Marketing de influência na era da informação
De forma mais pessoal e menos invasiva, o marketing de influência se tornou uma das maneiras mais efetivas de fazer propaganda. Saiba mais!
De forma mais pessoal e menos invasiva, o marketing de influência se tornou uma das maneiras mais efetivas de fazer propaganda. No post de hoje, você vai entender o que é o marketing de influência, como trabalhar com influenciadores digitais e como utilizar um conteúdo de qualidade para tornar uma marca mais influente na internet.
Continue a leitura e confira! 😉
O que é o Marketing de Influência?
A Era da Informação em que vivemos levou à óbito a cultura de massa, dando lugar à personalização e gerando uma economia totalmente nova. Os costumes e as regras sociais se alteraram significativamente, mudando também os padrões de comportamento do consumidor.
O tempo em que era necessário sair de casa para encontrar produtos e serviços chegou ao fim. Estamos na era digital. Com poucos cliques, encontramos um novo serviço ou desejamos algum produto.
A tecnologia da Era da Informação fez as marcas se aproximarem de seus consumidores e aumentou a comunicação interpessoal. Os aplicativos colaborativos são um exemplo disso: nesses espaços, o público contribui com suas opiniões pessoais e influencia outros possíveis consumidores. Essa tendência colaborativa fez as marcas repensarem o modo de fazer propaganda, dando lugar ao Marketing de Influência.
O Influencer Marketing, termo em inglês que faz referência ao Marketing de Influência, se propõe a fazer aquilo que seu próprio nome indica: utilizar influenciadores para beneficiar uma marca ou um produto.
A abordagem do Marketing de Influência consiste no engajamento de pessoas através de personagens – sejam eles pessoas ou, até mesmo, marcas – que exerçam influência sobre consumidores, estabelecendo com eles uma relação de confiança.
O artigo publicado pela Entrepreneur oferece diversos motivos para que marcas utilizem o Marketing de Influência. Um deles é a questão de que os anúncios tradicionais estão se tornando inefetivos, já que os consumidores estão ficando imunes a esse jeito de fazer propaganda.
Como trabalhar com influenciadores digitais?
A confiança é o fator mais importante no processo de decisão de compra. A maioria dos consumidores esperam a opinião de alguém para decidir se a aquisição de um produto vale ou não a pena.
Há quem acredite que o uso de celebridades é a única maneira de influenciar um consumidor. Porém, o Marketing Digital disponibiliza diversos recursos mais eficazes e com um melhor custo benefício para que marcas trabalhem com influenciadores digitais. Um deles se dá através da criação de conteúdos de boa qualidade.
Conteúdo de qualidade: a chave para se tornar influente na internet
Uma marca que possui um blog com um conteúdo de qualidade, por exemplo, aumenta drasticamente suas chances de se tornar influente no meio digital. No post Como montar um blog de sucesso para a sua marca mostramos que, ao apresentar o produto ou serviço através de um conteúdo de qualidade, uma marca agrega valor ao seu potencial cliente.
Além disso, através de uma boa estratégia em SEO, os posts de um blog podem impactar o público-alvo de maneira mais assertiva, atingir as pessoas certas e aumentar exponencialmente o tráfego orgânico de um site. Assim, temos como resultado um provável aumento de vendas.
Um conteúdo de qualidade é uma das chaves para se tornar influente para o seu público-alvo. Invista nessa ideia!