Conheça os principais KPIs de Marketing Digital e melhore seus resultados!
Saiba o que significa KPI no Marketing Digital e conheça 8 principais indicadores de desempenho para seu negócio online. Acesse o artigo de Marke e confira!
Você sabe o que é KPI? Quer aprender como utilizar KPIs no Marketing Digital?
KPI é a sigla para Key Performance Indicator (indicador-chave de desempenho) e é utilizado no Marketing para avaliar se determinada ação está gerando os resultados esperados e mensurar o desempenho tanto de tráfego orgânico quanto de campanhas de tráfego pago.
Um KPI pode ser apresentado em números ou percentuais, dependendo do caso. Neste artigo, você vai descobrir para que servem os indicadores de desempenho e poderá acompanhar seus resultados com maior propriedade.
Siga a leitura e confira!
O que são os KPIs do Marketing Digital e para que servem?
Os KPIs de Marketing Digital são recursos que permitem realizar a mensuração dos níveis de desempenho e de sucesso em atividades estratégicas executadas em um período definido.
Esses indicadores permitem a compreensão do desempenho de processos diversificados.
Eles podem ser utilizados, por exemplo, para identificar o progresso das vendas, das estratégias de marketing digital que estão sendo utilizadas e das metas de atendimento ao cliente em um negócio online.
Como escolher e identificar um bom KPI?
A seguir, vamos listar as características que devem ser consideradas para que o indicador de desempenho seja bom e eficiente.
- Relevância;
- Precisa ser mensurável;
- Objetividade;
- Periodicidade.
Por isso, escolha bem o seu indicador de desempenho, para que ele possa estar baseado nesses pilares e com isso garanta um bom resultado para seu negócio.
8 indicadores de desempenho que o seu negócio online precisa ter
Os indicadores de desempenho sempre dependerão dos objetivos de seu negócio. Ou seja, os KPIs precisam ser relevantes para o seu objetivo.
Eles mostrarão se o seu negócio está (ou não) caminhando na direção correta para o alcance das metas.
Pensando no ramo de negócios online e lojas virtuais, apresentamos abaixo 8 exemplos de KPIs do Marketing:
1. Tráfego
Medir o tráfego de um site deve ser uma atividade regular. Um padrão deve ser mantido para todo o site, pois, desta maneira, é permitida uma análise dos motivos de queda ou picos de tráfego, e o quanto isso afeta também outros indicadores.
Com estas análises, você consegue definir estratégias de marketing digital para alcançar suas metas de visitação, como pageviews e acessos, por exemplo.
2. Visualizações de página e tempo de permanência no site
Nesta métrica, o marketing de conteúdo possui muita importância. Através do tempo de permanência no site e visualizações de página, conseguimos entender se o conteúdo é relevante ao público, além de indicar se o tráfego do site é direcionado.
O tempo de navegação do usuário no site também é um ponto a ser levado em consideração.
É importante que o site tenha uma boa velocidade no carregamento das páginas e que aposte em mecanismos para a otimização do mesmo, caso contrário, o número de usuários no site pode cair consideravelmente.
3. CTR (click-through rate)
É o número de cliques recebidos no anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido.
4. CPC (cost per click ou custo por clique)
O CPC é o valor cobrado pelas plataformas de anúncio por um clique no seu anúncio.
5. CPL (cost per lead ou custo por lead)
Refere-se ao valor que está custando para adquirir cada lead.
6. CVR (conversion rate ou taxa de conversão)
A taxa de conversão é uma métrica usada para acompanhar o quanto a audiência converte e gera resultados para o negócio.
7. CPA (cost per acquisition ou custo por aquisição)
O CPA pode ser definido pelo download de um material, preenchimento de um formulário de cadastro ou a compra de um produto, dependendo do evento que você irá considerar como aquisição.
8. ROI (Return On Investment)
Esta métrica faz referência ao valor que você recebe de volta em comparação com o que você investiu no seu negócio online.
Por meio deste indicador, é possível entender quais investimentos valem ou não a pena, além de possibilitar a otimização daqueles que já estão dando certo. O ROI pode ser calculado em áreas como o SEO, marketing de conteúdo, mídias sociais, entre outros.
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