O que é leitura dinâmica e como ela influencia o seu conteúdo
A internet mudou a forma e quantidade do que as pessoas leem. E, por isso, a leitura dinâmica é tão importante atualmente. Saiba mais em:
Não é segredo para ninguém que a internet mudou a forma como as pessoas leem. A verdade é que raramente paramos para ler textos inteiros. Afinal de contas, elas somos constantemente bombardeados por informações em diversos formatos. E, por isso, a leitura dinâmica tem tornado-se cada vez recorrente em questão de conteúdo.
Pense: quantas vezes você não se pegou pausando uma leitura para assistir a um vídeo, ouvir um áudio, ler uma mensagem recebida, e acabou perdendo “o fio da meada”?
As pessoas que acessam seu site através do Google querem saber de serviços e produtos de interesse, e isso é uma oportunidade e tanto. Mas não estão dispostas a lerem um texto muito extenso. O mais comum é que seja realizada a famosa leitura dinâmica.
Por isso, é essencial que você saiba se comunicar com leitores que apenas passarão os olhos sobre seu texto. Mas, afinal, como adequar seu conteúdo à leitura dinâmica? É o que veremos hoje!
Você sabe como fazer leitura dinâmica?
Para saber como preparar um bom conteúdo para leitura dinâmica, é preciso saber como ela é realizada.
As duas formas mais comuns são o Skimming (ler superficialmente) e o Scanning (ler rapidamente).
O que é Skimming?
A leitura dinâmica em Skimming consiste em bater o olho. A ideia é extrair o conceito geral de um texto sem perder muito tempo. O leitor em Skimming dá atenção especial ao início de cada parágrafo para saber o que será apresentado nas próximas frases e ao último parágrafo para entender a conclusão.
O que é Scanning?
Já o Scanning é o que chamamos de “ler por cima”. Normalmente é feito em textos sobre assuntos que já dominamos, de onde queremos tirar apenas uma informação específica ou resposta para uma pergunta. Essa prática envolve pular partes do texto que o leitor já domina, procurando por novas informações.
Como fazer com que o leitor receba sua mensagem?
Para prender a atenção de um leitor que realiza a leitura dinâmica, é essencial que você:
- Seja conciso: diga o que tem de ser dito. Não exagere em vírgulas e figuras de linguagem.
- Destaque os assuntos principais: use subtítulos e recursos visuais como negrito e itálico para destacar os tópicos de seu texto.
- Comece cada parágrafo com a informação principal: essencial para capturar a atenção do leitor para o que vem em frente.
- Escreva na forma direta: frases em voz direta são mais claras em leitura dinâmica.
- Seja visual: use uma fonte adequada e os recursos disponíveis para ressaltar tópicos.
- Faça listas: separe informações numerosas sobre um mesmo tópico em formato de listas para leitura mais clara.
Estas são algumas informações sobre leitura dinâmica que farão você prender a atenção de seu leitor, garantindo o sucesso de seu conteúdo.
E então, gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e siga conosco para mais informação de qualidade sobre escrita e conversão.