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Meu site não aparece no Google, e agora?

É comum vermos pessoas se perguntarem "meu site não aparece no Google e agora?". No post de hoje apresentamos 4 motivos e uma solução!

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Se você tem uma empresa e nunca procurou pelo seu nome ou do seu produto/serviço no Google, nós lhe convidamos a fazer isso agora. E aí? O que encontrou? Nada? Algo perdido muitas páginas depois? Você deve estar se perguntando “meu site não aparece no Google, e agora?”.

Calma, isso é algo recorrente. Mesmo depois de planejar e investir em um site, existem alguns pontos que quando deixam de ser observados resultam nessa “invisibilidade” online. 

E, vamos combinar, sem aparecer no Google, é como se nem estivéssemos na internet. Certo?

Afinal, de acordo com o portal Internet Live Stats, existem mais de 1 bilhão e 700 mil de websites no mundo. 

Além disso, somente hoje, até o momento em que esse post foi finalizado, foram realizadas mais de 3 bilhões e 800 mil buscas no Google.

E a verdade é que são vários os motivos que podem fazer com que seu site não apareça no rankeamento principal do site de busca.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

Meu site não aparece no Google, e agora? Confira 4 possíveis motivos para que isso aconteça

1 – Problemas na indexação

Não espere que seu website apareça na primeira página de busca logo na primeira semana em que ele está no ar. Dê tempo para que o Google o indexe. 

Indexação é o processo de revisão de seu site pelo Google para entender se ele é relevante ou não. 

Isso acontece através de análise de dados como meta-títulos, meta-descriptions, atributos alt e mais.

Muitos destes atributos estão relacionados ao item a seguir, mas, é sempre bom checar ferramentas como o Google Search Console para descobrir problemas de código ou conteúdo que podem estar prejudicando sua indexação.

2- Falta de otimização (SEO) para mecanismos de busca

Você sabe o que é SEO (Search Engine Optimization)? Basicamente é um conjunto de técnicas que contribuem para a melhoria dos resultados e posicionamento de um site nos mecanismos de busca como o Google, Bing, Yahoo e até mesmo o Youtube.

É com o SEO que você ganha destaque na internet. Você não pode esperar que o Google simplesmente ponha seu site no topo de suas descobertas. Você tem que se fazer ser encontrado por ele.

Existem diversas boas práticas para ganhar pontos no rankeamento do Google, entre elas: uso criterioso e estratégico de palavras-chave, links internos, aplicação correta de meta tags, conteúdo relevante e outros fatores.

Dessa forma, o Google irá avaliar seu site e entenderá que ele é relevante para aparecer em sua tão requisitada busca.

3- Uso palavras-chave de alto custo 

Não pense que, após estar indexado no Google, basta sair usando e abusando das palavras-chave mais abrangentes para seu serviço ou produto.

Afinal de contas, assim como você tem concorrentes em lojas físicas, você tem concorrentes que estão atrás dessas mesmas palavras mais valiosas.

Por isso, palavras-chave ditas “cauda curta” costumam envolver muito mais concorrência (e serem muito mais caras) que as “cauda longa”.

Um exemplo, se você possui uma loja de condimentos culinários, a palavra “molho de pimenta” por si só não levará seus clientes até seu site.

Já uma variação mais longa, como “molho de pimenta chipotle para churrasco” é muito mais específico, logo, será buscado muito menos vezes, porém, quando o for, é seu site que será encontrado.

Logo, é necessário produzir o conteúdo do site com variações de cauda longa para ganhar relevância no Google e conquistar resultados em busca.

4 – O Google penalizou seu site

O Google é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e conta com sofisticado sistema de inteligência artificial que coordena seus resultados de busca.

Mesmo assim, algumas pessoas ainda acham que podem burlar seu sistema. É. Isso acontece.

A verdade é que práticas de Black Hat, como são conhecidas as tentativas de “hackear” o sistema de busca e aparecer entre os primeiros resultados costumam ser penalizadas brutalmente pelo Google. Jogando seu site lá para baixo mesmo.

Mas, afinal, qual a solução? Seu site precisa de uma auditoria!

Como mostramos aqui, são vários os motivos que afastam um site das primeiras posições no ranking do Google.

Para melhorar a performance, não há segredo. A melhor opção é buscar a ajuda de quem sabe.

Aqui na Marke Marketing Digital, temos a expertise para entender seus erros e acertos e fazer sua marca despontar no Google através da consultoria SEO e criação de sites otimizados e responsivos. 

Então, que tal entrar em contato com nossa agência de marketing digital?