escrito pra você? Então, os seus leitores precisam sentir o mesmo.
3º Respeite uma estrutura hierárquica
Assim como histórias tem começo, meio e fim, conteúdos para sites também precisam seguir o mesmo padrão.
No contexto do Marketing Digital, a estrutura do artigo também é muito importante por conta do SEO – sigla para Search Engine Optimization.
A hierarquização do texto através de títulos e subtítulos (denominados em programação como h1, h2, h3 e assim por diante), é muito importante para que os artigos fiquem bem ranqueados no Google, atraindo mais tráfego ao site.
4. Equilibre a dosagem de informações
Um conteúdo não deve tentar dar todas as explicações de uma única vez. Esse cuidado é importante, porque muita informação vai desviar o foco do que o artigo pretende entregar.
As ideias podem surgir em sua mente enquanto você escreve, por isso foque no conteúdo e anote as ideias para os próximos.
5º Finalize o artigo com um CTA
Se você está pensando em criar artigos para blog ou para um site, muito provavelmente tem um objetivo com isso. E, se não tiver, saiba que deveria ter. Afinal, a ideia do conteúdo para sites e blogs é atrair clientes, fortalecer o branding de sua marca e, eventualmente, converter a venda de produtos ou serviços.
Por isso, sempre é interessante finalizar o artigo com um CTA – sigla para Call to Action. A “chamada de ação” consiste em pedir que o leitor faça algo, por exemplo:
- Entre em contato conosco!
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Se você precisar de um auxílio extra com sua estratégia de Marketing de Conteúdo, entre em contato conosco.