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Como montar um blog de sucesso para a sua marca

Veja como montar um blog de sucesso e melhorar as vendas da sua empresa. Confira todas as nossas dicas sobre como montar um blog neste artigo!

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Você considera que criar um blog é algo ultrapassado? Então é melhor repensar! Atualmente, a produção de conteúdo para blogs pode impactar positivamente os resultados sua empresa. E como isso acontece? O blog representa um canal indispensável para qualquer marca que deseja ter presença na internet. Através dele, você poderá atrair novos clientes, engajar seu público-alvo e impulsionar a venda de seus serviços ou produtos. Mas, então entra a grande dúvida como montar um blog de sucesso?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. 😉

Primeira etapa: por que vale a pena criar um Blog?

Para muitas pessoas, a palavra Blog remete aos primórdios da web 2.0. Mas engana-se quem julga essa estratégia obsoleta. Um dos aspectos mais fantásticos da internet é que, por se tratar de um ambiente democrático, qualquer pessoa – ou organização – pode adquirir influência e impactar muita gente com seu conteúdo.

Há quem acredite que algumas pessoas nascem com talento nato para escrever ou criar conteúdo. Pode até ser verdade. Mas a realidade é que qualquer pessoa pode ter um blog. Basta descobrir quais são as habilidades que você domina, explorá-las ao máximo e, por fim, através da prática, aprimorar seus dons.

Agora, se você é empresário e possui uma visão mais prática, deve estar se perguntando: o blog é um bom investimento? Ele vai me trazer retornos reais? A resposta é SIM – caso você realmente aposte em um conteúdo relevante  e de qualidade e mantenha uma frequência adequada em suas publicações.

A verdade é esta: blogs são uma ferramenta poderosa para converter vendas.

Sabe por quê?

Cada vez mais, a publicidade invasiva é rejeitada pelo consumidor. Quando você apresenta seu produto através de um conteúdo de qualidade, você está agregando valor ao seu potencial cliente. Sem falar que, através de uma boa estratégia em SEO, os posts do seu blog podem impactar seu público-alvo de maneira mais assertiva, atingir as pessoas certas, aumentar exponencialmente o tráfego orgânico do seu site.

O resultado, por fim, será um provável aumento das vendas.

De forma geral, extraindo algumas ideias do livro Born to Blog, de autoria dos americanos Mark W. Schaefer e Stanford A. Smith, podemos citar como algumas vantagens que um blog lhe permite:

  • Demonstrar sua autoridade em relação ao mercado em que atua
  • Criar uma linha de diálogo direta com seu público-alvo, sem intervenção de outros meios
  • Aprimorar seu networking, através da troca de ideias e impacto com os leitores
  • Exercitar sua escrita, sua imaginação, motivar seus estudos
  • Criar um banco de dados com informações sobre a sua empresa – ou sua vida
  • Impactar pessoas e – acredite – transformar vidas!

Então, blogs ainda fazem diferença hoje em dia?

Sem dúvidas, nossa resposta é sim. A produção de conteúdos para sites e blogs é uma das formas mais certeiras de engajar clientes e construir novos relacionamentos no meio digital. É através de seu blog que uma teia de contatos para o seu negócio poderá ser gerada, resultando em maior reconhecimento à marca e consequente aumento das vendas.

Você pode até pensar de forma mais abrangente. Em Born to Blog, Schaefer e Smith nos incentivam a refletir sobre o enorme poder dos blogs. Para as futuras gerações, eles serão documentos da realidade que vivemos hoje. Da mesma forma que poderão ser uma espécie de arquivo histórico da sua empresa ou negócio.

