Marketing de evangelização: 4 segredos para clientes amarem sua marca
O marketing de evangelização é responsável por engajamento do público com a marca, transformando clientes em verdadeiros fãs. Veja mais:
Sabe aquelas marcas que quase todo mundo ama e consome muito? Elas não oferecem apenas algum produto ou serviço de qualidade, mas sim um conceito, algo no que acreditar. É bem provável que isso seja efeito do marketing de evangelização.
E qual é a primeira ideia que lhe vem à cabeça quando escuta falar sobre evangelização? Sim, a palavra é oriunda de religiões cristãs e muito abordada nas igrejas. Entretanto, o termo é utilizado também no marketing.
Quer saber mais? Siga a leitura!
O que é marketing de evangelização?
O termo e a ideia por trás do marketing de evangelização foram desenvolvidos por Guy Kawasai nos anos 80, enquanto foi evangelista chefe de software da Apple Computer. Ele fez parte da equipe de marketing de lançamento do Macintosh em 1984.
Kawasai modificou a forma de pensar a fidelização do cliente e o marketing de relacionamento. Dissemina até hoje a ideia de engajamento do público com a marca, além de ter auxiliado no processo de transformação de clientes da Apple em verdadeiros fãs.
As empresas que utilizam esse modelo de marketing vendem ao cliente algo que vai muito além de um produto/serviço, elas oferecem ao consumidor uma filosofia de marca e até mesmo um estilo de vida.
Porém, ao contrário do que possa parecer, o marketing de evangelização não oferece recompensas, os clientes recomendam e difundem as qualidades da marca porque acreditam em seu potencial e em seus produtos.
Esse consumidor transforma-se em um elemento fundamental de propagação para empresa.
Um dos exemplos de cases que consegue trabalhar muito bem neste sentido é a própria Apple, que a cada grande lançamento forma filas enormes do lado de fora das lojas. Além disso, marcas como Starbucks, Harley Davidson, Ferrari, Heineken e Adidas também trabalham com a experiência e estilo de vida para atrair clientes/fãs.
Como implementar o marketing de evangelização?
Para implementar o marketing de evangelização e desta forma, começar a criar uma legião de fãs para sua marca, é necessário conhecer seu público-alvo, se comunicar de diversas formas e em diferentes plataformas.
Possuir um site e um blog sempre atualizado, além de uma presença ativa nas redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter é essencial para evangelização do público.
4 segredos para clientes amarem a sua marca
1.Conquiste admiração
De acordo com Guy Kawasaki, colocar pessoas amáveis e simpáticas na linha de frente da empresa pode conquistar a admiração do público. Na construção de um relacionamento, admiração transforma-se em confiança, que é fundamental para uma marca. Além disso, o atendimento amigável determina o amor por uma marca.
2. Customize sua mensagem e posicione seu produto/serviço como uma causa
Não tente vender o seu produto/serviço, venda um sonho, uma causa. Um produto/serviço, por mais incrível que seja, está relacionado apenas ao ato de consumir. Por outro lado, uma causa pode mudar vidas, por isso é preciso posicionar seu produto/serviço de uma forma que o consumidor entenda que ele será capaz de melhorar a vida.
3. Escute seus clientes
Utilizar as opiniões de seus consumidores obtidas através dos canais de comunicação pode ser a forma perfeita de melhorar sua empresa ou produtos/serviços. Divulgar depoimentos reais de clientes, pode aumentar o interesse de compra de outros consumidores.
4. Crie conteúdos de qualidade
Acredite no potencial do marketing de conteúdo relevante. Fornecer informações importantes e valiosas aos consumidores é imprescindível. Possua um blog com matérias informativas e curiosas sobre sua marca, produto ou serviço. Conteúdo de qualidade é um dos principais fatores que levam pessoas a seguirem empresas nas mídias sociais.
Dicas direto da fonte
Dos dias 7 a 10 de outubro de 2019 a Marke esteve presente na PUBCON Las Vegas, evento que reúne grandes nomes do marketing digital. No terceiro dia de conferência tivemos a oportunidade de prestigiar a palestra de Guy Kawasaki e trazer os melhores insights sobre o tema!