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Marketing Experiencial é tema de curso na Feevale

Curso de Marketing Experiencial: como utilizar um mix de estímulos emocionais, sensoriais e experienciais para influenciar na decisão de compra do consumidor.

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Marketing Experiencial: entenda como pode ajudar você!

Teorias relacionadas a como estímulos emocionais e sensoriais influenciam no comportamento do consumidor serão abordadas em curso de extensão de verão.

Em um momento em que o ambiente virtual está cada vez mais representativo nos resultados de venda das empresas, é importante também observar esta tendência das marcas em oferecer um ambiente conceitual e interativo no ponto-de-venda.

A concepção de marketing que se tem atualmente não é a mesma desde quando o mesmo começou a ser estudado e considerado como engrenagem importante para o sucesso de um negócio. A principal mudança está na forma como se encara a relação do consumidor com a marca e de que maneira esta relação ocorre, seja consciente ou inconscientemente.

As estratégias de marketing ultrapassam as barreiras da razão e percebem que é necessário muito mais para garantir um envolvimento lucrativo com o consumidor. Atualmente há uma forte relação da marca com os sentimentos e os valores do seu público que busca, cada vez mais, algo que chame sua atenção e com o qual possa se identificar frente a este volume infinito de ofertas e ruídos nos canais de comunicação.

Relacionamento com o consumidor na internet: Como acontece?

Estudantes e profissionais de marketing da região do Vale do Sinos compreendem a importância do envolvimento efetivo com seu público e buscam promover um relacionamento estimulante para o consumidor na internet ou no ponto-de-venda?

Este questionamento é relevante para o cenário acadêmico a partir do momento em que o varejo está revendo suas estratégias e os estudantes e profissionais da área precisam se adequar a esta realidade, buscando compreender o que defendem os autores mais modernos em relação a esta necessidade de readaptação. E esta é a preocupação da Universidade Feevale ao trazer para sua grade de cursos de extensão de verão o tema.

A análise teórica é possível a partir das obras de autores como Martin Lindstrom, Dan Hill, Neale Martin, Bernd H. Schmitt, Robert B. Cialdini, Philip Kotler, dentre outros. Estas contribuições bibliográficas possibilitam o estudo a respeito do marketing, do varejo e de teorias que defendem, além do poder racional, uma abordagem mais holística do marketing, já que uma marca deve prever não somente compreender os anseios de seu público-alvo, mas também se identificar com ele e proporcionar experiências únicas através do envolvimento do inconsciente, sensorial e emocional.

Infografico sobre a Evolução do Marketing 3.0 de Kotler

Fonte: Kotler (2010)

Interação com o cliente na internet: é preciso fidelizá-lo!

Percebe-se cada vez mais a necessidade de se agregar valor ao produto ou serviço, interagir com o consumidor e fidelizá-lo através do fortalecimento de uma relação inovadora e singular. Como defendem diversos autores, o segredo está na relação de consumo e motivação de compra dentro do ponto-de-venda, encontrando mecanismos emocionais envolventes e estando sempre focado em compreender a sensível relação do inconsciente na tomada de decisão dos consumidores.

Palavras-chave
merchandising, varejo, comportamento do consumidor, PDV, mix de marketing, composto de marketing, Marketing 3.0, curso de marketing, marketing sensorial, Marketing Mix, ponto-de-venda, marketing holístico, marketing experiencial

RESENHA DO CURSO

Marketing e Consumo: a influência do inconsciente, da emoção e dos sentidos na tomada de decisão.

Apresentação
Abordando teorias de Branding Holístico e Marketing Experimental, o curso traz teorias que defendem o domínio do inconsciente na tomada de decisão para o consumo, apresenta técnicas e cases de marcas que exploram a influência dos sentidos no comportamento de compra e estimula a compreensão do papel da emoção, valores e motivações individuais na escolha por um produto ou serviço.

Público-alvo
Alunos e profissionais das áreas de Administração, Marketing e Publicidade e Propaganda.

Identificação
Dias: 09, 11 e 12 de fevereiro.
Horário: das 18h às 22h
Carga horária: 12h
Local: Sala 302 do Prédio Multicolor – Feevale Câmpus II

Ministrante
John Schmidt – Bacharel em Publicidade e Propaganda com habilitação em Marketing pela Unisinos, tem experiência na área de administração e mercado. Responsável pelo início das operações das lojas Dumond no exterior, 5 anos Gerente de Mercado Externo das marcas West Coast e Cravo&Canela e larga experiência em varejo internacional. Atualmente é Diretor de Conteúdo da Marke | Consultoria SEO e Marketing Digital.

Realização
Coordenação: Marta Santos
Promoção: Universidade Feevale – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |ICSA | Publicidade e Propaganda
Organização: Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – Proacom
Página do curso em feevale.br 

Contato
John Schmidt
[email protected]