“É fascinante imaginar um futuro em que os historiadores irão ‘cavar’ através de arcaicos drives repletos de entradas de blogs. Pela primeira vez, arqueologistas terão acesso à história emocional de nossa cultura. Diferentemente da arte na parede das cavernas (…), nossa civilização possui uma moldura com tamanho infinito. Nosso compartilhamento só é restrito pelo nosso tempo e pela nossa experiência. É empolgante pensar que, através do blogging, ninguém precisa ter medo de ser esquecido. Se você é um blogger, você está deixando uma permanente pegada digital”. (SCHAEFER; SMITH, 2013, p. 138)

Habilidades essenciais para montar um blog de sucesso

No início deste artigo, salientamos que qualquer pessoa – ou empresa – pode ter um blog. Isso porque há diferentes habilidades que podem ser exploradas através desse canal. Em alguma delas, certamente, você é capaz de se destacar.

Veja, abaixo, 4 talentos a serem explorados com o intuito de produzir um conteúdo incrível para o seu blog:

1. Storytelling

Você se considera um bom contador de histórias? Em caso positivo, saiba que já possui uma das habilidades mais importantes e valorizadas no universo do Marketing Digital. A capacidade de transmitir uma informação através de uma história, de ilustrar o valor do seu produto com exemplos reais, é uma habilidade-chave para dialogar com consumidores.

2. Persuasão

Se você tem opiniões fortes, se a sua forma de pensar é intrigante e motiva discussões construtivas e inteligentes, saiba que você já tem uma boa carta na manga para explorar em seu conteúdo. O talento de persuasão simboliza uma poderosa ferramenta para vendas através de um blog. Explore!

3. Curadoria

Você possui uma intenção natural de ajudar outras pessoas e compartilhar descobertas? Isso já é suficiente para motivar um blog de sucesso. Inclusive, nos EUA e no Brasil, pessoas comuns acumulam milhares de seguidores online transmitindo dicas a partir de uma curadoria dos assuntos de que gostam.

4. Ensino

É bem provável que você acompanhe – ou, pelo menos, já tenha visto – blogs que seguem uma linha mais didática. Não é difícil ilustrar como produzir esse tipo de conteúdo: um nutricionista, por exemplo, pode conduzir o material de seu blog com dicas de alimentação. Uma professora de Yoga, pode transmitir ensinamentos e práticas de Yoga. As possibilidades são inúmeras!

O blog Huffington Post Brasil possui tráfego de quase 3 milhões de usuários. Foto: Reprodução

Não basta criar um blog, é preciso mantê-lo!

Para que o seu blog adquira relevância no meio digital e, ao mesmo tempo, traga acessos ao seu site, a consistência é um fator muito importante. O debate entre qualidade x quantidade ainda divide opiniões. Mas uma boa aposta é, sempre, um equilíbrio entre os dois.

Comprometa-se com seu calendário editorial. Defina uma meta realista de quantos posts você consegue produzir por semana, sem que o material perca qualidade. Considere, ainda, que será necessário investir um tempo para avaliar o desempenho do conteúdo.

Procure inserir tudo isso na sua agenda e produzir, pelo menos, quatro posts por semana. Leve o seu blog a sério!

Sabemos que o bloqueio criativo é algo normal. Nem sempre nos sentimos dispostos a escrever. Mas, acredite no conselho de quem trabalha com redação de conteúdo há anos: quando você se propõe a estar focado e redigir posts diariamente – quando a prática realmente se tornar um hábito – ela irá fluir naturalmente.

E você irá colher os resultados.

Como planejar um conteúdo para o seu blog?

Para o planejamento de conteúdos, é preciso ter tempo, expertise e dedicação. Além disso, técnicas de SEO são muito bem-vindas, pois irão ajudar a entender o seu consumidor e tornarão seu blog mais relevante para os mecanismos de busca.

Não existe uma fórmula exata para criar um calendário editorial para o seu blog. Mas é importante que o processo seja estruturado de forma estratégica. Principalmente porque há um volume cada vez maior de conteúdo sendo publicado na internet e, se você não pensar na tática – ainda que seu material seja de excelente qualidade – ele provavelmente não será encontrado.

Não adianta investir em um blog e deixar que ele se perca em meio a tantos outros sites na web.

