Imagem de destaque do post O que é skimming e qual sua relação com e-mail marketing? Imagem de destaque do post O que é skimming e qual sua relação com e-mail marketing?

O que é skimming e qual sua relação com e-mail marketing?

Você sabe o que é skimming? Leia o artigo e saiba mais sobre essa técnica, além de entender a relação com o e-mail marketing. Confira!

Categorias:

Você sabe o que é skimming? Trata-se de uma técnica de leitura que consiste em identificar a ideia principal ou o sentido que um texto quer transmitir. 

E qual é a relação dessa técnica com o e-mail marketing? 

Já falamos aqui no blog sobre os motivos para investir em e-mail marketing, agora vamos explicar o que é e como utilizar a técnica skimming para a construção de textos para correio digital. 

Siga a leitura do texto e confira!

O que é skimming e como funciona? 

Primeiramente, vamos explicar bem o que é skimming e como funciona essa técnica.

O skimming é uma alternativa rápida de interpretação de um texto, podendo ser definida como uma forma de leitura dinâmica, cerca de três ou quatro vezes mais veloz do que a leitura convencional.

Essa estratégia de leitura faz com que o leitor atente-se para as tipografias, como números, datas, gráficos, figuras, fotografias, palavras destacadas e tudo o que possa ser uma dica do que se trata a ideia geral do texto, gerando assim uma compreensão rápida do texto.

O skimming é uma técnica importante, pois permite que o leitor determine o que é relevante e interessante para ele na leitura de um texto, otimizando tempo e atentando para as informações mais importantes e objetivas.

Qual a relação do skimming com e-mail marketing?

Agora que você já sabe o que é skimming, é necessário compreender qual a relação dessa técnica com o e-mail marketing.

Para contextualizar, o e-mail marketing consiste em um processo de envio de mensagens que tem fins comerciais. 

Ou seja, a empresa envia e-mails para um grupo de contatos com assuntos que são relacionados aos produtos e serviços oferecidos pela marca, criando um canal de comunicação efetivo e atraente. 

Normalmente, ao receber um e-mail marketing, muitas pessoas dão apenas uma passada rápida pelo arquivo, com a intenção de identificar o assunto principal. É somente após isso que elas decidem se continuarão a leitura ou não.

Por isso, o skimming está diretamente ligado ao e-mail marketing, uma vez que é preciso passar informações precisas e que sejam relevantes para as pessoas.

Saber o que é skimming também pode ajudar bastante durante a criação do conteúdo do e-mail marketing, tornando-o mais dinâmico e atrativo.

notificações do e-mail para simbolizar o que é skimming

Como otimizar o e-mail marketing com o skimming?

Sabendo o que é skimming, é possível constatar que as partes mais importantes relacionadas ao conteúdo do texto precisam ter destaque, para que o leitor encontre facilmente o que está buscando.

Esses destaques podem ser feitos das seguintes formas:

1 – Usar títulos curtos e objetivos

Os títulos têm o poder de chamar o cliente para a realização de alguma ação. Portanto, títulos curtos e atraentes são ótimas formas de convencer e chamar atenção do leitor. 

Além disso, escolha títulos que possam destacar bem a ideia principal do texto, para que o leitor possa ser contextualizado.

2 – Inserir artes gráficas 

Inserir figuras, imagens, gráficos ou desenhos relacionados ao conteúdo que está sendo abordado é uma excelente maneira de transmitir ao leitor a ideia principal do e-mail, além de torná-lo mais interativo e atraente.

3- Iniciar o texto com uma pequena chamada

Fazer um resumo do que será encontrado no decorrer do arquivo também é uma ótima maneira de entregar a ideia principal do texto ao leitor, sem que ele precise conhecer o conteúdo por inteiro, para obter a informação que deseja.

O skimming é uma técnica importante e deve ser utilizada por aqueles que buscam sucesso na criação de campanhas de e-mail marketing, pois ajuda a melhorar a qualidade dos conteúdos. 

4 – Destacar palavras com negrito

Outra ideia interessante para chamar atenção do leitor e destacar as palavras ou informações mais importantes do texto é por meio do negrito.

Com as palavras principais destacadas em negrito, o leitor pode visualizar de forma clara o que é realmente importante no texto e ter mais compreensão do assunto.

Quer saber mais sobre skimming e outras técnicas para atrair mais o público e prospectar novos clientes? Entre em contato com a Marke e conheça nossos serviços!

Somos uma agência de Marketing Digital especialista em Marketing de Conteúdo e contamos com uma equipe qualificada em soluções digitais. Nosso foco é gerar resultados para o seu negócio. 

Entre em contato e saiba mais sobre nosso trabalho!