Imagem de destaque do post Descubra os benefícios do Marketplace de Serviços Imagem de destaque do post Descubra os benefícios do Marketplace de Serviços

Descubra os benefícios do Marketplace de Serviços

Leia o post de blog da Agência Marke e descubra como o marketplace de serviços pode fortalecer o posicionamento de sua marca.

Categorias:

O marketplace é um canal eletrônico que está cada vez mais presente no universo digital, e isso não poderia ser diferente no ramo de prestação de serviços. Inclusive, você já ouviu falar sobre marketplace de serviços?

Patrick Negri escreveu em abril deste ano para o Ecommerce Brasil o artigo “Conheça as vantagens do marketplace de serviços“. O autor é CEO e cofundador da iugu, startup de automação financeira que oferece serviços completos para pagamentos e recebimentos. 

Segundo ele “um marketplace de serviços, como o próprio termo indica, conecta prestadores de serviços (empresas ou profissionais) com aqueles que buscam por seus serviços por meio de uma plataforma online e funciona como uma espécie de shopping center virtual.”

Esse canal pode representar tanto uma ameaça quanto uma oportunidade para prestadores de serviço. Segundo Patrick Negri, principais vantagens do marketplace para o prestador de serviço são aumento do faturamento, redução do custo de prospecção e diminuição de custo com marketing. Isso é verdade. 

No entanto, é importante entender que a partir desta tecnologia, a venda parte para um formato mais transacional. Isso não anula a atuação de prestadores de serviço com maior valor agregado, muito pelo contrário: contribui para que diferentes públicos sejam atendidos.

Marketplace de serviços: conheça alguns cases

Um bom exemplo é a tradicional rede de taxis G7 de Paris e a conhecida rede de hotéis Marriott que tiveram que se posicionar frente à chegada de marketplaces em seus segmentos de atuação. Ambas apostaram no poder da diferenciação, agregando valor a seus serviços, para driblar as desvantagens em preço e tecnologia que sofrem com a chegada do Uber e do AirBnb, respectivamente.

No segmento do marketing digital os marketplaces de serviços também estão presentes. Um exemplo é o VintePila (https://www.vintepila.com.br/), um portal de compra e venda de serviços digitais à um preço fixo base de R$20,00 (vinte pila). 

Veja no link a seguir 5 tendências de marketing digital para 2020.

Segundo Patrick Negri, “em meio ao atual momento econômico em que estamos vivendo, o marketplace de serviços também vem registrando crescimento por ser um segmento muito procurado pelos que buscam serviços de qualidade com valores atrativos e experiências de compras diferenciadas”. 

E como driblar este tipo de recurso e continuar atuando no segmento num formato de vendas mais consultivo e relacional? Enquanto para alguns clientes um logotipo de R$20,00 atende suas necessidades, outros percebem valor na contratação de um profissional de branding no valor de R$15.000,00 para a criação do seu posicionamento, conceito de marca e identidade visual. 

Ou seja, assim como no exemplo da Marriott e da empresa de Taxi parisiense G7, existe um mercado democrático para todos e alguns prestadores de serviço precisam assumir o papel de agregar valor e gerar a melhor experiência para os clientes.