Considerando tudo isso, abaixo listamos algumas boas práticas essenciais para garantir que o seu blog prospere:

  • Esteja atento aos assuntos de interesse do seu público-alvo
  • Invista em uma estratégia de SEO, utilizando em seu conteúdo as palavras-chave que vão ajudar a torná-lo mais fácil de encontrar nos mecanismos de busca, como o Google
  • Produza conteúdo com uma linguagem condizente com a do seu público
  • Monitore o desempenho dos seus posts através do Google Analytics

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Como fazer um blog atingir seu público-alvo

Quando você começar um blog, tenha em mente que não é do dia para a noite que ele irá adquirir relevância. É preciso investir na consistência das postagens, não deixar o SEO de lado e, claro, abordar temas importantes para os seus leitores. Assim, com o tempo, você irá desenvolver uma audiência mais sólida.

Para dar mais visibilidade às suas publicações, vale a pena divulgar o conteúdo do seu blog também em outras plataformas, nas quais seu público-alvo esteja presente: Linkedin, Instagram e Facebook são alguns exemplos. Estes dois últimos, no entanto, possuem um baixo alcance orgânico – o que significa que, para que o seu material realmente tenha visibilidade, poderá ser necessário fazer um investimento patrocinado.

Uma outra alternativa interessante é promover seu blog sendo ativo em outros blogs. Certifique-se de interagir, expressar sua opinião, deixar comentários nos posts de outras pessoas que você admira. Muito provavelmente, além de ampliar seu networking, isso também vai atrair leitores para o seu blog.

Resumindo: o que define um blog de sucesso?

Para montar um blog de sucesso, é necessário ter muita dedicação, organização e tempo hábil por parte de sua empresa. Afinal, o blog precisará estar sempre atualizado, com um conteúdo de qualidade para o seu público.

Para ter um blog bem sucedido, diversos aspectos deverão ser levados em conta. Dentre eles, os principais pontos são:

1) A escolha da plataforma correta

Atualmente, existem inúmeras plataformas para a criação de blogs. Como citado em nosso post Dicas de criação de sites para melhor desempenho na internet, existem diversas opções gratuitas com as quais você pode conduzir a criação de sites. A mais popular delas é o WordPress, que é uma ferramenta simples e intuitiva. Ela oferece opções de layouts prontos, e a partir deles, você insere o conteúdo que deseja.

2) Determinar a sua persona e o seu objetivo

Antes de começar a produzir conteúdo para o seu blog, é preciso saber para quem e porquê você irá escrever. Para isso, é necessário determinar a persona de sua marca e os objetivos que você deseja alcançar com a criação de seu blog.

3) Planejamento e SEO!

Um dos passos mais importantes para criar e manter um Blog é o planejamento de conteúdos. Nessa etapa, você deverá pensar em conteúdos relevantes e diferenciados, que devem estar alinhados com estratégias de SEO. O SEO tornará seu blog muito mais atrativo para mecanismos de busca como o Google.

4) Estudar seus concorrentes

Com a facilidade que é criar um blog atualmente, é bem provável que você encontre diversos concorrentes para o seu nicho de negócio. Nesse caso, além de usar uma boa plataforma, definir persona e objetivos, planejar e estudar SEO, observar a concorrência também é importante para ter insights de como montar um blog de sucesso.

Procure pelos assuntos que você trazer para o seu blog e observe como os seus concorrentes abordam o assunto. Usam vídeos ou fotos? Você deve ter também. Os conteúdos se relacionam com serviços ou produtos que oferecem? Aproveite essa oportunidade também. Os posts se interligam e seguem uma linha de raciocínio com outros posts? Crie a sua rede também!

5) Ter presença nas redes sociais

Se pergunte: em quais “lugares” da internet as pessoas passam mais tempo navegando? Nas redes sociais! Então se você deseja criar um blog de sucesso, não pode de maneira alguma ignorar esses espaços tão importantes na web. Se você não divulgar seu conteúdo por elas, como as pessoas ficarão sabendo do que você está produzindo? Use as redes sociais como vitrine do seu site e blog e logo verá os acessos aumentarem!

Agora entende como produzir conteúdos relevantes é uma forma de estar mais próximo do consumidor? Invista nessa estratégia!

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