Imagem de destaque do post Entenda as mudanças dos processos de vendas B2B Imagem de destaque do post Entenda as mudanças dos processos de vendas B2B

Entenda as mudanças dos processos de vendas B2B

Leia o post da Agência Marke e entenda como os meios eletrônicos estão transformando os processos de vendas B2B atualmente!

Categorias:

Você já parou para refletir sobre o quanto os canais eletrônicos atuais estão promovendo mudanças nos processos de vendas B2B?

Júlio Paulillo, em seu artigo “Tradicional ou 4.0? Maturidade digital dos profissionais de vendas no Brasil” escrito para a Harvard Business Review, traz dados de uma pesquisa online realizada pela empresa proprietária de um sistema de CRM online para vendas B2B chamado Agendor.

Realizada em outubro de 2019, esta pesquisa procurou mapear o nível de maturidade digital de 249 profissionais de vendas no Brasil, representando empresas que têm outras empresas como clientes (B2B). 

Este estudo, segundo o autor, procurou entender não somente  o uso de ferramentas digitais nas diversas etapas do processo comercial, mas também questionou os resultados de vendas das suas empresas em 2019.

Ou seja, a iniciativa procurou traçar um paralelo entre o uso de ferramentas digitais por parte da equipe comercial e seu impacto nas vendas.

Continue a leitura do post e saiba mais!

Os meios de comunicação e as vendas B2B

Os resultados da pesquisa mostraram que os meios de comunicação no B2B continuam sendo telefone (82%), e-mail (81%) e WhatsApp (76%). 

Inclusive, vale ressaltar que durante este período de pandemia de Covid-19 as vendas pelo WhatsApp estão impulsionando muitos negócios.

Segundo o autor, este estudo também coletou outros dados interessantes: “as empresas que tiveram vendas melhores do que o esperado neste ano são as que mais realizam encontros presenciais com clientes (63% contra média de 58%). Ao mesmo tempo, também são as que mais fazem videoconferências (26% contra média de 14%)”. 

Tudo indica, a partir dos resultados coletados a partir desta pesquisa, que por enquanto nada substitui o olho no olho, a interação pessoal e a confiança gerada pelo método face a face. 

Segundo o autor, “opções mais modernas, como as videoconferências, ajudam a otimizar o tempo e aumentam a riqueza de apresentações remotas. A boa e velha conversa ao vivo reforça a confiança entre todos.”

Veja no link a seguir 5 dicas para você realizar videochamadas profissionais. Além disso, aprofunde seu conhecimento em marketing digital e leia também o nosso post sobre estratégias de comunicação que podem alavancar vendas B2B em tempos de coronavírus.