Como empresas b2c podem usar o marketing digital ao seu favor
O que é b2c? Se você é um empreendedor e deseja entender o seu negócio e como o marketing digital se aplica ao seu caso, acesse o blog!
O que é b2c? Se você é um empreendedor, você precisa entender de forma clara qual é a proposta de valor do seu negócio para a partir disso definir se ele é b2b ou b2c.
Vamos explicar pra você o que o conceito b2c significa e quais são as estratégias de marketing digital que podem ser usadas pela sua empresa.
B2C, também chamado de B-to-C (em inglês), consiste na abreviação do termo business-to-consumer. Esse termo significa a transação comercial que as empresas realizam com os seus consumidores.
O processo de compra realizado por uma empresa b2c tende a ser mais simples e curto. Mas, ainda assim é voltado para um público-alvo abrangente onde a decisão de compra é extremamente emocional, pois está baseada em desejo, preço ou status.
De forma simples, podemos dizer que uma loja que comercializa seus produtos diretamente ao seu consumidor, como um site de e-commerce, por exemplo, pode ser enquadrada como uma empresa b2c.
Empresa b2c precisa ter sua marca humanizada
Uma pesquisa realizada pela SocialBankers em 2017 apontou que as postagens orgânicas, ou seja, aquelas que não são impulsionadas, têm apenas cinco horas de vida útil se não utilizada alguma técnica de SEO, por exemplo.
Isso evidencia que o período que sua empresa tem para despertar a atenção do seu cliente é pequeno ainda mais em um contexto como o atual.
Para que a empresa b2c use o marketing digital a seu favor, ela precisa criar um contato e uma relação de confiança com o seu público-alvo. Sendo assim, é fundamental que em cada mensagem postada a marca gere empatia e cause bons sentimentos no cliente.
Muito mais do que definir a sua persona, o seu cliente precisa acreditar que sua empresa está conversando diretamente com ele e não com uma marca.
Para isso, é fundamental que o contato tenha como base a confiança e a simplicidade.
É necessário conhecer e usar os formatos certos nas redes sociais
Quando falamos em empresa b2b, a empresa deve fazer uso de uma chamada interessante para levar o seu cliente ao blog ou ao gráfico.
No entanto, as empresas b2c precisam apostar em um marketing digital que capte a atenção dos seus clientes, pois sua decisão de compra está baseada na emoção. Sendo assim, é fundamental recorrer ao uso de vídeos, imagens e gifs.
Dados já tem apontado que o tráfego de internet em 2021 terá 82% como destino os vídeos online.
Faça apenas uma publicação por dia
Já falamos por aqui no blog sobre mitos e verdades do marketing digital. E um deles fala exatamente sobre o fluxo de postagens nas redes sociais. Estatísticas divulgadas em 2017 apontaram que empresas que optaram por fazer mais de uma, receberam 78% menos comentários e 57% menos curtidas. Com isso, sua empresa precisa focar em apenas uma ação!
Instagram Stories? Sim ou com certeza?
Não faz muito tempo que as marcas entenderam que o Instagram Stories deixou de ser algo pessoal e passou a ser uma ferramenta atrativa! Como os posts somem 24 horas depois, elas geram no cliente um gatilho mental de urgência.
Devido a isso, as pessoas querem ver tudo o que vai “sumir” em pouco tempo. Por isso, sua empresa precisa fazer uso para divulgar ações imperdíveis.
E aí, o conteúdo ajudou você de alguma maneira? Conte pra gente!