Descubra os benefícios do Marketplace de Serviços
Leia o post de blog da Agência Marke e descubra como o marketplace de serviços pode fortalecer o posicionamento de sua marca.
O marketplace é um canal eletrônico que está cada vez mais presente no universo digital, e isso não poderia ser diferente no ramo de prestação de serviços. Inclusive, você já ouviu falar sobre marketplace de serviços?
Patrick Negri escreveu em abril deste ano para o Ecommerce Brasil o artigo "Conheça as vantagens do marketplace de serviços. O autor é CEO e cofundador da iugu, startup de automação financeira que oferece serviços completos para pagamentos e recebimentos.
Segundo ele “um marketplace de serviços, como o próprio termo indica, conecta prestadores de serviços (empresas ou profissionais) com aqueles que buscam por seus serviços por meio de uma plataforma online e funciona como uma espécie de shopping center virtual.”
Esse canal pode representar tanto uma ameaça quanto uma oportunidade para prestadores de serviço. Segundo Patrick Negri, principais vantagens do marketplace para o prestador de serviço são aumento do faturamento, redução do custo de prospecção e diminuição de custo com marketing. Isso é verdade.
No entanto, é importante entender que a partir desta tecnologia, a venda parte para um formato mais transacional. Isso não anula a atuação de prestadores de serviço com maior valor agregado, muito pelo contrário: contribui para que diferentes públicos sejam atendidos.
Marketplace de serviços: conheça alguns cases
Um bom exemplo é a tradicional rede de taxis G7 de Paris e a conhecida rede de hotéis Marriott que tiveram que se posicionar frente à chegada de marketplaces em seus segmentos de atuação. Ambas apostaram no poder da diferenciação, agregando valor a seus serviços, para driblar as desvantagens em preço e tecnologia que sofrem com a chegada do Uber e do AirBnb, respectivamente.
No segmento do marketing digital os marketplaces de serviços também estão presentes. Um exemplo é o VintePila um portal de compra e venda de serviços digitais à um preço fixo base de R$20,00 (vinte pila).
Veja no link a seguir 5 tendências de marketing digital para 2020.
Segundo Patrick Negri, “em meio ao atual momento econômico em que estamos vivendo, o marketplace de serviços também vem registrando crescimento por ser um segmento muito procurado pelos que buscam serviços de qualidade com valores atrativos e experiências de compras diferenciadas”.
E como driblar este tipo de recurso e continuar atuando no segmento num formato de vendas mais consultivo e relacional? Enquanto para alguns clientes um logotipo de R$20,00 atende suas necessidades, outros percebem valor na contratação de um profissional de branding no valor de R$15.000,00 para a criação do seu posicionamento, conceito de marca e identidade visual.
Ou seja, assim como no exemplo da Marriott e da empresa de Taxi parisiense G7, existe um mercado democrático para todos e alguns prestadores de serviço precisam assumir o papel de agregar valor e gerar a melhor experiência para os clientes.