Imagem de destaque do post O que é branded content e como aplicar à sua marca Imagem de destaque do post O que é branded content e como aplicar à sua marca

O que é branded content e como aplicar à sua marca

O que é branding e o que é branded content? Um se refere à gestão da marca e o outro ao conteúdo dela. Acesse o blog e saiba mais:

Categorias:

O que é branding? Nosso objetivo nesse artigo é explicar o que é esse conceito e como ele pode ser aplicado a sua marca. Traduzindo do inglês para o português, branded content é o conteúdo de marca, ou seja, todo o conteúdo que tem relação com a sua marca e que foi criado.

No entanto, não estamos falando de qualquer material. O entendimento a respeito sobre o que é branding passa pela entrega de materiais relevantes que sirvam para deixar a marca mais forte e que impacte o público para a qual ele se destina.

Como sabemos, o marketing é uma área dinâmica e o branded content é uma estratégia tão eficiente que chegou a ser premiada em 2017 durante o Festival Cannes Lions, uma das premiações mais famosas da publicidade e área criativa mundial.

Definindo o que é branded content

Podemos definir o que é branded content como uma solução que é flexível e adaptável, porque mescla informação, entretenimento e publicidade e pode ser aplicada em diversos formatos e canais.

Sendo assim, quando o emprego do branded content é feito, ao invés de ser apenas um anúncio que as pessoas costumam ignorar, a empresa começará a associar sua marca a informações relevantes ou itens que agreguem diversão, pois tal iniciativa é vista como mais importante pelo consumidor.

Precisamos deixar claro que não temos uma fórmula mágica para definir o que é branded content. O sucesso na produção deve considerar diversos fatores. O monitoramento e o gerenciamento devem ser executados, porém sem muita demora, pois o mundo virtual é dinâmico e você não pode perder tempo.

É fundamental que o conteúdo produzido desperte interesse e engajamento durante um período longo. No entanto, após soltar o que foi produzido, o indicado é monitorar e ver como ele está se desenvolvendo.

O elemento surpresa também deve ser considerado, pois só assim é que as expectativas das pessoas serão superadas. Pense em produzir um conteúdo que agregue diversão e humor. O diálogo também deve marcar presença.

É claro que nem sempre sua empresa conseguirá uma interação imediata, porém quando ela ocorre, você alcança excelentes resultados, pois as pessoas se identificam e demonstram estar interessadas.

Branded content e marketing de conteúdo: entenda as diferenças entre essas duas ferramentas

Quando falamos em branded content estão dizendo que o foco será o posicionamento e a divulgação da marca e, por esse motivo, o foco das ações deve ter esse direcionamento.

Por outro lado, o marketing de conteúdo é desenvolvido para trabalhar a marca, porém por meio do engajamento da audiência, do uso de novas ideias, do desenvolvimento da autoridade por meio de uma temática, da fidelização dos clientes e da geração de novos leads.

Precisamos ponderar ainda que o branded content é diferente do marketing de conteúdo quando falamos em vendas. No branded content, a influência sobre as vendas ocorre de forma indireta, porque ela ocorre a partir do momento que o público tem o seu sentimento nutrido, ainda que de forma suave.

No marketing de conteúdo as vendas acontecem de forma mais direta devido a presença do funil de vendas.