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O que é growth hacking e como aplicar

Você sabe o que é growth hacking? Entenda no que consiste essa estratégia de crescimento da empresa e como aplicá-la na sua!

10 de outubro de 2022
Categorias:
  • Publicidade na Internet
  • Empreendedorismo
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Redação Marke

Entender o que é growth hacking pode ser o primeiro passo para avançar no mercado e alcançar o crescimento da sua empresa.

Expandir o negócio certamente é um dos objetivos de todo empreendimento, tendo em vista a necessidade de alcançar mais clientes e garantir o sucesso da organização.

Isso pode ser alcançado de forma mais efetiva a partir da utilização de metodologias pautadas na realidade de cada empresa, partindo de dados reais e testes que mostrem o melhor caminho para o negócio.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você entenda o que é growth hacking e como aplicar essa prática à sua empresa. Confira!

O que é growth hacking?

Para entender o que é growth hacking, é importante conhecer também a história do conceito.

O termo foi criado por Sean Ellis, profissional que atuava em grandes empresas, a partir da análise de diversos negócios que apresentavam um crescimento significativo, buscando compreender quais eram os elementos compartilhados por esses empreendimentos.

Dessa maneira, foi possível compreender que tais empresas utilizavam processos estruturados, que permitiam implementar as melhorias necessárias para expandir os negócios.

O growth hacking, portanto, consiste em um planejamento estratégico voltado para o crescimento da empresa, que utiliza experimentos e análise de dados para proporcionar medidas mais efetivas.

Quais os benefícios dessa estratégia?

Agora que você já sabe o que é growth hacking, é mais fácil compreender as vantagens proporcionadas por essa prática.

Ao utilizar experimentos como uma estratégia para identificar as medidas mais efetivas para a empresa, esse método contribui para a aplicação de ações mais específicas para o contexto de cada negócio.

Outro ponto importante é a obtenção e análise de dados reais e concretos, que permitem um estudo mais preciso das ações que beneficiam o crescimento da empresa.

Como aplicar growth hacking?

Por fim, após compreender o que é growth hacking e quais são seus benefícios, é hora de entender como aplicá-lo no seu negócio.

Levantamento de problemas e oportunidades

Inicialmente, é preciso definir o objetivo ao qual se quer chegar com a aplicação da estratégia.

Para isso, é importante fazer um levantamento dos problemas a serem solucionados e das oportunidades que podem ser melhor exploradas pela empresa.

Nesse sentido, pode ser interessante estudar o seu funil de vendas e verificar quais etapas podem passar por melhorias.

Criação de hipóteses do experimento

Em seguida, é preciso começar a elaborar os testes a serem realizados para alcançar os objetivos elencados no levantamento inicial.

Nessa etapa, é importante procurar por melhorias simples, como a solução de possíveis erros na página do negócio ou mesmo conteúdos com poucos acessos.

Além disso, também é possível realizar uma pesquisa e conhecer alguns testes que costumam ser executados para melhorar o problema que você procura solucionar.

Realização do teste

Com essas informações em mãos, é importante registrar quais serão os experimentos executados, quem são as pessoas envolvidas e detalhar cada ação tomada ao longo do processo.

Esses registros serão importantes posteriormente, ao dar continuidade ao experimento ou substituí-lo por outras medidas.

Verificação dos resultados alcançados

A análise dos resultados é o momento de verificar se o experimento trouxe bons resultados.

Essa é uma etapa essencial, pois direciona as próximas ações da empresa, guiando um processo mais eficiente.

Ampliação ou descarte

Caso os resultados não tenham sido o que se esperava com a aplicação do experimento, é possível descartá-lo e substituí-lo ou realizar alterações que possam torná-lo mais eficaz.

Se o resultado for positivo, por outro lado, as ações envolvidas no processo podem ser aplicadas em maior escala na atuação da empresa.

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